Consulta on-line será realizada das 9h às 21h, com possibilidade de participação por celular ou computador; resultado deve sair ainda nesta terça

Foto: Foca Lisboa | UFMG
A consulta para a escolha do Reitorado que vai comandar a UFMG no ciclo 2026-2030 ocorre no decorrer desta terça-feira, 21 de outubro, das 9h às 21h. A chapa UFMG Acolhedora, formada pelos professores Alessandro Fernandes Moreira, candidato a reitor, e Alamanda Kfoury Pereira, candidata a vice-reitora, é a única inscrita no processo. A apuração dos votos começará logo após o término da consulta e deverá ser concluída ainda na noite de terça-feira.
Estão aptos a votar servidores do quadro de pessoal permanente da UFMG em efetivo exercício (docentes e técnico-administrativos em educação) e os estudantes maiores de 16 anos de todos os níveis que estavam efetivamente matriculados no último dia 9, data da consolidação da lista de votantes.
Ao todo, 50.637 pessoas estão aptas a votar na consulta: 3.092 servidores docentes, 3.934 servidores técnico-administrativos em educação e 43.611 discentes, aí inclusos discentes da residência médica e das unidades da Escola de Ensino Básico e Profissional (Ebap).
Neste tutorial consta um passo a passo de como votar. O tutorial também está disponível em vídeo produzido pela TV UFMG
Como votar
A consulta para reitor(a) e vice-reitor(a) será realizada exclusivamente por meio do Sistema de Consultas da UFMG, que possibilita o voto a distância pelo computador ou pelo celular. O ambiente virtual de voto pode ser acessado por meio do link “Consultas eleitorais”, disponível no portal MinhaUFMG. Caso prefira, o votante também pode seguir por este link, que dá acesso direto à página de votação.
Após o fim da votação, o resultado será encaminhado ao Colégio Eleitoral, instância (formada pelos integrantes do Conselho Universitário, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Conselho de Curadores) responsável por elaborar a lista tríplice, com o nome do professor escolhido pela comunidade e outras duas opções. A reunião para a definição da lista tríplice está marcada para 3 de novembro.
Conforme rege a legislação referente ao processo de escolha dos reitores das universidades federais brasileiras, a lista tríplice é, em seguida, apresentada para a Presidência da República, instância responsável por realizar a escolha final do novo(a) reitor(a). Já o(a) vice-reitor(a) é escolhido(a) pelo(a) reitor(a), após sua nomeação. Outras informações sobre a consulta estão disponíveis no site do processo.