Fundação Universitária Mendes Pimentel completa 95 anos nesta quarta-feira, 28 de agosto

Foto: Fump
Nesta quarta-feira, 28 de agosto, servidores e colaboradores da Fump, juntamente com a diretoria do campus Montes Claros, se reuniram no restaurante universitário para celebrar os 95 anos da assistência estudantil da UFMG. A presidente da fundação universitária, professora Teresa Kurimoto, participou da celebração remotamente. Além de alimentação, a Fump oferece auxílio de moradia e bolsas de permanência estudantil a alunos classificados socioeconomicamente. O diretor do campus Montes Claros, professor Hélder dos Anjos Augusto destacou a importância da Fump e parabenizou todos os envolvidos no trabalho de assistência estudantil. Confira, abaixo, o pronunciamento do diretor pelos 95 anos da Fump.

Foto: Lucas BragaIUFMG
“Como é do conhecimento de todos, fundada em 1927, a Universidade Federal de Minas Gerais completa no dia 07 de setembro deste ano 97 anos de existência.
Em 1929, foi criada a Associação Universitária Mineira (AUM), primeira estrutura de assistência estudantil da Universidade, pelo primeiro Reitor da então Universidade de Minas Gerais, Professor Francisco Mendes Pimentel.
Em 1936, o Prof. José Baeta Viana, outro entusiasta do projeto de assistência estudantil cria a Assistência Universitária Mendes Pimentel (AUMP) em homenagem ao primeiro reitor.
Em 1965, a Universidade de Minas Gerais passa a adotar o nome de UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS.
Após ampla reestruturação, comandada pelo Prof. Aluísio Pimenta, a Assistência Universitária Mendes Pimentel passa a atender todos os estudantes da Universidade por meio de assistência social, oportunidades de estágio ou trabalho; serviços médicos, hospitalares e dentários; amparo financeiro para aquisição de livros e de material didático; assistência jurídica e alimentação sadia a custo acessível. Em 1966, a AUMP começa também a administrar os Restaurantes Universitários criados nas escolas.
Em 1973, com a garantia de orçamento próprio para a assistência estudantil, a Assistência Universitária passa a se chamar FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA MENDES PIMENTEL, o que lhe confere maior autonomia, viabilizando a isenção de impostos e o estabelecimento de convênios. Fato de importância fundamental para consolidar a política de assistência na UFMG.
Portanto, há 95 anos, contamos com o apoio de assistência estudantil da FUMP aos estudantes da UFMG que consideramos, seja de fundamental importância para a manutenção e permanência desses estudantes nesta Universidade.
Cabe a nós, da Diretoria deste Instituto de Ciências Agrárias -UFMG Campus Regional de Montes Claros, apresentar os mais sinceros parabéns e agradecimentos à Presidência da FUMP, na pessoa da Professora Teresa Cristina da Silva Kurimoto, em nome da qual estendemos os cumprimentos à sua Diretoria, pelos serviços prestados por todos esses anos e que o seu caminho se perdure ao lado desta Universidade.
À Gerência da FUMP em Montes Claros, na pessoa da Sra. Andréa Silva e Santos e a todos os seus colaboradores, que fazem com que os dias dos nossos estudantes se tornem mais amenos e agradáveis, oferecendo um tratamento igualitário e de inclusão social”.