A Prefeitura de Belo Horizonte e o Programa de Gestão de Resíduos do Departamento de Serviços Gerais (DSG) da UFMG começam hoje, dia 5, campanha de mobilização contra a dengue no campus Pampulha. O mutirão, que terá a participação da Gerência de Zoonoses e da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) da prefeitura, vai até 15 de dezembro, com uma série de ações educativas e de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A campanha dá seqüência às atividades iniciadas em agosto, quando as unidades do campus Pampulha começaram a ser visitadas por biólogos e agentes da Gerência de Zoonoses da prefeitura, junto com a equipe do Programa de Gestão de Resíduos do DSG. Esse trabalho foi até novembro e resultou num diagnóstico da dengue no campus. De 31 de outubro a 2 de novembro, a bióloga da prefeitura, Cristina Lisboa, ministrou palestras sobre a doença a todos os chefes de serviços gerais, líderes e encarregados de limpeza do campus. Confira, a seguir, as ações que serão executadas de 5 a 15 de dezembro: -Recolhimento de resíduos que possam acumular água ou tornar-se foco do mosquito Aedes aegypti.
-Distribuição de panfletos informativos sobre a doença nas principais portarias, ônibus e em estande na Praça de Serviços.
-Apresentação da peça de teatro Até tu SLU, na Praça de Serviços e Restaurante Setorial II, de 11h às 13h, nos dias 5, 6 e 7.
-Apresentação de esquetes de teatro dentro dos ônibus de circulação interna da UFMG.
-Remoção de focos do mosquito e desinsetização, se necessário, dos prédios do campus Pampulha, no sábado, 15 de dezembro, das 8h às 17h, a ser realizada pelos agentes de Zoonoses da prefeitura.