Foram realizadas três palestras ao longo do dia ligadas à inteligência artificial

Abertura do VI Simeali foi realizada na manhã desta quarta-feira, 13
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

O VI Simpósio de Engenharia de Alimentos (Simeali) teve início nesta quarta-feira (13) no campus da UFMG em Montes Claros. Durante a cerimônia de abertura, a presidente da comissão organizadora e coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos, Cláudia Vieira, falou sobre a escolha do tema para esta edição do evento. “Esse ano ano, nosso tema é daqueles que está em todo lugar: a inteligência artificial. Nós vamos falar desde como tudo começou, lá na base da matemática, vamos tratar de coisas relacionadas às aplicações  da inteligência artificial nas Ciências Agrárias, na indústria, na pesquisa e no nosso dia a dia. Teremos ao longo destes dias professores e pesquisadores que vieram de diferentes lugares do Brasil”.

Presidente da comissão organziadora, professora Cláudia Vieira
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

A subcoordenadora do curso de Engenharia de Alimentos, professora Érika Alves, complementou explicando a necessidade de se debater o tema no âmbito acadêmico. “Este tema está cada vez mais onipresente em nosso dia a dia. É preciso analisar e discutir para garantir que a inteligência artificial, independente do setor de aplicação, atue de forma complementar, como um aditivo que não substitua as habilidades humanas como a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de se reiventar. Mais que um assunto em alta, é uma tecnologia que tem um incrível potencial de impacto positivo ou negativo para qualquer setor”.

O coordenador do curso de Alimentos e Saúde, o professor Igor Viana Brandi, destacou a importância de se falar sobre a inteligência artificial no momento atual. “Eu vejo que o tema do sexto Simeali não poderia ser mais propício, porque estamos agora em uma nova era disruptiva. Acho que todos vamos imergir em uma nova área do conhecimento”. A coordenadora do mestrado em Prpdução Animal, professora Luciana Gerassev, ressaltou como a relevância da troca de conhecimento que acontece durante o evento. “Esse momento é muito importante para a divulgação das pesquisas que têm sido feitas  nas diferentes instituições. Hoje, temos parceria com a Universidade  Federal de Tocantins, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Estadual do Sudoesta da Bahia, Conselho Regional de Química, entre outros. Isso demonstra a capilaridade desse evento e a importância para a gente divulgar e saber o que os nossos pares têm feito”.

Palestras e Mostra Científica

O professor da Universidade Estadual de Montes Claros, Marcos Flávio Silveira Vasconcelos D’Angelo, apontou desafios e oportunidades do uso da inteligência artificial no agro
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

Após a abertura, o professor da Universidade Estadual de Montes Claros, Marcos Flávio Silveira Vasconcelos D’Angelo, ministrou uma palestra com o tema “Inteligência Artificial no Agro – transformando desafios em oportunidades”. O docente apresentou dados históricos do agronegócio, desafios para avançar e possibilidades para o setor no Norte de Minas. “Temos poucos grandes produtores na região. Os médios produtores também enfrentam muitos desafios. Para avançar no campos temos algumas barreiras para superar: conectividade rural limitada, capacitação técnica dos produtores, adaptação das tecnologias a solos semiáridos, custo inicial de implementação e resistência cultural”. D’Angelo apontou ainda alguns caminhos para superar tais obstáculos como modelos de adoção gradual das tecnologias, parcerias estratégicas para inovação e inspirar novas pesquisas aplicadas ao semiárido.

No período da tarde, foram realizadas ainda as palestras “IA: Como as máquinas aprendem? E o que isso nos ensina?”, ministrada pelo professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Fábio Xavier Pennam, e “Inteligência Artificial como Ingrediente da Inovação” ministrada pela Engenheira Química especializada em Gestão de Processos Angela Marchi Krause. A partir das 16h, será realizada a Mostra Científica.

Confira a programação completa do Simeali aqui.
Inscreva-se aqui.

(Ana Cláudia Mendes I Cedecom UFMG Montes Claros)