Normas e Formulários
Prezados, estamos sempre buscando melhorar o atendimento da Coordenadoria de Planejamento e Infraestrutura.
Os formulários abaixo, bem como o acesso aos serviços prestados pela Infraestrutura, estão passando por mudanças.
Devido a essa transição, alguns links podem estar sendo substituídos ou apresentarem não funcionalidade.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo ramal 7760 ou pelo email infraestrutura@ica.ufmg.br.
Agradecemos a compreensão de todos!
- Procedimento para Fornecimento de Gás [novo!]
- Procedimento para Confecção de Cópias de Chaves [suspenso]
- Procedimento para solicitação de veículos/transporte [novo!]
- Formulário Solicitação de Compras Através de Suprimento de Fundos
- Formulário Autorização de Utilização do Ginásio
- Formulário Autorização de Empréstimo de Equipamento
Obs.: Os formulários relativos a fornecimento de carimbos, manutenção de impressoras e liberação de cartuchos e tonners foram retirados dessa listagem.
O formulário para reservas de espaços esportivos, você encontra no campo Áreas Esportivas.
- Formulário Autorização de Entrada e Saída de itens pela Portaria
- Termo de Responsabilidade e Compromisso – Prestação de Serviço
Obs.: Para solicitação de entrada e/ou saída de itens pela portaria, você deve preencher o formulário acima, assinar e enviar para o email dos aprovadores.
Em caso de entrada de prestadores de serviço, o formulário relacionado também deve ser preenchido, assinado e enviado por email.
Sustentabilidade e Economia
AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA
AÇÕES PARA ECONOMIA DE ÁGUA
Sanitário:
- Após o uso da torneira, fechar o sistema e conferir se o fluxo de água foi interrompido;
- Em descarga com acionamento duplo, acionar o botão de menor fluxo para resíduos líquidos;
- Não utilizar o vaso sanitário como lixeira;
- Manter a torneira fechada ao escovar os dentes, lavar o rosto ou ensaboar as mãos;
- Após o uso de mictórios: fechar o registro para interrupção de fluxo de água;
- Em vestiários: evitar banhos prolongados.
Áreas verdes:
- Diminuir a frequência de irrigação das plantas;
- Realizar o processo de regadura no início da manhã ou fim da tarde com o objetivo de reduzir a perda por evaporação;
- Analisar a substituição de vegetação de jardins por espécies resistentes à seca;
- Em períodos de inverno, regar os jardins em dias alternados.
Limpeza e Laboratórios:
- Evitar lavar pisos com água corrente. Sempre que possível, utilizar pano úmido;
- Limpar calçadas, ruas e passeios com vassoura;
- Lavar carros oficiais com menor frequência ou a seco;
- Regular os destiladores de água ou outros equipamentos laboratoriais evitando perdas excessivas de água.
Ações Estruturais:
- Instalar equipamentos mais eficientes para economia de água: mictório sem água, arejador de vazão de torneira, torneiras com sensor de presença ou fechamento automático;
- Substituir os equipamentos laboratoriais (destiladores de água) por equipamentos mais eficientes ou reaproveitar a água liberada no processo;
- Substituir as descargas sanitárias de acionamento por válvula de descarga por um sistema de caixa acoplada;
- Realizar manutenção periódica das instalações sanitárias: preventivo e corretivo:
- Sinalizar informativos de boas práticas em área comuns e uso dos equipamentos hídricos;
- Reutilizar água sempre que possível;
- Realizar projetos visando práticas de medidas sustentáveis;
- Instalar hidrômetros nos prédios de maior consumo de água para melhor monitoramento do gasto hídrico.
AÇÕES PARA ECONOMIA DE ENERGIA
- Apagar as luzes, desligar os ventiladores e equipamentos elétricos ao sair dos ambientes;
- Dar preferências ao uso de luz natural;
- Em dias menos quentes, desligar os equipamentos condicionadores de ar priorizando utilizar ventiladores ou ventilação natural do ambiente;
- Evitar desligar os aparelhos de ar-condicionado caso o período sem utilização do ambiente for pequeno;
- Utilizar os aparelhos de ar-condicionado na temperatura entre 22° a 24° mantendo sempre as portas e janelas do ambiente fechadas;
- Ligar o ar-condicionado, se necessário, no período vespertino e desligue 1 (uma) hora antes do fim do expediente. Não utilizar esses equipamentos nos horários de pico, das 17 às 20h, pois o custo unitário de energia chega a ser quatro vezes maior que no horário fora de pico;
- Utilizar equipamentos laboratoriais fora do horário de pico (17 às 20h) e avaliar possibilidade de uso em conjunto com outros laboratórios;
- Evitar o uso de motores/ bombas no horário de pico e nos períodos de maior consumo energético no Campus (no período da tarde, onde grande parte dos aparelhos condicionadores de ar estão funcionando), assim evitando o pico de gasto energético;
- Realizar o abastecimento de caixas d’água da unidade fora do horário de pico e do período de maior consumo;
- Programar o computador para desligar automaticamente ou alterar seu estado para “stand by” (descanso) após 5 minutos de inatividade e sempre desligá-lo por completo ao final do expediente;
- Desligar o monitor durante os intervalos sem uso;
- Instalar as geladeiras em locais ventilados, longe de fontes geradoras de calor e onde não incida radiação solar e retire ou guarde alimentos e bebidas de uma só vez, evitando abrir a porta sem necessidade;
- Usar os chuveiros elétricos no modo verão ou desligados.
- Evitar o uso de adaptadores, benjamins e extensões elétrica, pois o acúmulo de ligações em uma tomada pode causar sobrecargas e aumento de perdas elétricas;
Ações Estruturais
- Trocar as lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de led;
- Reduzir a quantidade de lâmpadas em área de circulação, pátios de estacionamento e ambientes externos desde que não prejudique a segurança dos locais;
- Substituir gradativamente os aparelhos condicionadores de ar de baixa eficiência energética por equipamentos com a tecnologia “Inverter”.
- Adquirir equipamentos mais eficientes;
- Dar a preferência para cores claras em ambientes internos para melhorar a iluminação e temperatura dos locais de trabalho;
- Realizar manutenções preventivas e corretivas nas instalações elétricas do Campus;
- Contemplar projetos de novas construções visando práticas sustentáveis;
- Elaborar projeto que vise a instalação de usina com energia fotovoltaica para o Campus.
AÇÕES PARA ECONOMIA DE INSUMOS EM GERAL:
- Imprimir somente o que for estritamente necessário;
- Se realmente for imprimir, preferencie utilizar os dois lados da mesma folha;
- Solicitar somente o que for essencial no Almoxarifado do ICA;
- Nunca solicitar mais materiais ou insumos do que for utilizar, evitando estoques paralelos;
- O café servido no Campus poderá ser reduzido. No momento é servido somente para servidores e colaboradores em serviço. Evitar o desperdício transportando quantidade de café em garrafas que poderá esfriar e ser descartada nos setores.
OFÍCIOS CIRCULARES RELACIONADOS AO CONTINGENCIAMENTO
Of.Circular Interno 008 2019 – Consumo de Combustível
Of.Circular Interno 009 2019 – Uso Ar-condicionado
Of.Circular Interno 010 2019 – Manutenção
Caso você identificar ações que possam causar desperdício, vazamentos de água, luzes acesas indevidamente, equipamentos mal utilizados, dentre outros, comunique imediatamente a Coordenadoria de Planejamento e Infraestrutura através do Ramal 7760 ou do Celular 984017205 (falar com o Eng. Aldo) e, se for o caso, abra uma Ordem de Serviço em qualquer Portaria do ICA para que ações imediatas possam ser tomadas.
Medidas urgentes de economia e contingência é responsabilidade e dever de todos nós!
Sobreaviso
PLANTÃO DE SOBREAVISO
O regime de sobreaviso iniciará com a demanda, seja ela da parte de hidráulica ou da parte de elétrica, e posterior comunicação para as Portarias ou para a Equipe de Segurança, sendo que nesses locais serão efetuados os devidos registros e comunicações, conforme fluxograma, que segue logo abaixo.
TERMO DE SOBREAVISO
Posterior a execução do serviço solicitado, deve-se elaborar o termo de sobreaviso cujas instruções seguem abaixo:
Informações para serem descritas no termo:
Unidade solicitante: unidade onde ocorreu o problema;
Nome do solicitante: nome da pessoa que comunicou a demanda pelos serviços a serem executados;
Função do solicitante: função do mesmo no ICA;
Data e horário da solicitação: informar a data e o horário que o solicitante comunicou a demanda pelos serviços;
Motivo da solicitação: citar o problema a ser resolvido pelos colaboradores de hidráulica e/ou elétrica;
Data do atendimento/Início e fim do atendimento: informar a data que ocorreu a demanda e o horário de início dos serviços pelo colaborador e o horário que o mesmo finalizou os serviços;
Descrição da ocorrência: informar como ocorreu todo o procedimento de sobreaviso, tratando do problema a ser resolvido e do tipo de execução do serviço realizado;
Nome do técnico: informar o colaborador que efetuou os serviços, observando também a escala de sobreaviso;
Setor: delimitar se o mesmo é da parte hidráulica ou da parte elétrica;
– Por fim, recolher assinaturas da pessoa demandante do serviço, assim como do colaborador que prestou os serviços.
Logo após a confecção do termo de sobreaviso com as assinaturas devidas, deve-se entregar/enviar, no próximo dia útil, o referido termo na Coordenadoria de Planejamento e Infraestrutura.
Obs.: Os postos de sobreaviso destinam-se ao atendimento de urgências e ocorrências verificadas durante o período noturno, nos finais de semana e feriados e no período diurno fora do horário normal de trabalho, relacionadas à danificação de instalações hidráulicas que venham a causar vazamentos e alagamentos em prédios, colocando em risco sua estrutura e a integridade de móveis e equipamentos; panes elétricas que causem a interrupção de energia elétrica pondo em risco cirurgias, pesquisas (pela possibilidade de perda de culturas, produtos biológicos e químicos que necessitam ser armazenados em baixíssimas temperaturas ou de outros tipos que precisam de aquecimento constante); de lógica que ameacem a perda de informações vitais às atividades administrativas e acadêmicas; riscos a integridade física da comunidade, dentre outros similares aos citados.
Obs.: Em caso de dúvidas entrar em contato com a Coordenadoria de Planejamento e Infraestrutura do ICA. Ramal: 7760
Áreas Esportivas
O Instituto de Ciências Agrárias conta com os seguintes espaços esportivos:
– Ginásio Poliesportivo (sob a coordenação da Profa. Marilda Teixeira Mendes)
– Quadra de Peteca (ao lado do Ginásio)
– Quadra do CAAD
– Dominó
Para reservar um dos espaços esportivos do ICA, primeiro, acesse a agenda através do link abaixo:
Agenda do Ginásio Poliesportivo
Caso o dia e o horário que você deseja esteja disponível, preencha o formulário abaixo com detalhes da sua reserva:
Formulário para Agendamento dos Espaços Esportivos
Após o preenchimento do formulário enviar para o e-mail infraestrutura@ica.ufmg.br e aguardar a confirmação do agendamento.
Lembrando que as áreas esportivas são de uso coletivo e todos devem zelar pela sua preservação, tendo atenção com as normas de uso e cuidados.
Coordenação do Ginásio Poliesportivo: Profa. Marilda Teixeira Mendes – Ramal (38) 2101 7749 – mteixeira@ica.ufmg.br
Informações, sugestões ou dúvidas: Contato: Ramal 38 2101- 7760 – infraestrutura@ica.ufmg.br