Acadêmicos dos seis cursos de graduação da Unidade Acadêmica participaram da cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira, dia 13

Bacharéis do curso de Agronomia durante juramento na Colação de Grau. (Foto: Ingrid Stéfany/UFMG)

Hoje, colaram grau no Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), formandos dos cursos de graduação em Administração, Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal e Zootecnia. Na solenidade, referente ao segundo semestre letivo de 2022, os acadêmicos receberam o título de bacharéis.

Mensagem da rReitora Sandra Regina Goulart Almeida foi exibida durante a solenidade. (Foto: Ingrid Stéfany/UFMG)

Todos e Todas UFMG

Na abertura da solenidade, foi exibido um vídeo institucional com uma mensagem da Reitora Sandra Regina Goulart Almeida. Além de falar sobre a importância do momento da colação de grau e do papel da universidade na formação de novos profissionais e cidadãos, a reitora agradeceu aos formandos por participarem da história da instituição. “A todos os formandos e formandas, parabéns e muito obrigada por terem compartilhado conosco a sua vivência. Vocês fazem parte de uma grande história, a história da UFMG, que tem se aprimorado a cada geração de estudantes que aqui ingressam, inovando o nosso compromisso com a educação pública, de qualidade e relevância sempre comprometida com a sociedade e nosso país. Na UFMG, não existem ex-alunos ou ex-alunas. Afinal, somos todos e todas sempre UFMG”, afirmou.
Em seu discurso, o Diretor do Instituto de Ciências Agrárias, o professor Hélder dos Anjos Augusto, reforçou a relevância e contribuição da UFMG para o Brasil. “Atualmente, a comunidade da UFMG reúne 72 mil pessoas entre estudantes, professores e técnicos-administrativos ao longo dos municípios de Belo Horizonte, Montes Claros, Diamantina e Tiradentes. Neste universo, são ofertados 91 cursos de graduação, 159 cursos de pós-graduação entre mestrado, doutorado e especialização”, destacou.

Presença feminina no ensino superior

O Diretor do ICA, professor Hélder dos Anjos Augusto, durante discurso. (Foto: Ingrid Stéfany/UFMG)

O Diretor do ICA falou ainda sobre a presença feminina no ensino superior. “Do total de bacharéis testemunhados aqui hoje, 52% são compostos por profissionais do sexo feminino. Mulheres são maioria nas universidades brasileiras. As mulheres brasileiras têm 34% mais probabilidade de se formar no ensino superior do que seus pares do sexo masculino. Os dados são de uma pesquisa que foi desenvolvida pela OCDE – Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico”.
Lindineia Matias faz parte destes números e celebrou a colação de grau com ainda mais emoção. A filha Ester, de um ano e oito meses, esteve ao lado dela durante a cerimônia. “Ela nasceu no meio disso tudo, desse percurso. Ela assistiu várias aulas comigo, ela vivenciou isso comigo, mesmo que tão pequena. Eu estou feliz por finalmente concluir o curso, por ter um diploma de curso superior da UFMG, uma das melhores universidades do Brasil e reconhecida também internacionalmente”, afirma a mais nova Engenheira Agrícola e Ambiental.

Lindineia Matias e a filha Ester durante a colação de grau. Bacharel em Engenharia Agrícola e Ambiental se emocionou durante a solenidade. (Fotos: Ingrid Stéfany/UFMG)

A bacharel em Agronomia, Estelle Dimon, natural de Benin na África, também se emocionou durante a solenidade e destacou a importância do acolhimento que teve no campus da UFMG em Montes Claros para cursar a graduação. “A comunidade da UFMG ajudou bastante desde o início até hoje. Sair de longe e vir para cá foi uma coisa incrível, eu aprendi muito. Eu cheguei aqui, não falava português. Eu aprendi o idioma, agora estou conseguindo falar porque todo mundo ajudou. Muito obrigada a todos”, agradece a formanda que irá iniciar, em breve, um mestrado na Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Estelle Dimon, natural de Benin na África, agradeceu o acolhimento recebido na UFMG. (Foto: Ingrid Stéfany/UFMG)

A bacharela em Engenharia Florestal, Ana Flávia Rocha Santos, representou todos os formandos. Em seu discurso, ela comentou sobre os desafios enfrentados por todos durante a graduação, agradeceu a toda a comunidade acadêmica que contribuiu para a formação de cada um. “É uma honra e privilégio se formar em uma instituição de renome como a Universidade Federal de Minas Gerais, com ensino público, gratuito e de qualidade. Sobretudo, com as lutas diárias que cada um teve que passar nos últimos anos. Lutas individuais e lutas coletivas em meio a inúmeras tentativas de desmonte da universidade pública. Estamos nos formando. E isso é grande vitória”.

A bacharela em Engenharia Florestal, Ana Flávia Rocha Santos, falou sobre os desafios e conquistas dos formandos durante a graduação. (Foto: Ingrid Stéfany/UFMG)

Requerimento de Diploma
Após a participação na colação de grau e assinatura da ata, os alunos em situação regular com a biblioteca poderão solicitar o diploma à Seção de Registro Escolar, conforme orientações enviadas por e-mail pelo setor.

(Ana Cláudia Mendes/UFMG)