Mabe Bethônico e o Colecionador   índice de Notícias e Textos
1/10
 Maria Helena Saddi     voltar  avançar  
     
O Colecionador
  Abertura  
  Ensaios Visuais  
  Slide Show  
  Anotações  
  Coleção Hoje  
  Notícias e Textos  
  Envie sua coleção  
  Imprensa  
  Créditos  
  Contato  
  Ajuda  
   

MABE BETHÔNICO E O COLECIONADOR
da hipertextualidade transposicional à heterogeneidade hegeliana.

      Tivemos a satisfação de conhecer Mabe Bethônico em recente sessão inaugural do Curso de Literatura Comparada, ministrado pela Profª Drª Ivete Lara Camargos Walty, na pós-graduação da PUC Minas.
      A artista falou-nos, então, de sua vida e de sua obra, ressaltando sua relação conflituosa com o seu outro soi-même, o colecionador, de quem seria, curiosamente, uma "serviçal".
      A obra de Mabe Bethônico consiste em "um grande arquivo de imagens e textos retirados de jornais e organizados de acordo com uma classificação que parte de quatro grandes temas: Destruição, Corrosão, Construção e Flores" .
      Em seu contato com o nosso grupo de pós-graduandos, Mabe fez uma projeção, em vídeo, de "Mulheres e destruição", subtema de "Destruição". É disso que nos propomos falar, a seguir.
      Associando ao repertório de recortes fotográficos "Mulheres e destruição" - objeto da ordem do lamentável - uma música de pungente lamento, instrumental e vocal, a artista compõe uma espécie de sinestesia vídeo-auditiva, ampliadora da dimensão de dramaticidade que se depreende, em primeira mão, das imagens, e, em mão dupla, da combinação imagens-música.

  © Mabe Bethônico 1996-2006