Mabe Bethônico e o Colecionador   índice de Notícias e Textos
1/3
 Elisa Campos  Curadora de Educação do MAP-BH   voltar  avançar  
     
O Colecionador
  Abertura  
  Ensaios Visuais  
  Slide Show  
  Anotações  
  Coleção Hoje  
  Notícias e Textos  
  Envie sua coleção  
  Imprensa  
  Créditos  
  Contato  
  Ajuda  
   

MABE BETHONICO

       Mabe Bethônico e o Colecionador (II) transforma as vitrines de apresentação da coleção em estufas inundadas por flores, nos oferecendo desta vez um espectro de cores presentes em seis ensaios: Flores: Caixa Xl: Amarelas (48 recortes), Brancas (38 recortes), Preto e Branco (21 recortes); Flores: Caixa XII: Rosas 1 (7 recortes), Rosas 11(8 recortes), Rosas III (45 recortes).
        Expondo novamente uma pequena parcela de seu acervo, que hoje conta com 2.620 recortes (120 a mais que na primeira exposição no Museu), O Colecionador nos convida ainda a conhecer todo o conjunto à disposição para consulta na Biblioteca do Museu. E através de todo o repertório reunido que buscaremos identificar o perfil desse personagem: uma criatura autônoma a distanciar-se de seu autor, dedicada, desde 1996, à coleta de imagens em periódicos. O Colecionador é um criador compulsivo de temas aos quais se apega e passa a perseguir com um olhar atento, quase obsceno, como um sorvedor de imagens. Sua vocação para o acúmulo é proporcional à predominância de um caráter meticuloso e seletivo. Assim como tende à contínua ampliação de sua coleção, não deixa de impor a ela uma estrutura classificatória, ainda que transitória, cujos temas se desmembram em vários ensaios e em detalhes cada vez mais precisos.
        Observar, recortar, classificar, guardar. Tais procedimentos de coleta e reunião de imagens não correspondem, no entanto, à rigidez do trabalho do arquivista para quem o limite de variantes é necessário para racionalizar as opções de consulta, O Colecionador é mais flexível, movediço, tecendo suas tramas temáticas, permitindo-se voltar atrás para rever e reclassificar uma seqüência que, de repente, saltou-lhe aos olhos.

  © Mabe Bethônico 1996-2006