Nesta quarta-feira, 22 de abril, a Série VivaMúsica da Escola de Música da UFMG terá como atração o Trio Musa Brasilis. Fausto Borém (contrabaixo), Rita Medeiros (soprano) e Marcelo Magalhães Pinto (piano) vão executar peças de Edu Lobo, Chico Buarque, Burt Bacharach, Ernst Mahle, Astor Piazzolla, Heitor Villa-Lobos e Fausto Borém, entre outros. Várias das obras do programa foram escritas ou transcritas para contrabaixo acústico moderno. O concerto terá início às 18h30, com entrada franca. O instrumento também será tema da palestra que acontece às 17h40, antes do concerto. Fausto Borém, professor da Escola de Música, vai falar sobre “A escrita para o contrabaixo acústico erudito e popular”. A apresentação acontecerá no auditório Fernando de Mello Vianna, no campus Pampulha (avenida Antônio Carlos, 6.627). O contrabaixo acústico moderno é um dos instrumentos mais versáteis, em função de sua facilidade de adaptação aos diversos estilos eruditos e populares. Ele pode ser tocado com o arco ou apenas com as mãos. A escrita idiomática para o contrabaixo acústico moderno envolve grande variedade de efeitos tanto melódicos e harmônicos quanto percussivos, que serão demonstrados em obras originais e arranjos escritos especialmente para o Trio Musa Brasilis. O grupo desenvolve uma linguagem que integra a música popular e a música erudita. Seu repertório é baseado em composições originais ou arranjos especialmente realizados para o grupo, de maneira a explorar a riqueza das sonoridades acústicas e o virtuosismo técnico-musical dos seus integrantes. (Com o setor de divulgação da Escola de Música da UFMG)
Os integrantes
A eclética cantora Rita Medeiros demonstra talento e versatilidade em diversos estilos, desde recitais de canções e papéis centrais de óperas famosas de Rossini, Bizet e Mozart, passando pelo experimentalismo da música contemporânea, até sua mais nova paixão: os shows de jazz e de MPB. Recentemente, viveu o papel de Clara Nunes no musical Clara estrela, com Maurício Tizumba. Rita Medeiros tem apresentado seu variado repertório em salas como a Baden Powel, o Conservatório de Paris e a medieval Saint Olave Chappel, em Londres. Em junho, ele vai se apresentar com o Trio Musa Brasilis na Convenção Mundial de Contrabaixistas, na Pennsylvania, Estados Unidos. Seus recursos teatrais, que vão do humor ao drama, têm inspirado composições e arranjos.
Primeiro brasileiro a tornar-se doutor em contrabaixo acústico, Fausto Borém estudou e ensinou nos Estados Unidos (Universidade do Iowa, Universidade da Geórgia) e hoje é professor da UFMG. Como contrabaixista, compositor e arranjador, tem representado o Brasil nos principais eventos internacionais do contrabaixo acústico (Edimburgo, Paris, Avignon, Londres, Sherborne, Houston, Indianápolis, Bloomington, Oklahoma City, Kalamazoo, Iowa City, Interlochen). Como solista, recebeu o primeiro prêmio no Jan Fowler Cross Scholarship Competition (EUA, 1991) e venceu também o Concurso para Solistas do Teatro Municipal de São Paulo (1997). Na música popular, atuou com Henry Mancini, Kristin Korb, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Grupo Uakti, Toninho Horta, Tavinho Moura e Túlio Mourão. Foi primeiro contrabaixista do Teatro Municipal de São Paulo e da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Na música erudita acompanhou músicos como Yo-Yo Ma, Midori, Menahen Pressler e Arnaldo Cohen.
O pianista, compositor e arranjador Marcelo Magalhães Pinto tem grande experiência tanto na música erudita quanto na música popular, especialmente no jazz e na música instrumental brasileira. Estudou jazz nos Estados Unidos (Berklee College of Music) e na França (Conservatórios de Paris e Nice). Sob a regência de Francis Hime, tocou com a Philharmonic Orchestra of Unesco, em Paris. Recebeu o Prêmio de Melhor Arranjador na sétima edição do BDMG Instrumental. Atualmente, faz o mestrado em Música na UFMG com Fausto Borém, pesquisando sobre a música para piano de Egberto Gismonti. Seu primeiro disco autoral de piano solo sairá em 2009.