Os formulários abaixo deverão ser preenchidos preferencialmente no computador, impressos e entregues na Seção de Registro Escolar ou enviados por e-mail (sensino@ica.ufmg.br), no prazo especificado pelo calendário acadêmico ou pelo setor.
GRADUAÇÃO
REQUERIMENTO DE CANCELAMENTO DE REGISTRO ACADÊMICO (DESISTÊNCIA FORMAL)
Para formalizar a desistência do curso, o aluno deverá acessar o site do DRCA e seguir as instruções constantes na página ou seguir o roteiro abaixo. Todo o procedimento é realizado através do SIGA.
Roteiro para Requerimento de cancelamento de registro acadêmico
REQUERIMENTO DE INCLUSÃO DE NOME SOCIAL
O nome social é o prenome pelo qual pessoas travestis e transexuais se identificam, são reconhecidas e identificadas em suas relações sociais. A inclusão do nome social no sistema poderá ser solicitada a qualquer tempo, por meio de formulário próprio.
Requerimento de inclusão de nome social
REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO À COLAÇÃO DE GRAU
O discente com previsão de formatura para o semestre em curso deverá preencher o formulário disponível no Moodle, acessando o MinhaUFMG (ou acessando aluno>meus colegiados>Instituto de Ciências Agrárias – ICA>plataforma virtual de colegiado>Seção de Registro Escolar), no prazo estabelecido por esta seção. O procedimento é obrigatório para a colação de grau.
É dever do aluno conferir, após a data prevista para fechamento dos diários com exame especial pelos docentes, se em seu extrato de integralização consta a carga horária do curso como 100% integralizada, bem como se sua situação no Enade consta como “dispensado” ou “participante/compareceu”. Os prováveis formandos também deverão consultar a lista de alunos aptos a colar grau, divulgada após o fechamento dos diários pela Seção de Registro Escolar na aba “Avisos”, sob o risco de não participarem da solenidade.
No ato da inscrição à colação de grau, o aluno automaticamente já fará a solicitação da 1º via do diploma, não sendo necessário apresentar outro requerimento posteriormente. Assim, para se inscrever é preciso preencher o formulário seguindo os passos acima e enviar para o e-mail desta seção (sensino@ica.ufmg.br) a seguinte documentação: certidão de nascimento ou casamento, CPF, identidade (frente e verso) e nada consta da biblioteca atualizado, sendo muito importante ter atenção para a qualidade das cópias, que deverão ser legíveis e sem cortes. Cada documento deverá ser digitalizado como único arquivo PDF.
Sugerimos que façam uma conferência da qualidade da certidão de nascimento com antecedência, pois é preciso que as informações estejam totalmente legíveis, e se necessário for, solicite uma segunda via.
Só serão válidas as inscrições que efetuarem os dois passos: preenchimento do formulário e envio da documentação. As informações detalhadas sobre o processo de diploma se encontram na aba “GRU – Solicitação de Documentos”.
REQUERIMENTO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINA ISOLADA
É a matrícula, permitida a qualquer pessoa não pertencente ao corpo discente da UFMG, em disciplinas isoladas integrantes dos currículos dos cursos de graduação, para complementação ou atualização de conhecimento. As normas estão disponíveis na página do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA).O requerimento é feito uma vez por semestre, conforme calendário acadêmico.
Requerimento de matrícula em disciplina isolada
REQUERIMENTO DE REOPÇÃO DE CURSO
É a mudança para outro curso, permitida ao aluno admitido por Concurso Vestibular ou Processo Seletivo SiSU, com situação acadêmica regular, isto é, deverá estar matriculado no semestre letivo do requerimento ou com matrícula trancada. Para os candidatos classificados, a verificação dos percentuais exigidos será feita no ato do Registro Acadêmico.
É vedada a concessão de reopção a estudantes que tenham ingressado no curso pelos mecanismos de continuidade de estudos, reopção, transferência, obtenção de novo título ou transferência especial
Este procedimento ocorre no primeiro semestre letivo, conforme previsto no Calendário Acadêmico, para provimento de vagas no segundo semestre letivo. As normas estão disponíveis na página do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA).
É necessário consultar a existência de vaga para o curso de interesse.
O interessado deve ter integralizado no máximo 75% da carga horária total exigida no percurso curricular ao qual se encontra vinculado no curso de origem e ter integralizado no mínimo 20 (vinte) créditos desde seu ingresso no curso de graduação, no qual está vinculado atualmente, sendo que créditos associados a atividades acadêmicas curriculares previstas em determinado período curricular do percurso curricular a que se vincula o estudante só serão contabilizados se a totalidade das atividades acadêmicas curriculares de natureza obrigatória previstas nos períodos curriculares anteriores já tiver sido integralizada.
Não poderá ser admitido no novo curso o estudante que não tenha atingido o percentual exigido ou que, no período letivo em que protocolizou o requerimento de reopção, esteja com o registro acadêmico inativo em virtude dos motivos de desligamento previstos no art. 87 do anexo à Resolução Complementar CEPE Nº 01/2018, de 20 de fevereiro de 2018.
REQUERIMENTO DE TRANSFERÊNCIA PARA OUTRA IES
A transferência consiste no desligamento do aluno da Universidade Federal de Minas Gerais para continuidade de estudos em outro estabelecimento de ensino superior. Poderá ser solicitada a qualquer época, apresentando-se o formulário e o comprovante de nada consta com a Fundação Mendes Pimentel e com a biblioteca.
O interessado deverá verificar as normas vigentes na instituição para a qual deseja transferir-se.