Data: 23 de novembro

Hora: 14:00

Local: CCN – Centro de Convivência Negra – FAFICH 1º andar – Sala 1058

A Oficina Literária de Imersão a cor da pele: poética e acervo de Adão Ventura, conduzida por Matheus José (FALE/UFMG), compartilha a potência poética e crítica do poeta afro-mineiro Adão Ventura (1939-2004), nascido em Santo Antônio do Itambé/Serro, na região do Vale do Jequitinhonha. A oficina propõe aos participantes uma experiência atenciosa de leitura e criação literária em torno dos poemas do livro A cor da pele (1980), com intuito de percebermos os procedimentos realizados nesta obra que tensionam questões literárias, etno-raciais e sócio-históricas a partir do estiramento do tópico da pele.

Diante disto, a oficina literária oferece aos participantes três atividades imersivas e coletivas, primeiro, focalizando os 25 poemas que compõem o livro A cor da pele (1980) recorrendo a suportes teóricos de referência (SOUZA, 2017. SANTIAGO, 1981. PEREIRA, 2010. SANTOS, 2009. JOSÉ, 2023), em seguida, compartilhamento e análise de material coletado no acervo do poeta que encontra-se salvaguardado no Acervo dos Escritores Mineiros da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Por fim, com objetivo de elaborar um fanzine coletivo da oficina, será proposto um terceiro momento de escrita criativa em que os participantes poderão arrancar, inventar ou esticar a pele motivados pelas interrogações; o que a pele fala? E o que a pele é?

Segundo Adão Ventura; “Para um negro” a cor da pele é “uma sombra/ muitas vezes mais forte/ que um soco” (Ventura, 1987).

https://www.instagram.com/ccnufmg

Oficineiro: Matheus José

Organização: CCN/UFMG