Atividade, que será realizada por setores, foi voltada para servidores e alunos que utilizam o Centro de Pesquisas em Ciências Agrárias I

Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG
Foi realizado, na manhã desta quinta-feira (dia 04), um treinamento sobre Biossegurança para professores, servidores técnico-administrativos e estudantes que utilizam o Centro de Pesquisas em Ciências Agrárias I (CPCA I). Cerca de 20 pessoas participaram do treinamento. A atividade faz parte do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) do campus e foi organizada pela equipe de Segurança e Saúde Ocupacional. “Dentro das atribuições do PGR está inclusa a parte de treinamentos. Ano passado, demos um treinamento para toda a comunidade. Esse ano, está sendo um pouco diferente. Começamos com o treinamento de Biossegurança com os técnicos, professores e alunos do CPCA I envolvidos em pesquisas. O CPCA é um bloco muito voltado para pesquisas, tem muitos laboratórios, por isso esse treinamento em Biossegurança”, explicou o técnico em segurança do trabalho, Sandro Morais.
O engenheiro de segurança do trabalho do campus Montes Claros, Aderson Rogério Soares Silva , explicou a importância do treinamento. “A segurança do trabalho como proposta principal prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Isso, a gente adquire por meio de eventos técnicos, do ensino. Então, quando a gente coloca que o treinamento é muito importante para o desenvolvimento da segurança do trabalho, isso quer dizer que estamos investindo na cultura de segurança do trabalho. Ou seja, estes saberes, estes hábitos para que eles se perpetuem. Por isso, é muito importante que todos colaborem”.
O médico Fabiano Gonçalves Cristovão foi o responsável por ministrar uma palestra para os participantes. Ele explicou o conceito de biossegurança, a diferença entre perigos e riscos, a importância do uso de equipamentos de proteção individual e da adoção de hábitos que promovam a segurança no ambiente de trabalho. “A segurança e a saúde do profissional dependem das atitudes deste profissional. Por isso, é importante a colaboração de todos. O objetivo com esse treinamento é constituir o que a gente chama de comportamento seguro ou um hábito seguro”, destacou.
O treinamento será realizado também com grupos de outros blocos do campus em datas a serem definidas.
(Ana Cláudia Mendes I Cedecom UFMG Montes Claros)