Durante apresentação, diretor Hélder Augusto destacou os desafios enfrentados este ano e projeções para 2026

Docentes e servidores técnico-administrativos contribuíram com sugestões
Foto: Victória Ruas I UFMG

Na manhã desta sexta-feira, 12, docentes e servidores técnico-administrativos do campus Montes Claros se reuniram no Conecta ICA/UFMG: Encontro de Integração e Planejamento 2026. Na abertura do evento, o diretor do campus, professor Hélder dos Anjos Augusto, destacou a importância do empenho de todos os servidores para o bom andamento das atividades propostas para o corrente ano. “Eu considero 2025, um ano relativamente mais difícil para muitos gestores. E quando a gente fala difícil, não é só do ponto de vista econômico, mas temos outras dimensões que nos facultam a submeter a análise e avaliação do percurso acadêmico e também o percurso gerencial. Então, eu queria agradecer de corpo e alma a cada servidor do grupo, professores e técnicos administrativos que se empenharam nesse percurso de 2025”.

O diretor ressaltou os cortes orçamentários e os impactos que tiveram sobre o planejamento para o campus em 2025. “Quando a gente fala que foi um ano difícil, a gente, enquanto um gestor, tem que ter um princípio básico de como a gente deve gerenciar esses recursos escassos. Para tomar decisão em cima dos recursos escassos, para que a gente possa atingir os nossos objetivos, esse é o conceito da administração. Tivemos perdas na parte de nossa força de trabalho, quer dos docentes, quer dos técnicos. Esse é um problema sempre que nós estamos brigando com a providência de recursos humanos”.

Diretor do campus Montes Claros, professor Hélder dos Anjos Augusto, durante apresentação do Conecta ICA
Foto: Victória Ruas I UFMG

Entre os pontos positivos, Hélder Augusto destacou a realização do Processo Seletivo Seriado da UFMG, que tem sua primeira edição este ano e contou com 45mil inscrições, sendo 3,274 somente para Montes Claros. O que destaca a relevância do campus dentro do contexto da Universidade.  O diretor também destacou a importância das parcerias externas como emendas parlamentares para obtenção de melhorias e recursos para a Unidade Acadêmica. “Graças a algumas emendas parlamentares eu acho que a gente consegue se manter. Tecnicamente, nós vamos perceber que com algum esforço de cada um de nós. Esse ano, muitos professores conseguiram captar recursos em projetos de pesquisa, projetos de extensão. Tem projetos na ordem de 4 bilhões de reais, 3 bilhões de reais. Isso é um balanço positivo que nós temos que enaltecer hoje em dia. E um dos condicionantes que nós estamos pondo, enquanto diretores da unidade, é que cada professor que capta esse recurso tem que dar uma bolsa para técnicos-administrativos da Unidade, os laboratórios e das áreas de atuação específicas”.

Apresentação de setores e panorama 2026

Após a bertura, foram apresentados aos presentes dados de setores do campus Montes Claros.

A diretoria, Setor Financeiro e Coordenadoria de Planejamento e Infraestrutura, falaram sobre:
– Compras realizadas;
– Melhorias estruturais (obras, equipamentos, doações, projetos etc.);
– Execução orçamentária e perspectivas de otimização dos recursos;
– Desafios para 2026.

Em seguida, foi apresentado o Panorama Audiovisual: Avanços 2025 e Desafios 2026. Uma apresentação Apresentação audiovisual com retrospectiva das principais ações, conquistas, parcerias e eventos realizados pelo campus Montes Claros. Logo após, foi aberto um espaço para dúvidas, sugestões e contribuições para o ano seguinte. Um canal aberto à participação dos servidores para contribuições, perguntas e sugestões relacionadas à transparência, ao planejamento e à eficiência institucional. Um momento conduzido pela diretoria e pelo setor de Inovação.

Apresentação dos servidores que ingressaram no campus Montes Claros em 2025
Foto: Victória Ruas I UFMG

A Coordenadoria de Recursos Humanos realizou o a apresentação e acolhimento dos novos servidores com uma breve apresentação dos ingressantes em 2025, suas funções e setores de atuação, promovendo integração e reconhecimento.

Com o objetivo de fortalecer as relações interpessoais e do clima organizacional foi feito o sorteio de brindes simbólicos em reconhecimento ao empenho coletivo.

(Ana Cláudia Mendes I Cedecom UFMG Montes Claros)