Estudantes com previsão de formatura para o primeiro semestre de 2025 devem fazer a solicitação
Acadêmicos com previsão de colação de grau para o primeiro semestre de 2025 devem fazer o requerimento de colação de grau e diploma entre 23 de junho e 4 de julho. No ato da inscrição à colação de grau, o aluno fará a solicitação da 1º via do diploma, não sendo necessário apresentar outro requerimento posteriormente.Os estudantes devem preencher o formulário disponível no Moodle acessando o link MinhaUFMG (ou seguindo o passo a passo: aluno>meus colegiados>Instituto de Ciências Agrárias – ICA>plataforma virtual de colegiado>Seção de Registro Escolar). Após preencher o formulário, é necessário enviar para o e-mail da Seção de Ensino os seguintes documentos em formato PDF:
- Certidão de nascimento ou casamento;
- CPF (caso o documento esteja ilegível, poderá ser emitido outro através do site da Receita Federal: (Impressão do Comprovante de Inscrição no CPF)
- Documento de identificação que conste o número da cédula de identidade, órgão emissor e estado de nascimento – Carteira de Identidade (preferencialmente) e Passaporte (para aluno estrangeiro);
- Nada consta da biblioteca atualizado (Poderá ser solicitado pelo e-mail bib@ica.ufmg.br).
Recomenda-se que seja feita uma conferência da qualidade das cópias dos documentos que serão enviados, pois, obrigatoriamente, deverão ser legíveis e sem cortes. A qualidade da certidão de nascimento deve ser conferida com antecedência, pois é preciso que as informações estejam totalmente legíveis, e se necessário for, deve-se solicitar uma segunda via no cartório. A documentação deve ser enviada em um arquivo único no formato PDF seguindo a ordem acima. Caso o estudante não tenha acesso a um scanner, sugere-se o uso do aplicativo Adobe Scan.
O campo “assunto” do e-mail deverá ser preenchido com “Requerimento de 1ª via de diploma 2025/1 – nome do curso” .
No corpo do e-mail deverá ser informado o nome completo, número de matrícula e curso.
A confirmação da participação na cerimônia de colação de grau somente se dará após a publicação da lista de alunos habilitados na página da Seção de Registro Escolar, na aba Avisos . A lista dos prováveis formandos será publicada no dia 18/07/2025.
ATENÇÃO: Somente serão efetivadas as inscrições dos discentes que efetuarem os dois procedimentos: preenchimento do formulário de inscrição à colação de grau e envio da documentação para requerimento do diploma.
Certidão de colação de grau/Diploma
A Certidão de Colação de Grau que será entregue ao formando no ato da colação de grau constará também a informação que o diploma está em andamento. Com esse documento será possível fazer o registro provisório no Conselho da Categoria Profissional e se inscrever em Programas de Pós-Graduação, não sendo mais necessário solicitar a declaração de conclusão de curso.
O prazo para confecção e registro do diploma é de aproximadamente 4 meses. O diploma será expedido e registrado apenas no formato digital.
A Divisão de Registros de Diplomas da Universidade enviará as informações de acesso ao diploma diretamente ao e-mail UFMG do graduado, após finalização do registro.