Cerca de 2 mil estudantes do ensino médio de 19 municípios do Norte de Minas participaram de atividades durante todo o sábado

Cerca de 2 mil alunos participaram da Mostra Sua UFMG no campus Montes Claros.
Foto: Júlia Oliva I UFMG

Salas com jogos interativos, tendas com atividades práticas e palestras sobre a assistência estudantil e os cursos de graduação oferecidos pelo Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG. Com uma programação diversificada a primeira edição da Mostra Sua UFMG em Montes Claros movimentou o campus neste sábado, dia 13.
O evento começou no Centro de Atividades Administrativas e Didáticas (CAAD), onde foram instaladas salas interativas dos seis cursos de graduação oferecidos pelo ICA e também da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), responsável pela assistência estudantil da Universidade. Os estudantes participaram de jogos relacionados às áreas do conhecimento e também tiveram a oportunidade de conversar com acadêmicos da instituição. “É legal a gente escutar de quem está fazendo o curso, quem está aprendendo. A gente se sente mais próximo e vê se se identifica com o curso mesmo”, afirmou Maria Luísa estudante da Escola Estadual Professora Dilma Quadros, de Montes Claros.

Sala interativa do curso de Agronomia
Foto: Júlia Oliva I UFMG

Atividades Práticas

Na tenda do curso de Administração, os visitantes fizeram testes para identificação de áreas em que poderiam atuar
Foto: Júlia Oliva I UFMG

No bloco C, foram realizadas palestras sobre os cursos e assistência estudantil da UFMG. No gramado central, foram montadas tendas com atividades práticas oferecidas por professores e acadêmicos de graduação. O curso de Administração realizou testes para identificação de áreas em que os alunos poderiam atuar. A Engenharia Agrícola apresentou máquinas e atividades em que o profissional da área atua. Na tenda do curso de Agronomia, os visitantes tiveram contato com alguns dos resultados de trabalhos desenvolvidos no campus. Os processos de produção da indústria alimentícia e pesquisas em laboratório foram mostrados pela turma de Engenharia de Alimentos. Nas tendas dos de Engenharia Florestal e Zootecnia os alunos participaram de jogos com temas ligados aos cursos. Além disso, a biblioteca universitária realizou a exposição “Sabença: literatura, música e cultura no Sertão”, com o acervo especial do sertão. A exposição ficará disponível para visita até o dia 19 de abril (sexta-feira).

Uma turma de 40 alunos da Escola Estadual Josias de Matos, distrito de Brasília de Minas, percorreu 120 quilômetros para participar da Mostra. O professor Filipe Antunes Rocha, que acompanhou a turma elogiou o evento. “É uma oportunidade única na vida dos alunos para conhecer esta universidade que é tão importante para nós. Essa chance de conhecer os cursos, as profissões neste momento de decisão para eles é importante. Como são alunos da zona rural, muitos têm interesse na área agrícola”, afirma.
Até mesmo quem já tinha um curso em mente, se mostrou interessado em algumas possibilidades apresentadas. “Eu tenho como primeira opção o curso de Direito. Mas tem essa chance de eu mudar de ideia. É sempre bom conhecer outras profissões, ampliar o conhecimento”, conta Yasmin Cardoso, da Escola Estadual Antônio Soares da Cruz, de Guaraciama a 70 quilômetros de Montes Claros.

Os alunos participaram de jogos relacionados às áreas dos cursos
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

Concretização de um projeto

A reitora Sandra Goulart Almeida deu as boas vindas aos visitantes
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

Em visita à primeira edição da Mostra Sua UFMG no campus Montes Claros, a reitora Sandra Goulart Almeida deu as boas vindas aos visitantes e falou sobre a presença da Universidade Federal de Minas Gerais no Norte de Minas. “Este é um sonho que a gente concretiza hoje. É uma satisfação enorme poder realizar este evento que era a nossa ideia desde 2018. Depois veio a pandemia e tivemos que fazer de forma virtual, ano passado retomamos as atividades presenciais em Belo Horizonte. Este é um campus muito especial para a UFMG. Primeiro, pela localização, a nossa possibilidade de estar no Norte de Minas, uma região muito importante para o estado. Além disso, aqui nós temos os cursos que são mais ligados às Ciências Agrárias que são uma tradição da região e são importantes para o estado também”, explicou.
A reitora destacou ainda que o campus Montes Claros foi o que mais recebeu investimentos da UFMG nos últimos anos. “Quinze anos atrás, tínhamos apenas dois cursos (Agronomia e Zootecnia) e hoje, temos seis cursos. Temos um campus robusto, com uma infraestrutura cada vez melhor e a gente quer investir cada vez mais nesse polo porque a gente acredita muito neste espaço da UFMG no Norte de Minas”.
Ao todo, 2,6 mil estudantes se inscreveram para a Mostra. Entretanto, devido a problemas com a disponibilização de transporte, alguns não compareceram. A estimativa é de que cerca de 2 mil inscritos tenham participado do evento. O pró-reitor de graduação, professor Bruno Otávio Soares Teixeira, avaliou a Mostra e anunciou novidades no ICA para o ano que vem. “Nós recebemos aqui quase dois mil visitantes, com várias atividades dos seis cursos de graduação que são oferecidos e já estamos falando na possibilidade de no próximo ano termos novos cursos, o que reforça a importância da Universidade no Norte de Minas com esta expansão”.
Alunos de escolas de 19 municípios da região participaram da primeira edição da Mostra. Para a pró-reitora adjunta de graduação, professora Maria Flores, esta aproximação da Universidade com instituições de ensino do Norte de Minas é de extrema importância. “Por estarmos na região Norte de Minas Gerais, alcançamos escolas que, com certeza, não conseguiriam ir a Belo Horizonte. E isso faz a diferença porque ao colocar estas pessoas dentro da UFMG em Montes Claros, elas têm acesso não somente ao espaço aberto, mas às instalações e isso cria uma outra expectativa, uma projeção de futuro. Porque o nosso desejo é que estes estudantes sejam os nossos futuros alunos, com este sentimento de pertencimento como o próprio nome da Mostra diz é a Mostra Sua UFMG”, avalia.
Para o vice-diretor e coordenador de Ensino e Pesquisa do campus Montes Claros, Alcinei Azevedo, a Mostra Sua UFMG atingiu o objetivo proposto. “É uma felicidade muito grande abrirmos o nosso campus para alunos do ensino médio conhecerem a nossa instituição. Essa possibilidade de mostrar tudo o que a UFMG tem a oferecer nos enche de alegria. Foram vários meses de reuniões, todos muito empenhados para este momento. Quando nós vemos o público presente, nos sentimos gratos. O evento foi um sucesso”, analisa.
A edição da Mostra Sua UFMG no campus Pampulha será realizada no dia 25 de maio. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de abril. A próxima edição no campus Montes Claros ainda não tem data marcada, mas alguns dos participantes já estão se organizando para o ano que vem. O professor Filipe Antunes Rocha, de Brasília de Minas, quer trazer ainda mais alunos. “A gente tentou trazer mais alunos este ano, mas tivemos problemas com o transporte. Trouxemos 40 alunos desta vez, na próxima pretendemos trazer o dobro”, afirma.

(Ana Cláudia Mendes I Cedecom UFMG Montes Claros)