Documento dá acesso a diversos espaços como o restaurante universitário

A Carteira de Identificação Estudantil (CIE) é o documento oficial para acessar os Restaurantes Universitários (RUs), prédios e o Centro Esportivo Universitário (CEU) da UFMG. A apresentação do crachá, destinado a alunos de todos os níveis de ensino da instituição, também é solicitada na realização de empréstimos de material nas bibliotecas da Universidade e uso dos escaninhos.
A CIE é fundamental para agilizar o atendimento nos cinco restaurantes universitários da UFMG, que atendem os campi de Belo Horizonte – Saúde, Faculdade de Direito e dois na Pampulha – e no campus Montes Claros. Ao apresentar o crachá no caixa do RU, é possível identificar o valor a ser pago pela refeição de forma simplificada. O estudante pode acessar os bandejões informando o CPF ou o número de matrícula e um documento oficial de identidade. Entretanto, a falta da carteirinha acarreta lentidão na fila e no atendimento, visto que as funcionárias dos caixas precisam digitar toda a numeração.
Primeira via para calouros
A Pró-reitoria de Administração (PRA) emite a carteira de identificação estudantil para calouros e veteranos da UFMG. Em Montes Claros, estudantes devem enviar e-mail para cracha@pra.ufmg.br com o assunto (título) “[seu nome completo] – 1ª via carteirinha – Campus Montes Claros” e todos os seguintes dados:
- Nome completo
- Número do CPF
- Número de registro UFMG
- Nome do curso
- Foto 3×4 em formato jpg ou png (sem acessórios que cubram parte do rosto, boa resolução, com fundo claro e rosto centralizado)
- Cópia do documento de identificação
- Selfie portando o documento de identificação
Após conferência, a PRA, no Campus Pampulha, confeccionará os crachás. Assim que a remessa chegar ao campus Montes Claros, será feito contato, via e-mail, com cada solicitante. Os locais de retirada serão nos Colegiados de Graduação (CAAD) e Pós-Graduação (anexo do CAAD). O prazo médio de entrega pode variar de 20 a 30 dias após a solicitação.
Em sequência, é necessário desbloquear a carteira e liberar sua utilização via código de barras. O aluno deverá entrar no portal MinhaUFMG e acessar a aba Meu crachá. Ao clicar em “desbloquear” e preencher os números solicitados, a carteira de identificação estará apta para uso em até 24 horas.
Segunda via
Em caso de perda ou roubo, o veterano poderá solicitar a segunda via da CIE. O primeiro passo é acessar o Meu crachá no MinhaUFMG, clicar no comando “bloquear” e confirmar a operação. Em seguida, é preciso pagar o boleto (GRU) gerado, enviar o comprovante de pagamento para o e-mail acesso@pra.ufmg.br e aguardar o contato do setor de Controle de Acesso.
Em caso de roubo, a solicitação da segunda via não exige pagamento da taxa. Para comprovar o incidente, o solicitante deve enviar o boletim de ocorrência para acesso@pra.ufmg.br.