Cursos ficaram entre os cinco primeiros em classificação nacional

Foto: Lucas Braga I UFMG
Os cursos de Administração e Agronomia do campus Montes Claros se destacaram no Ranking Universitário Folha 2025, ficando entre os cinco primeiros na classificação nacional. O Ranking Universitário Folha (RUF) de 2025 é feito avaliando 204 universidades brasileiras e 40 carreiras com base em cinco indicadores: pesquisa, ensino, mercado, inovação e internacionalização. A metodologia combina dados nacionais (MEC, Censo, Enade, Inpi, etc.), dados internacionais (bases científicas e patentes) e pesquisas de opinião do Datafolha para compor a nota de cada instituição.
Entre os cinco primeiros

Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG
O curso de Administração ficou em segundo lugar no ranking nacional, ocupando o primeiro lugar em Minas Gerais e entre as universidades federais. “Essa coquista é uma evidência que o curso de Administração da UFMG está atento às transformações rápidas que caracterizam a sociedade contemporânea. Em um cenário marcado pelo avanço da inteligência artificial, torna-se indispensável revisar práticas tradicionais, reconstruir abordagens e adotar métodos mais criativos, éticos e formativos.
Precisamos ressignificar a Universidade”, afirma o coordenador do curso de Administração, professor Maximiliano Soares Pinto.
O coordenador do curso destaca ainda que a avaliação do curso se mostrou um impulso a mais para os docentes. “Este reconhecimento não representa apenas um ponto de chegada, mas um estímulo para seguirmos avançando com responsabilidade, rigor acadêmico e abertura ao novo, formando profissionais preparados para enfrentar contextos complexos e contribuir de maneira significativa para a sociedade”.

Foto: Paula Caldeira I UFMG
O curso de Agronomia ficou em quinto lugar no ranking nacional e em terceiro lugar em Minas Gerais e entre as universidades federais. “Esse reconhecimento nacional evidencia que o curso de Agronomia da UFMG se beneficia de uma estrutura institucional sólida, corpo docente qualificado e bom desempenho em critérios como ensino, pesquisa, mercado e inovação, elementos valorizados no RUF, refletindo no compromisso contínuo com a excelência acadêmica”, ressalta a coordenadora do curso de Agronomia, professora Claudineia Nunes.
A coordenadora também vê a classificação como um incentivo para os professores envolvidos no curso. “O resultado reforça a solidez do curso de Agronomia e nos motiva a seguir avançando, com responsabilidade e entusiasmo, rumo aos próximos desafios”.
(Ana Cláudia Mendes I Cedecom UFMG Montes Claros)