Evento reuniu agricultores e representantes do poder público no campus Montes Claros

Nesta quarta-feira, 5 de novembro, foi realizada no campus Montes Claros, a 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. O evento faz parte da etapa municipal da terceira Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS) promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF), ligado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. A conferência tem como objetivo avaliar e propor políticas para a agricultura familiar no município de Montes Claros. “Este é um momento de diálogo e construção coletiva, voltado ao fortalecimento da agricultura familiar e ao desenvolvimento sustentável do nosso município”, destaca a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Fernanda Letícia Oliveira Leite.
A terceira CNDRSS está organizada em etapas preparatórias, sendo elas: territoriais, municipais, intermunicipais, estaduais e também distrital, setoriais, temáticas, conferências livres e também a etapa digital, que acontecerão até dezembro deste ano. A etapa nacional, prevista para março do ano que vem, tem uma estimativa de aproximadamente 2 mil participantes. “Daqui deste encontro vão ser selecionados seis representantes para a etapa estadual da iniciativa, que será realizada em Belo Horizonte. E de lá, sairão os representantes de Minas Gerais na etapa nacional, que ocorrerá em Brasília Distrito Federal”, explica o professor da UFMG, Frederico Mineiro, membro da comissão organizadora do evento.

Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG
Compuseram a mesa de honra do evento, os vereadores Iara Pimentel, Daniel Dias, Marcos Nem e Rena de Nova Esperança; o secretário municipal de Agricultura, Osmani Barbosa; o secretário municipal de Desenvolvimento Social, André Kévny; representando o gerente regional da Emater, Beatriz Cristina Batista; o coordenador do IMA, Guilherme Vieira, vice-diretor do campus Montes Claros, o professor Alcidei Místico Azevedo; a diretora do Sindicato dos Produtores Rurais, Júlia Xavier; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Marina de Cássia e a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Fernanda Letícia.
Após a abertura da conferência, os participantes foram divididos em cinco grupos temáticos:
- Papel da agricultura familiar frente às mudanças climáticas;
- Transformação agroecológica dos sistemas alimetares e fortalecimento da agricultura familiar;
- Reforma Agrária e promoção do direito à terra, à agua e ao território;
- Cidadania e bem viver;
- Estado, participação popular e governança das políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável.

Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG
De acordo com a organização, mais de 170 pessoas participaram do evento. Após discutirem os temas propostos, os grupos fizeram uma apresentação. Em seguida, foi realizada a votação das propostas e eleição dos representantes para a fase estadual. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Montes Claros, Marina de Cássia, destacou a importância do encontro para os agricultores familiares e as expectativas em relação às demandas apresentadas. “Aqui, tem as autoridades que vão ouvir as nossas necessidades e vão ajudar a resolver parte dos nossos problemas hoje. Então, esse encontro de muita importância para a gente”.
(Ana Cláudia Mendes I Cedecom UFMG Montes Claros)