Atividade foi realizada por meio do projeto de extensão Visitas Monitoradas ao Instituto de Ciências Agrárias – Campus Avançado da UFMG
Uma turma de 32 alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Canacy, de Montes Claros, visitou o campus na manhã desta terça-feira, dia 30. A atividade foi agendada por meio do projeto de extensão Visitas Monitoradas ao Instituto de Ciências Agrárias – Campus Avançado da UFMG. O objetivo, segundo a supervisora da escola Kátia Aparecida Santana, é complementar um projeto que já vem sendo desenvolvido em sala de aula. “Todos os anos, nós trabalhamos dois projetos com as turmas. Neste semestre, estamos trabalhando a atividade ‘Sementes: a mágica da vida’. Para fomentar, trouxemos as crianças para conhecer de perto estes processos aqui na UFMG”, explica.
Os alunos, de 5 anos, conheceram o viveiro de mudas frutíferas e também o laboratório de sementes. Nos espaços, eles conheceram os processos de germinação de sementes em todas as suas etapas. Para a supervisora da escola, um momento muito importante para o aprendizado dos alunos. “Tudo o que está sendo aplicado em sala de aula, eles puderam vivenciar na prática aqui. Os alunos que nos recepcionaram conduziram tudo muito bem. Tinha material lúdico para explicar além das próprias sementes. Tudo foi de grande valia”, avalia.
Sobre o projeto de Visitas Monitoradas
O projeto de extensão Visitas Monitoradas ao Instituto de Ciências Agrárias – Campus Avançado da UFMG tem como objetivo apresentar o ICA à comunidade, contribuindo para uma maior divulgação e conhecimento do mesmo pela sociedade norte-mineira.
“Normalmente, seguimos o objetivo apresentado pela escola. Nós temos monitores que atuam na condução das visitas e em cada setor, há um responsável que vai falar sobre o funcionamento do setor”, explica a coordenadora do projeto, professora Clívia Possobom.
As visitas são realizadas por meio de agendamento. As escolas devem entrar em contato pelo e-mail: visitas.ica.ufmg@gmail.com. solicitando a visita com as possíveis datas e temas que podem abordar.
(Ana Cláudia Mendes/Cedecom UFMG Montes Claros)


