Solenidade será realizada no dia 18 de fevereiro no auditório do bloco C

Formandos fazem o juramento durante a colação de grau
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

A Seção de Ensino do campus regional Montes Claros divulgou os procedimentos para colação de grau dos formandos do segundo semestre de 2024. O discente com previsão de formatura para esse semestre deverá preencher o formulário disponível no Moodle, no período de 23 a 31 de janeiro de 2025, acessando o MinhaUFMG (ou seguindo o passo a passo: aluno>meus colegiados>Instituto de Ciências Agrárias – ICA>plataforma virtual de colegiado>Seção de Registro Escolar).

Assim, para se inscrever é preciso preencher o formulário seguindo os passos acima, e enviar para o e-mail desta seção (sensino@ica.ufmg.br) a seguinte documentação, exclusivamente em formato pdf:

*Certidão de nascimento ou casamento;
* CPF (caso o documento esteja ilegível, poderá ser emitido outro através do site da Receita Federal: (Impressão do Comprovante de Inscrição no CPF)
* Documento de identificação que conste o número da cédula de identidade, órgão emissor e estado de nascimento – Carteira de Identidade (preferencialmente) e Passaporte (para aluno estrangeiro);
* Nada consta da biblioteca atualizado (Poderá ser solicitado pelo e-mail bib@ica.ufmg.br).

É recomendado fazer a conferência da qualidade das cópias dos documentos que serão enviados, pois, obrigatoriamente, deverão ser legíveis e sem cortes. A documentação deve ser enviada em arquivo único PDF, obedecendo a ordem acima. Caso não possua scanner, sugerimos o uso do aplicativo Adobe Scan.

A certidão de nascimento deve ter as informações totalmente legíveis, e se necessário for, solicite uma segunda via no cartório.

O campo “assunto” do e-mail deverá ser preenchido com “Requerimento de 1ª via de diploma 2024/2 – nome do curso”

No corpo do e-mail deverá ser informado o nome completo, número de matrícula e curso.

A confirmação da participação na cerimônia de colação de grau somente se dará após a publicação da lista de alunos habilitados na página da Seção de Registro Escolar, na aba Avisos . A lista dos prováveis formandos será publicada no dia 14/02/2025.

ATENÇÃO: Somente serão efetivadas as inscrições dos discentes que efetuarem os dois procedimentos: preenchimento do formulário de inscrição à colação de grau e envio da documentação para requerimento do diploma.

– Certidão de Colação de Grau/Diploma

No ato da inscrição à colação de grau, o aluno fará a solicitação da 1º via do diploma, não sendo necessário apresentar outro requerimento posteriormente.
A Certidão de Colação de Grau que será entregue ao formando no ato da colação de grau constará também a informação que o diploma está em andamento. Com esse documento será possível fazer o registro provisório no Conselho da Categoria Profissional e se inscrever em Programas de Pós-Graduação, não sendo mais necessário solicitar a declaração de conclusão de curso.

O prazo para confecção e registro do diploma é de aproximadamente 4 meses. O diploma será expedido e registrado apenas no formato digital.

A Divisão de Registros de Diplomas da Universidade enviará as informações de acesso ao diploma diretamente ao e-mail UFMG do graduado, após finalização do registro.