Programação inclui apresentações de trabalhos de Iniciação Científica, Encontro de Extensão e minicursos marcaram a abertura do evento

Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG
Teve início na manhã desta segunda-feira, 29, a Semana do Conhecimento no campus Montes Claros. Hoje e amanhã, serão realizados a XXXIV Semana de Iniciação Científica, o XV Seminário de Iniciação Científica Júnior e o 28º Encontro de Extensão. As apresentações ocorrem no Centro de Atividades Administrativas e Didáticas (CAAD). Ao contrário das edições anteriores, em que as atividades eram divididas em duas datas, este ano toda a programação será realizada nesta semana. A coordenadora da Semana do Conhecimento da Unidade Acadêmica, professora Maria Fernanda Lousada, explicou o motivo da mudança. “A gente optou por fazer a Semana do Conhecimento numa semana só para que a gente tivesse essa semana toda integrativa, para que todo mundo já criasse esse sentimento de vir para cá assistir primeiro os trabalhos de pesquisa, de extensão que são desenvolvidos na UFMG em Montes Claros e depois pudesse desfrutar dos minicursos, que são uma ótima forma para a gente ter conhecimento que, às vezes, não se tem dentro de sala de aula. Além de também poder levar para a comunidade externa o conhecimento que temos aqui dentro. Já que a nossa Semana do Conhecimento também é pensada para a comunidade externa, não apenas para a comunidade interna”.
XXXIV Semana de Iniciação Científica e XV Seminário de Iniciação Científica Júnior
Para as atividades de Iniciação Científica foram inscritos ao todo, 114 trabalhos. “São trabalhos de Iniciação Científica modalidade Júnior, ensino médio. Esse ano a gente tem 25 trabalhos nessa modalidade. São alunos que desenvolveram aqui na instituição pesquisas e que estão matriculados ainda no ensino médio. Estão, principalmente em escolas públicas e o Instituto Federal. Temos também trabalhos relacionados à iniciação científica tecnológica. Esse ano tivemos sete trabalhos nessa modalidade. Esses trabalhos de pesquisa visam inovação e desenvolvimento científico no sentido de produtos para obtenção de patentes e know-how. E os trabalhos mais volumosos, a quantidade maior, são aqueles de iniciação científica que eu vou chamar de tradicional, que são de pesquisa científica propriamente dita. Nesse ano, na hora de 82 trabalhos”, relata o coordenador do Núcleo de Assessoramento à Pesquisa do campus, professor Ivan Pires de Oliveira.

Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG
Estudantes do ensino médio técnico do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) foram maioria entre os trabalhos de Iniciação Científica Júnior. Muitos são bolsistas de projetos da UFMG. “Essa parceria entre a UFMG e o Instituto Federal, eu acho bastante viável. Porque a UFMG é beneficiada com alunos de nível técnico, a grande maioria de Química, que já chegam com um preparo. E o Instituto também é beneficiado porque é algo a mais para os alunos, é uma forma dos alunos estarem aplicando aquilo que eles estão aprendendo nos laboratórios e na sala de aula”, analisa o técnico de laboratório do IFNMG, Robson Vasconcelos.
As apresentações são realizadas nos turnos matutino, vespertino e noturno.
28º Encontro de Extensão

Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG
As atividades de extensão estão sendo apresentadas nas salas 26, 27 e 28 do CAAD. “A gente aumentou os nossos números. Esse ano, a gente conta também com alunos da pós-graduação apresentando trabalhos de extensão. São 58 trabalhos na graduação e sete da pós-graduação, totalizando 65 trabalhos”, detalhou a coordenadora do Centro de Extensão, a professora Maria Fernanda Lousada.

Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG
Relevância Acadêmica
Alguns dos trabalhos apresentados na etapa local da Semana do Conhecimento serão agraciados com a Relevância Acadêmica e vão participar da Semana do Conhecimento em Belo Horizonte, no campus Pampulha, de 15 a 17 de outubro. Serão premiados sete trabalhos de extensão e 16 de iniciação científica.
Minicursos
Nos dias 1 e 2 de outubro, serão realizados minicursos abertos a toda a comunidade. Ao todo, serão realizados 13 minicursos, alguns deles já estão com vagas esgotadas. Para participar é preciso fazer inscrição no sistema de Gestão de Eventos da UFMG.
(Ana Cláudia Mendes I UFMG)