Mabe Bethônico e o Colecionador   índice de Notícias e Textos
 Adriano Pedrosa  Curador do MAP-BH   voltar  avançar  
     
O Colecionador
  Abertura  
  Ensaios Visuais  
  Slide Show  
  Anotações  
  Coleção Hoje  
  Notícias e Textos  
  Envie sua coleção  
  Imprensa  
  Créditos  
  Contato  
  Ajuda  
   

        No momento em que se inaugura esta exposição, O Colecionador contém mais de 2.500 recortes de jornais classificados em 64 ensaios - de "Detritos", "Telhados Destruídos", "Edíficios em Construção" a "Flores Amarelas"; de "Ruínas (Abandono)", "Arqueologia: Escavações", "Construções Temporárias" a "Flores Violetas/Marrons". Integra a obra um diagrama explicativo,aplicado em vinil sobre a parede, que ilustra o sistema de classificação criado por Mabe Bethônico e o colecionador.
        Nesta primeira exposição de O Colecionador (planeja-se pelo menos três, que se seguirão a esta), uma pasta-ensaio de cada tema inicial foi selecionada e encontra-se exposta em vitrines separadas:

  Construção: Caixa X: Gestos-Construções e Outros (48 recortes )
  Destruição: Caixa II: Edifícios em Destruição (29 recortes)
  Corrosão: Caixa VII: Buracos no Chão I (35 recortes) e Buracos no Chão II (20 recortes)
  Flores: Caixa XI: Laranjas e Vermelhas (67 recortes)

        Observe-se que na terceira pasta-ensaio encontra-se um início de uma subdivisão, algo que sugere a criação de uma nova pasta-ensaio. O restante das pastas e arquivos não expostos pode ser consultado na Biblioteca do Museu, de segunda a sexta, das 13h às 18h. Esse caráter aberto e mutante da obra impõe um desafio ao Museu e estende-se ao papel que o espectador pode assumir em relação a ela: Mabe Bethônico e o colecionador acolhem recortes de jornais que venham a ser submetidos por espectadores, de acordo com as classificações e temas de O Colecionador. Observação: serão considerados apenas recortes submetidos em papel jornal; pede-se submetê-los à Biblioteca do Museu.

 

  © Mabe Bethônico 1996-2006