Data: 28 de novembro

Hora: 19:00

Local: Teatro Marília – Terça da Dança

“Meu avô, Xangô” é um trabalho resultado do projeto “Narrativas e poéticas negras: em cena” – aprovado na Chamada de Permanência Estudantil nº 01/2023 da PRAE-UFMG. Como uma maneira de pensar a interdisciplinaridade de diferentes áreas artísticas, o projeto foi iniciado com a intenção em três âmbitos: leitura, conversa e processo de criação. Sendo agora o segundo ano de ações, realizamos a criação da videoperformance “Latitude-zero” em 2022.

O espetáculo cênico, conclusão do projeto atual, se dá após quatro meses de pesquisas e estudos (de agosto a novembro de 2023) de textos literários afrolatinoamericanos e mineiros – no caso das leituras brasileiras. As referências bibliográficas são: Manuel Zapata Olivella da Colômbia, Dany Laferrière do Haiti e, do Brasil, Cidinha da Silva, Evandro Nunes e Conceição Evaristo. O corpo, a voz, o som, a literatura, a cenografia, a afrodiáspora, as ancestralidades negras e as religiosidades de origens africanas foram os elementos que elencaram as ações.

Um trabalho expansivo e abundante para com aquilo que diz respeito às realidades possíveis de diferentes culturas com a protagonização de corpos negros, tem sua estreia agendada para 28 de novembro de 2023, no Terça da Dança (Teatro Marília). Além disso, estamos em constante intercâmbio acadêmico, ocupando esse espaço compondo a programação do Novembro Negro 2023 da UFMG.

https://www.instagram.com/ygorgohan/

Organização: Ygor Gohan de Paiva Faria