Estudantes com previsão de formatura para o primeiro semestre de 2024 devem se inscrever até o dia 2 de agosto

Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG
Estudantes do campus Montes Claros que tenham previsão de conclusão de curso no primeiro semestre de 2024 devem fazer inscrição para participação da colação de grau e requerimento de diploma até o dia 2 de agosto. No ato da inscrição à colação de grau, o aluno já fará a solicitação da 1º via do diploma, não sendo necessário apresentar outro requerimento posteriormente. O procedimento deve ser feito via formulário disponível no Moodle, no período de 29 de julho a 02 de agosto de 2024, acessando o MinhaUFMG (ou acessando aluno>meus colegiados>Instituto de Ciências Agrárias – ICA>plataforma virtual de colegiado>Seção de Registro Escolar). A colação de grau referente ao primeiro semestre será realizada no dia 10 de setembro, às 10h, no auditório do bloco C.
Assim, para se inscrever é preciso preencher o formulário seguindo os passos acima, e enviar para o e-mail desta seção (sensino@ica.ufmg.br) a seguinte documentação, exclusivamente em formato pdf:
*Certidão de nascimento ou casamento;
* CPF (caso o documento esteja ilegível, poderá ser emitido outro através do site da Receita Federal: (Impressão do Comprovante de Inscrição no CPF)
* Documento de identificação que conste o número da cédula de identidade, órgão emissor e estado de nascimento – Carteira de Identidade (preferencialmente) e Passaporte (para aluno estrangeiro);
* Nada consta da biblioteca atualizado (Poderá ser solicitado pelo e-mail bib@ica.ufmg.br).
Solicitamos que seja feita uma conferência da qualidade das cópias dos documentos que serão enviados, pois, obrigatoriamente, deverão ser legíveis e sem cortes. Favor enviar a documentação em arquivo único PDF, obedecendo a ordem acima. Caso não possua scanner, sugerimos o uso do aplicativo Adobe Scan.
Solicitamos, também, que façam uma conferência da qualidade da certidão de nascimento com antecedência, pois é preciso que as informações estejam totalmente legíveis, e se necessário for, solicite uma segunda via no cartório.
O campo “assunto” do e-mail deverá ser preenchido com “Requerimento de 1ª via de diploma 2024/1 – nome do curso”
No corpo do e-mail deverá ser informado o nome completo, número de matrícula e curso.
A confirmação da participação na cerimônia de colação de grau somente se dará após a publicação da lista de alunos habilitados na página da Seção de Registro Escolar, na aba Avisos <https://www.ufmg.br/montesclaros/secao-de-registro-escolar/>. A lista dos prováveis formandos será publicada no dia 06/09/2024.
ATENÇÃO: Somente serão efetivadas as inscrições dos discentes que efetuarem os dois passos: preenchimento do formulário de inscrição à colação de grau e envio da documentação para requerimento do diploma.
– CERTIDÃO DE COLAÇÃO DE GRAU / DIPLOMA
A Certidão de Colação de Grau que será entregue ao formando no ato da colação de grau constará também a informação que o diploma está em andamento. Com esse documento será possível fazer o registro provisório no Conselho da Categoria Profissional e se inscrever em Programas de Pós-Graduação, não sendo mais necessário solicitar a declaração de conclusão de curso.
O prazo para confecção e registro do diploma é de aproximadamente 4 meses. O diploma será expedido e registrado apenas no formato digital.
A Divisão de Registros de Diplomas da Universidade enviará as informações de acesso ao diploma diretamente ao e-mail UFMG do graduado, após finalização do registro.