Últimos ajustes foram feitos com base em sugestões de professores da educação básica; provas relativas ao primeiro ano do ensino médio serão realizadas em 14 de dezembro

Estudantes reunidos no gramado central  do campus Montes Claros no primeiro dia do semestre letivo de 2025
Foto: Paula Caldeira I UFMG

A UFMG divulgou a versão final do Documento Norteador (DN) para as provas iniciais do Seriado UFMG, processo seletivo que começa a ser adotado neste ano e vai gerar ingresso de estudantes pela primeira vez em 2028. Essa versão do Documento Norteador incorpora ajustes feitos na versão preliminar do documento com base em sugestões de professores do Ensino Médio (EM) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas públicas e privadas mineiras.

A versão final do DN foi aprovada na última terça-feira, 17 de junho, pela Câmara de Graduação. O documento, que pode ser acessado no site do Seriado UFMG, é destinado às escolas e aos professores da Educação Básica e à equipe de docentes da UFMG que estará encarregada da elaboração das provas da primeira etapa do processo, que serão realizadas em 14 de dezembro. O Seriado UFMG será uma forma adicional de seleção para os cursos de graduação e vai coexistir com o processo que combina o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e com os demais processos seletivos existentes na instituição.

versão preliminar do DN havia sido divulgada em meados de maio. Durante a Mostra Sua UFMG, realizada em 24 de maio, 745 professores de todo o estado de Minas Gerais estiveram reunidos no campus Pampulha em três sessões para a apresentação e apreciação do texto preliminar. Esses docentes receberam um formulário para avaliar o documento, e 270 responderam com sugestões. Entre os comentários, há muitos elogios ao DN e ao processo de escuta dos professores e das escolas, assim como algumas críticas e sugestões pontuais de aprimoramentos.

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida exalta o diálogo com os professores e as escolas de educação básica. “Esse foi sempre o espírito desse processo de construção: aumentar e estreitar o relacionamento da UFMG com o segmento, especialmente em Minas Gerais. A própria opção por adotarmos o ingresso seriado teve o objetivo de garantir a troca com as escolas e professores, além de criar uma nova alternativa de seleção, democrática e inclusiva”, diz a dirigente, que também faz questão de valorizar o percurso de construção coletiva do processo dentro da Universidade.

O Seriado UFMG
O processo seletivo de avaliação seriada é uma modalidade própria de seleção de estudantes para ingresso nos cursos de graduação da UFMG, criada com o objetivo de oferecer mais uma possibilidade de ingresso. A participação em um processo seletivo não impedirá que o estudante participe também do outro processo, ou seja, um estudante poderá tentar seu ingresso tanto pelo Seriado UFMG quanto pelo Enem/Sisu. Assim como ocorre com o Enem/Sisu, o sistema de cotas para ingresso de estudantes da escola pública, pessoas negras, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência e de baixa renda também se aplica ao Seriado UFMG.

No Seriado UFMG, os estudantes serão avaliados em três etapas, cada uma delas relativa a cada ano do Ensino Médio (EM). Podem participar alunos de qualquer ano do Ensino Médio, pois a primeira etapa tem como referência o primeiro ano, mas os estudantes têm flexibilidade para iniciar um ciclo avaliativo independentemente do ano que estejam cursando. O processo também é aberto a egressos do EM e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), independentemente do tempo passado desde a conclusão do curso.

 

Documento Norteador da Etapa 1 do Seriado UFMG
Documento Norteador da Etapa 1 do Seriado UFMGImagem: Reprodução de capa

Diretrizes embasadas
A elaboração das diretrizes para as provas tem como parâmetros a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), a Matriz de Referência do Enem e os Planos de Curso 2025 da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. De acordo com o documento, “tais currículos dialogam entre si, oferecendo referências de competências, habilidades e objetos de conhecimento derivados das disciplinas ou componentes curriculares a serem apropriados por estudantes ao longo da Educação Básica e consolidados na etapa final do Ensino Médio”. Esclarece-se ainda no DN que a participação de professores da Educação Básica no preenchimento do formulário de avaliação de sua versão preliminar possibilitou à Comissão Estrutura das Avaliações propor ajustes nas matrizes de referência das quatro áreas do conhecimento.

“Consideramos que a prevalência de sugestões pontuais demonstra validação por parte dos professores, ou seja, entendemos que as diretrizes estão em acordo com o que é ensinado nas escolas”, afirma o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira. Ele revela que os ajustes consistiram na simplificação de alguns objetos do conhecimento e na redução da quantidade de tópicos dos assuntos previstos para a primeira etapa. “As respostas foram consistentes, muitos professores fizeram as mesmas sugestões sobre pontos específicos, e essa escuta contribuiu para o aprimoramento de outras partes do Documento Norteador que demandavam informações adicionais e para afirmar a participação dos professores das escolas de educação básica no processo”, acrescenta o pró-reitor.

Coerência entre educação e avaliação
O Documento Norteador das provas da primeira etapa contém, entre outros tópicos, o percurso para sua elaboração, os princípios e valores que regem o Seriado UFMG, as abordagens pedagógicas, as características do instrumento avaliativo, as diretrizes para indicação de obras de literatura e arte e as matrizes de referência nas quatro grandes áreas do conhecimento: Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Como se afirma no DN, “um princípio basilar expressado pela comunidade acadêmica da UFMG e referendado por seus órgãos colegiados superiores é a coerência entre a avaliação e o processo educativo, de maneira a preservar a não subordinação deste a uma avaliação alheia à realidade educacional brasileira. Esse princípio é fundamental para não acirrar as desigualdades escolares e desenvolver modos de acesso socialmente justos à universidade pública”.

Além de representar forma adicional de ingresso na Universidade e contribuir para estreitar o relacionamento da Universidade com a educação básica e, em especial, as escolas públicas, o Seriado UFMG tem o objetivo de estimular a reflexão crítica e processual de estudantes do ensino médio sobre a trajetória pessoal, acadêmica e profissional que pretendem seguir.

Democratização do acesso ao ensino superior

Integrante da Comissão Estrutura das Avaliações, na subcomissão de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, a professora Nina Rosas, do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), conta que um primeiro desafio para a formulação das diretrizes nessa área foi a baixa carga horária dedicada, nas escolas, à sociologia e à filosofia. Outra questão é que, segundo ela, ao mesmo tempo que não é o caso de replicar o modelo das provas do Enem, também não faz sentido fazer de forma muito discrepante.

Nina Rosas: um desafio foi a pequena carga horária nas escolas para Sociologia e Filosofia
Nina Rosas: baixa carga horária nas escolas para Sociologia e Filosofia é desafioFoto: acervo pessoal

“E ainda é preciso pensar de forma ampla, para as três etapas. Isso tudo é muito novo para todos aqui na UFMG. Por isso, houve muita discussão sobre o assunto. Temos a consciência de que não se trata de criar algo inédito. Avaliamos minuciosamente os documentos oficiais e nos esforçamos para respeitar a realidade de sala de aula para chegarmos à proposta da matriz de referência”, afirma Nina Rosas. “Nosso objetivo foi aplicar uma lógica mais palatável ao plano de curso. Não importa apenas o que vai cair na prova do Seriado, é essencial pensar em temáticas a ser desenvolvidas em sala de aula”, acrescenta.

A professora da Fafich diz que, com base no feedback dos professores de Ensino Médio e da EJA, foi possível fazer correções pontuais, imprimir mais clareza e linearidade ao texto da matriz de referência e torná-lo mais acessível.

 

Luciana Andrade:
Luciana Andrade: ‘foi muito produtivo ouvir os professores’Foto: acervo pessoal

Mudanças em Biologia
Vinculada à subcomissão de Ciências da Natureza, a professora Luciana Andrade, do Departamento de Morfologia do ICB, revela que o tópico mais comentado da matriz em sua área foi a genética. “Seguimos o currículo mineiro, que é bem extenso, mas muitas escolas cortam da primeira série conteúdos mais específicos de genética e evolução, que são abordados na série seguinte. Então, fizemos os ajustes”, diz.

De acordo com Luciana, a subcomissão já havia preterido algumas partes da matéria, uma vez que a ideia é que a primeira prova não tivesse conteúdo demais. “As sugestões recebidas nos inspiraram a rever as referências, e retiramos genes dominantes e recessivos (responsáveis pelas características de fenótipo e comportamento das espécies), manipulação gênica e biologia celular. Mantivemos, desse campo, apenas divisão celular e cromossomos. E não incluímos o conteúdo de ecologia. Ficaram histologia, composição das células, multiplicação celular e aspectos iniciais da origem da vida e evolução, composição química dos seres vivos, moléculas, seres uni e pluricelulares”, enumera.

Luciana Andrade salienta que as sugestões foram em geral muito bem aceitas pelas subcomissões de cada área. “Os professores conhecem melhor a realidade das escolas. Temos algum contato com as escolas, claro, mas é diferente, a consulta pública ajuda a orientar o trabalho, foi muito produtivo ouvir os professores. E esse processo contribui também para balizar o trabalho a ser feito nos próximos anos”, ela conclui. As inscrições de candidatos para a Etapa 1 deverão começar na segunda quinzena de agosto. O Documento Norteador completo, com orientações para as três etapas do Seriado UFMG, será divulgado ainda em 2025.

 

Átila Amaral: democratização do acesso ao ensino superior
Átila Amaral leciona Língua Portuguesa em escola estadual de BH Foto: acervo pessoal

Consistente com a BNCC
Em seus comentários no formulário distribuído aos professores, Claudia Maria Francklim Silva, da Escola Estadual Dona Canuta Rosa de Oliveira Barbosa, em Ipatinga, escreveu que a matriz de referência do Documento Norteador está em sua grande parte adequada ao que é ensinado na 1ª série do Ensino Médio. Ela recomendou apenas a supressão de progressão aritmética e progressão geométrica. Na 1ª série, os alunos têm noção desses objetos, os conceitos iniciais. O assunto só é sistematizado na 2ª série”, argumenta a professora, atualmente dedicada à gestão escolar.

Docente de Biologia nos segmentos EM e EJA em escolas das redes pública e privada, Kelly Gomes Pires registrou no formulário que é “muito importante construírem essa avaliação com os professores, já que estamos lidando com o ensino dos ‘objetos do conhecimento’ diretamente com os estudantes e temos como verificar e confirmar se os conteúdos têm sido consolidados em tempo, dentro da série.”

O depoimento do professor Átila Geraldo Amaral, da Escola Estadual Alberto Delpino, em Belo Horizonte, se alinha aos objetivos da instituição: “Gostaria de aproveitar a oportunidade para parabenizar as organizadoras e os organizadores do Documento Norteador do Seriado UFMG, que está consistente com as demandas da BNCC. O processo Seriado UFMG contribui para a democratização do acesso ao ensino superior em uma das maiores e melhores instituições públicas de ensino superior do país”, escreveu Átila, que dá aulas de Língua Portuguesa.

Cláudia Francklim teve sua sugestão atendida: progressão aritmética e progressão geométrica foram suprimidas da matriz para a Etapa 1
Cláudia Francklim teve sua sugestão atendida: progressões aritmética e geométrica foram suprimidas da matriz para a Etapa 1Foto: acervo pessoal

(Itamar Rigueira Jr. I Cedecom UFMG)