Turma de 40 estudantes veio da comunidade de Santa Bárbara

Foto: Ingrid Stéfany I UFMG
A quarta-feira começou de um jeito diferente para alunos do sexto e oitavo anos do ensino fundamental da Escola Municipal Manoel Pereira do Nascimento, da comunidade rural de Santa Bábara, a 10 quilômetros de Montes Claros. Os 40 estudantes fizeram uma visita monitorada ao Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG.
N atividade, que faz parte do projeto de extensão “Visitas Monitoradas ao Instituto de Ciências Agrárias – Campus Avançado da UFMG”, foram realizadas visitas a setores ligados à temática da sustentabilidade. A pedido da direção da escola, o assistente social da instituição, Waldeir Sales, fez a solicitação da visita junto ao ICA. “Este ano, nós escolhemos trabalhar junto aos alunos a sustentabilidade, na parte de energias renováveis, resíduos sólidos, plantio de árvores e hortas. Então, nada melhor que conhecer uma universidade que estuda esta área. A ideia é de que o aprendizado dos alunos na escola seja complementado com o que eles virem aqui. E isso, eles levam para casa para compartilhar com a família”, explica Sales.

Foto: Ingrid Stéfany I UFMG
No laboratório de Energia e Controle da Poluição na Agricultura, o grupo aprendeu sobre compostagem. Em seguida, os estudantes visitaram uma área verde onde foi abordado o trabalho do Engenheiro Florestal em relação manejo de plantas nativas da região. O grupo também conheceu diferentes tipos de solos e rochas no laboratório de Solos e possibilidades de produção de carvão sustentável, como o biocarvão, além do biodigestor.

Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG
Atentos a todas as explicações, os alunos já saíram da visita com planos para aplicarem em casa. “O que mais me chamou a atenção foi o uso do biocarvão para o desenvolvimento das plantas. Na minha casa temos uma plantação e nós utilizamos mais adubo. Agora, posso estudar outra possibilidade”, conta Sinval Júnior, estudante do oitavo ano do ensino fundamental.
E teve também aluno fazendo planos de estudar no ICA. “Gostei muito da Engenharia Florestal, eu convivo muito com a natureza. Quem sabe quando eu terminar o ensino médio eu venha estudar aqui”, afirma Marcelo Fernandes também do oitavo ano.
Sobre o projeto de visitas monitoradas

Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG
O projeto de extensão Visitas Monitoradas ao Instituto de Ciências Agrárias – Campus Avançado da UFMG tem como objetivo apresentar o ICA à comunidade, contribuindo para uma maior divulgação e conhecimento do mesmo pela sociedade norte-mineira.
As visitas são organizadas de acordo com a demanda apresentada pela instituição. As escolas interessadas em visitar o campus devem entrar em contato pelo telefone (38) 2101-7790 ou pelo e-mail visitas.ica.ufmg@gmail.com .
(Ana Cláudia Mendes I Cedecom UFMG Montes Claros)