Busca no site da UFMG

Notícias atualizadas no site UFMG ONLINE.

Edições anteriores

Edição atual

Universidade homenageia ex-alunos ilustres
15/09/2003

O Programa Sempre UFMG entrega hoje a Medalha de Honra a 18 ex-alunos ilustres da Universidade. A homenagem, que acontecerá no auditório da Reitoria, a partir das 19 horas, é o ponto alto do programa, que busca estreitar laços entre a Universidade e seus ex-alunos e proporcionar uma aproximação que resulte em benefícios mútuos.

Na ocasião, será inaugurada oficialmente a exposição Coleção Sociedade Amigas da Cultura. A mostra contará com 30 obras, selecionadas das 102 que foram doadas à Universidade, em 1967, pela Sociedade Amigas da Cultura.

Sempre UFMG
Criado em 2000, o Sempre UFMG é organizado pela Diretoria de Cooperação Institucional. Os indicados são escolhidos pela congregação de cada uma das unidades acadêmicas e pela Reitora, que pode fazer três indicações, além das indicações a homenagens póstumas.

Segundo a professora Maria Cecília Nogueira, coordenadora do programa, a cerimônia é uma forma da Universidade reconhecer o trabalho e a atuação de seus estudantes. “ O programa é um espaço privilegiado de interlocução” completa.

A coordenadora do programa afirma, ainda, que o programa é um importante mecanismo de contrapartida para a Universidade e sociedade, do investimento feito na formação de profissionais de nível superior. Essa contrapartida pode se dar por meio de palestras, abertura de empresas para estágios, trainees e visitas técnicas, ou, ainda, na forma de doações financeiras ou de bens materiais

Homenagens póstumas
Em 2003, o programa prestará homenagens póstumas a Pedro Nava, cujo centenário foi comemorado este ano, Herbet de Souza (Betinho) e Tancredo Neves. A cerimônia marcará o fim das comemorações dos 75 anos da Universidade.

Além da homenagem, o programa desenvolve linhas de ação voltadas para egressos da instituição, que buscam criar um ambiente de interação mais densa . Uma dessas linhas é o cadastro dos ex-alunos pela internet, no site www.ufmg.br/copi, onde são registradas e verificadas as informações dos profissionais formados na instituição. Além disso o programa conta com o “ Quem é quem UFMG”, uma listagem de ex-alunos presentes no cenário político, empresarial, em orgãos de classe e em outras áreas de relevância.

Para o futuro, o Sempre UFMG está desenvolvendo o Banco de Competências e Oportunidades (Bancop), que disponibilizará um local virtual em que perfis e currículos sejam publicados e em que anunciantes externos e internos ofereçam oportunidades. “A UFMG possui mais de 100 mil ex-alunos e esse patrimônio não pode ser perdido”, enfatiza Maria Cecília Nogueira.

Veja a apresentação ao vivo.

Divulgue sua teseDivulgue um evento

Eventos atualizados no site UFMG ONLINE.

+ eventos

Você está visualizando a página antiga de notícias da UFMG. Clique aqui para acessar as notícias atualizadas no site UFMG ONLINE.