Evento reuniu cerca de 700 pessoas em atividades para todas as idades no ICA

Lazer, esporte, cultura, conhecimento. Quem veio ao 4º Domingo no Campus da UFMG em Montes Claros encontrou tudo isso. Nas 28 atividades distribuídas pelos gramados do Instituto de Ciências Agrárias, crianças, adultos e idosos encontraram diversão e informação em diversas áreas. A estimativa da organização do evento é de que cerca de 700 pessoas tenham passado pela Unidade Acadêmica durante o evento. “Tivemos um domingo incrível. Foi tudo super tranquilo. Nossa expectativa de público estava alta e nós superamos”, afirma a presidente da Comissão Organizadora do Evento, Maria Fernanda Lousada.
Programação Diversificada
A inclusão e a acessibilidade foram tema de uma das atividades realizadas. O Programa de Inclusão Convívio e Acolhimento do Instituto de Ciências Agrárias (PRO-ICA) proporcionou aos visitantes um pouco das experiências e desafios de pessoas com deficiência visual e cadeirantes, além de apresentarem a língua brasileira de sinais – Libras – a quem passou pelo local. A autônoma Vanessa Campos fez um passeio de olhos vendados pelo campus. Ela destacou a importância deste tipo de iniciativa. “Hoje, eu senti a coragem que as pessoas com deficiência visual têm. Tudo o que eles passam, os obstáculos, o equilíbrio que é preciso. Não imaginava que era tão difícil assim. Foi impactante, e é importante para a gente refletir”.

O Núcleo de Empreendedorismo Universitário (NEU) realizou a oficina de “Construção da imagem pessoal e artes para as mídias sociais”. Os participantes conheceram habilidades e conhecimentos básicos para exploração da imagem e uso de mídias sociais com ferramentas de marketing digital. A estudante do 7º período de Agronomia, Maria Laura Correia, aproveitou a oportunidade para aprimorar o conhecimento sobre o marketing digital. “Eu gostei bastante e aprendi muito aqui. Acho muito importante um evento como o Domingo no Campus para que mais pessoas conheçam o campus da UFMG em Montes Claros”, conta.
A Apubh, Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, trouxe duas atividades: Tenda da Saúde e Tenda Jurídica. A prefeitura de Montes Claros, trouxe informações sobre a leishmaniose por meio do Centro de Controle de Zoonoses.
Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer o ICA sobre duas rodas. Ciclistas se percorreram a Unidade Acadêmica de bicicleta nos passeios da atividade “Conhecendo o Campus Pedalando”.

Foram realizadas também oficina de balões para a criançada, pintura facial. A Yogaterapia reuniu um grupo no gramado central para momentos de relaxamento e contemplação. E ainda teve muita música com Teddy Farias, grupo de choro Geraldo Paulista e Gigio e Rose.

Além das atividades, alguns aproveitaram para descansar com a família. Foi o caso do servidor público estadual Alfredo de Oliveira, que veio com a esposa e a filha de um ano de dez meses. “Aos finais de semana, normalmente, vamos a parques para ela ter contato com o verde. Ficamos sabendo do Domingo no Campus e decidimos mudar de ambiente. Gostamos muito de tudo, a nossa filha mais ainda. Ela está se divertindo bastante”.

A presidente da Comissão Organizadora do evento agradeceu a todos. “Um agradecimento especial a todos que diretamente ou indiretamente fizeram um esforço para termos esse dia diferente em Montes Claros e na Universidade Federal de Minas Gerais. Muito obrigada pela presença de todo mundo que veio conhecer o nosso espaço e participar das nossas atividades”, destaca a professora Maria Fernanda Lousada.
(Ana Cláudia Mendes/ Cedecom UFMG Montes Claros)