Busca no site da UFMG



Notícias atualizadas no site UFMG ONLINE.








Edições anteriores

Edição atual




O Acervo de Escritores Mineiros
16/12/2003

O Acervo de Escritores Mineiros é um espaço permanente de exposição, ocupando área de 6980m2, situado no terceiro andar da Biblioteca Universitária da UFMG, no campus Pampulha. Foi construído com apoio do Fundo CT-Infra/Finepe.

Concebido a partir de uma perspectiva museográfica e cenográfica, recria o ambiente de trabalho dos escritores nele representados, abrigando biblioteca com 25 mil volumes, dos quais se destacam obras raras do período do modernismo brasileiro, bem como preciosas coleções de periódicos, documentos, correspondência, fotografias, obras de arte e objetos pessoais.

Além da área reservada para a exposição dos acervos, há um espaço para o trabalho dos pesquisadores e bolsistas, com sala de reuniões e infra-estrutura operacional. Sistemas de iluminação, ventilação e segurança dentro dos padrões técnicos apropriados garantem a conservação e preservação dos acervos.

O Acervo de Escritores Mineiros presta atendimento a visitantes e pesquisadores, recepciona órgãos oficiais, culturais e de imprensa, permitindo consulta no local, com acesso ao banco de dados da UFMG.

Centro de Estudos Literários

O Centro de Estudos Literários (Cel) constitui um Núcleo de Estudos da Faculdade de Letras da UFMG, criado em agosto de 1989. Seu principal objetivo consiste na captação, organização, preservação e pesquisa de acervos literários, disponibilizando-os pra consulta e estudo del pesquisadores e da comunidade em geral.

Visa ainda promover pesquisas de literatura brasileira e de outras literaturas, segundo perspectivas de orde cultural e interdisciplinar, bem como desenvolver e divulgar técnicas de investigação para o aprimoramento de estudos no campo cultural, artístico e literário.

Com o apoio do CNPq, o Cel desenvolve desde 1991 o Projeto Integrado de Pesquisa Acervo de Escritores Mineiros, contando com a participação de docentes-pesquisadores e bolsistas de iniciação cientifica e apoio técnico. Sua finalidade primeira é a organização e preservação do acervo bibliográfico e documental dos escritores Henriqueta Lisboa (1901-1985), Murilo Rubião (1916-1991), Oswaldo França Júnior (1936-1989) e Cyro dos Anjos (1906-1994).

Também são preservadas as coleções de Alexandre Eulálio (1932-1988), Aníbal Machado (1894-1964), Ana Hatherly (1929), José Oswaldo de Araújo (1887-1975), Valmiki Vilela Guimarães (1934) e Genevieve Naylor (1915-1989). O projeto realiza intercâmbios nacionais e internacionais com projetos similares, permitindo a identificação e localização de documentos culturais existentes no exterior.

O Cel desenvolve outras pesquisas com apoio de agências nacionais e internacionais, a exemplo dos projetos Modernidades Tardias no Brasil (1996-1999) e Margens/Márgenes (2000-2002), ambos com o apoio da Fundação Rockefeller, e do projeto bilateral Brasil/Argentina Margens e Resíduos Culturais (2003-2004), com apoio da Capes/Secyt. Desses projetos resultam diversos eventos e publicações, entre eles a edição semestral da revista Margem/Márgenes.

Acervos

Acervo Abgar Renault

Compõe o Acervo de Abgar Renault uma Coleção Bibliográfica constituída por 5.976 livros e 1.800 periódicos, e uma Coleção Documental com 3.010 documentos (cartas, fotografias, quadros, mobiliário. O acervo foi doado pela família do escritor.

Acervo Cyro do Anjos

Compõe o Acervo de Cyro dos Anjos uma Coleção Bibliográfica, constituída por 2.629 documentos (cartas, fotografias, livros, mobiliário). Acervo doado pela família.

Acervo Henriqueta Lisboa

Compõe o Acervo de Henriqueta Lisboa uma Colação Bibliográfica, constituída por 4.637 livros e 3.101 periódicos, e uma Coleção Documental com 4.205 documentos (originais, cartas, fotografias, quadros, mobiliário). Acervo doado pela família.

Acervo Murilo Rubião

Compõe o Acervo de Murilo Rubião uma Coleção Bibliográfica, constituída por 3.446 livros e 310 periódicos, e uma Coleção Documental com 9.600 documentos (originais, cartas, fotografias, quadros, mobiliário). Acervo doado pela família.

Acervo Oswaldo França Júnior

Compõe o Acervo de Oswaldo França Júnior uma Coleção Bibliográfica, constituída por 2.355 livros e 119 periódicos, e uma Coleção Documental com 3.100 documentos (originais, cartas, fotografias, quadros, mobiliário). Acervo doado pela família.

Coleções Especiais

Coleção Alexandre Eulálio - composta da correspondência do titular para a escritora Lélia Coelho Frota, relativa ao período de maio de 1958 a março de 1959, num total de 25 documentos (coleção doada por Lélia Coelho Frota).

Coleção Ana Hatherly - composta da correspondência de poetas e ficcionistas mineiros para a escritora portuguesa, num total de 35 cartas (coleção doada por Ana Hatherly).

Coleção Aníbal Machado - composta de cerca de 100 documentos entre manuscritos, fotografias, livros autografados, cartas, documentos pessoais e originais avulsos (coleção doada por Francisco Aníbal Machado Gontijo).

Coleção Genevieve Naylor - composta de 81 fotografias da fotógrafa norte-americana Genevieve Naylor, realizadas na década de 1940, no Brasil (coleção doada pela UFMG).

Coleção José Oswaldo de Araújo - composta de cerca de 56 volumes, incluindo, além do romances de diversos autores, exemplares da Revista do Brasil, da Revista Americana e da Revista Brasileira (coleção doada por Angelo Oswaldo de Araújo).

Coleção Valmiki Vilela Guimarães - composta de 56 livros e 11 periódicos, entre eles a coleção completa da revista Complemento. Também faz parte desta coleção a correspondência de Octavio Dias Leite, constituída por 43 cartas e cartões enviados ao titular por Graciliano Ramos, Carlos Drummond de Andrade, Monteiro Lobato, Lúcio Cardoso, George Bernanos, entre outros (coleção doada por Valmiki Vilela Guimarães).


Divulgue sua teseDivulgue um evento









Eventos


Eventos atualizados no site UFMG ONLINE.

 + eventos 


Você está visualizando a página antiga de notícias da UFMG. Clique aqui para acessar as notícias atualizadas no site UFMG ONLINE.