Apresentação

Nossa Parte. A sua, a minha, a do poder público, das instituições públicas, dos agentes públicos. A parte que cabe, sobretudo, ao cidadão.

Mais do que uma campanha pelo uso racional de recursos, naturais ou capitais, a campanha Nossa Parte é um convite à reflexão sobre a importância de nos envolvermos com o fortalecimento de uma cultura de compromisso com o que é público, com o que é nosso. Nosso para usufruir, nosso para cuidar.

Em um cenário de escassez hídrica, as primeiras ações buscam mobilizar a comunidade universitária na redução do consumo de água e energia elétrica. Nos últimos cinco anos, a UFMG reduziu em 5% o consumo médio anual de água, mesmo com crescimento do número de alunos e funcionários, provocado pela ampliação da oferta de cursos. Recentemente, essa redução chegou a 30% (fevereiro e março de 2015) em comparação com os mesmos meses no período de 2010 a 2014.

Reduzir o consumo de energia elétrica ainda nos desafia. Renovação dos sistemas e trocas de equipamentos têm alcançado reduções pontuais, ainda de impacto modesto, em um cenário de crescente demanda por energia elétrica. Investimentos em tecnologias mais eficientes continuarão sendo feitos pela UFMG para racionalizar o consumo de água e energia, mas a tecnologia, isoladamente, não produzirá os efeitos desejados. Ela precisa vir acompanhada de uma nova consciência. E aqui entra a Nossa Parte.

Neste site, você encontra ideias e notícias sobre redução do consumo de recursos, sustentabilidade e inovação. Todo o material da campanha está disponível. Compartilhe!

Depoimentos

“Eu posso falar sobre o que é a responsabilidade da comunidade acadêmica, citando o exemplo da minha professora. Ela sempre orienta: ‘vamos ver qual a melhor fonte de energia para um maquinário, para não consumir muito’. Eu aprendo com ela e também passo isso para outras pessoas que trabalham comigo.”

Ayla
Ayla Watanabe Residente da Escola de Veterinária

“Se cada recurso estivesse bem perto do fim, a pessoa certamente iria se policiar. Então cada um deve entender que tem que ser crítico nesse uso.”

Carlos
Carlos Alfeu da Fonseca Servidor analista de TI

“Eu acredito no aprender fazendo, discutindo e mostrando as necessidades. Não é querer ser o melhor exemplo, mas temos que ter as palavras conjugadas com a prática.”

Maria Jose
Maria José Grillo Professora da Escola de Enfermagem

“Temos que ter uma atitude condizente dentro e fora de casa. É importante tentar não gastar água à toa, porque, além de se sair caro, o desperdício é antiético. Você sente que está fazendo algo errado.”

João Gabriel
João Gabriel Carvalho Aluno de Estatística

“Se a pessoa economiza dentro de casa, ela tem que dar o exemplo aqui no Campus também! Eu falo sempre com o pessoal: às vezes tem uma torneira pingando, a pessoa tem que avisar.”

José César
José César de Oliveira Servidor encarregado de Manutenção

Notícias

Alunos da UFMG promovem campanha para recolhimento de lixo eletrônico

Alunos da empresa júnior do curso de Engenharia Química da UFMG realizam campanha de recolhimento de lixo eletrônico nos dias 24 e 25 de novembro. Leia…

ICB recolhe cartuchos de impressora para descarte

O ICB, em parceria com o Departamento de Gestão Ambiental da UFMG, vai recolher cartuchos de tinta e de toner de impressoras até a próxima sexta-feira, 11 de setembro, integrando à campanha Nossa Parte. Os cartuchos podem ser descartados nos recipientes específicos, instalados na portaria principal do Instituto. Leia.

Qual é a Nossa Parte?

O uso responsável dos recursos públicos é o mote da campanha Nossa Parte, que acaba de ser lançada pela UFMG com foco inicial na redução do consumo de água e energia elétrica. Substituição de equipamentos por modelos mais sustentáveis e eficientes, ajustes na iluminação pública e no sistema de tubulações são exemplos de medidas adotadas […]

See all our news

Ideias

O que podemos fazer para reduzir o consumo de energia elétrica e água na universidade?
Selecionamos algumas ideias para incentivar o uso sustentável desses recursos.

Compartilhe

Veja os materiais de divulgação que preparamos para a campanha.
Compartilhe com seus amigos e espalhe essa ideia!