Flávio Gonçalves Oliveira recebeu a homenagem na noite desta segunda-feira, 1º de setembro na Câmara Municipal

O professor Flávio Gonçalves Oliveira recebeu o título de Cidadão Benemérito de Montes Claros
Foto: Reprodução TV ?Câmara

Na noite desta segunda-feira, 1º de setembro, o professor do campus da UFMG em Montes Claros, Flávio Gonçalves Oliveira, recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadão Benemérito do município. A homenagem foi proposta pela vereadora Maria Helena Lopes (MDB). Em seu discurso, a parlamentar destacou o papel do homenageado como docente. “Eu fico muito emocionada quando vejo seu orgulho em falar que é professor. Porque meu pai, que também tinha uma ligação muito forte com o campo e com a política, o que mais se orgulhava era de ser chamado de professor Hamilton. Hoje, a Câmara Municipal reconhece não apenas o professor e pesquisador, mas também o cidadão íntegro, o amigo leal e o exemplo de dedicação à nossa terra. Quero destacar que a proposição foi minha, mas todos os 23 vereadores aprovaram”, destacou.

Vereadora Maria Helena Lopes, proponente da homenagem
Foto: Reprodução Tv Câmara

O prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarãe ressaltou a dedicação do professor Flávio Oliveira em todas as atividades que se propõe a desempenhar. “Todos falaram muito bem da sua competência, da sua trajetória. Como professor, foi professor da Unimontes, é professor da UFMG, presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Verde Grande, presidente de Fundetec e agora, coroando com a Sociedade Rural. O trabalho do Flávio é diferente, porque ele agrega o conhecimento, a dedicação, o respeito e, sobretudo, o cuidado e o carinho com as coisas que defende”, afirmou.

Prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, destacou a trajetória profissional do professor Flávio Oliveira
Foto: Reprodução Tv Câmara

Após os pronunciamentos, foi exibido um vídeo com homenagens de familiares, outras autoridades , colegas de trabalho e alunos. Entre eles, estava o depoimento da professora da UFMG, Júlia Maria de Andrade que foi professora de Flávio Oliveira e hoje, é colega de trabalho. “Tive a honra de conviver com o professor Flávio Gonçalves Oliveira em diversos momentos de sua vida acadêmica e profissional. Primeiro, como sua professora no Colégio Agrícola. Pude perceber naquele tempo, seu perfil de aluno dedicado, interessado e sempre presente nas atividades escolares. Mais tarde, como colega na UFMG, encontrei nele um professor comprometido, pesquisador da área de Recursos Hídricos e Ambientais sempre atento às técnicas e tecnologias necessárias para o desenvolvimento sustentável, orientando projetos e formando alunos com excelência. Tivemos também a oportunidade de trabalharmos juntos na coordenação do Centro de Extensão da UFMG, período em que o professor Flávio levou conhecimento e capacitação aos produtores rurais contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento regional”, disse.

Professor Flávio Gonçalves Oliveira em seu pronunciamento
Foto: Reprodução TV Câmara

Em seu pronunciamento, o professor Flávio Oliveira agradeceu a todos e a presença dos colegas da UFMG em Montes Claros, como o vice-diretor Alcinei Azevedo e demais docentes da instituição. Ele falou também sobre o papel da Sociedade Rural, da qual é presidente, e a homenagem que recebeu do Legislativo de Montes Claros. “Eu nunca imaginei receber uma homenagem como cidadão da minha cidade. Eu sou uma pessoa aficcionada por Montes Claros. Ao longo de minha trajetória surgiram oportunidades de ir para outros lugares, como Petrolina, onde tem muito mercado, mas meu foco era sempre vir para Montes Claros. E todo esse trabalho culminou na área acadêmica, se tem uma coisa que eu gosto é de dar aula. Mas também esse trabalho voluntário na Sociedade Rural também me dá orgulho, no sentido de pegar aquele conhecimento que a gente aprende ao longo do curso e colocar para funcionar”.

Professor Flávio Oliveira em registro do recebimento do título de Cidadão Benemérito de Montes Claros
Foto: Reprodução TV Câmara

Trajetória Profissional

Flávio Gonçalves Oliveira possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1992), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1995) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atualmente é professor/pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: irrigação, salinidade, irrigação localizada, feijoeiro e banana. Atua também na área de manejo de bacias hidrográficas. É projetista de irrigação e estruturas hidráulicas desde 1995, com experiência em Angola na África e em Israel. Diretor Financeiro da Sociedade Rural de Montes Claros; presidente da FUNDETEC; diretor da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem;  presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande desde 2021, tendo sido de sua câmara técnica consultiva anteriormente; e presidente da Sociedade Rural de Montes Claros desde 2024.

(Ana Cláudia Mendes I Cedecom UFMG Montes Claros)