Escolas do Ensino Médio e Chances de Aprovação no Vestibular UFMG 2003Freqüentemente se discute a qualidade das escolas do ensino médio considerando-se o número de seus estudantes que logram aprovação nos vestibulares das principais universidades do país. As próprias escolas estimulam tal procedimento, divulgando na mídia ou em outdoors os resultados dessa comparação. Certamente, a qualidade da educação ministrada no ensino médio não pode ser avaliada tendo em vista apenas este indicador. Mas, talvez seja interessante chamar a atenção para um aspecto que muito raramente é considerado. Se se pretende avaliar o quanto uma determinada escola contribui para que um estudante chegue à universidade – à UFMG, por exemplo –, é preciso separar a contribuição da escola da contribuição do ambiente social em que o estudante foi criado. O que as pesquisas indicam é que a condição socioeconômica do estudante interfere fortemente nas suas chances de aprovação no vestibular, superando freqüentemente a contribuição das escolas. É o que se vai analisar neste trabalho, considerando-se os dados do vestibular da UFMG de 2003.
Para mensurar a condição socioeconômica do estudante, foi criado um indicador, denominado Fator SocioEconômico-FSE, que combina aspectos de sua trajetória escolar, com o padrão de renda familiar, bem como o nível de instrução e o tipo de profissão de seus pais. A escala FSE varia de zero a dez e quanto maior o seu valor, melhor a condição socioeconômica do estudante. O que se observa – ver curva em azul na figura – é que a chance de aprovação cresce exponencialmente com a condição socioeconômica, sendo cerca de sete vezes maior para o estudante com FSE dez que para o estudante com FSE zero. Para comparar o desempenho de escolas, convém considerar apenas aquelas com um número mínimo de candidatos inscritos no vestibular. Escolheu-se arbitrariamente o número 100. Ou seja, só serão considerados nesse estudo aquelas escolas do ensino médio em que estudaram pelos menos 100 estudantes inscritos no vestibular UFMG 2003. Quando essa restrição é feita, observa-se que as chances de aprovação continuam sendo fortemente determinadas pela condição socioeconômica do estudante – ver curva em vermelho da figura – ainda que as chances de aprovação de todos os grupos aumentem.
Nessa figura podem ser também apresentados os pontos representativos de cada escola, com a média de FSE de seus estudantes e a chance de aprovação correspondente. Quando o ponto representativo de uma determinada escola estiver próximo à curva em vermelho significa dizer que a chance de aprovação de seus estudantes apenas reproduz aquela esperada para o seu grupo socioeconômico. Ou seja, a escola não influenciou o desempenho de seus estudantes no vestibular UFMG. Quando o ponto representativo de uma escola estiver claramente acima da curva em vermelho, significa dizer que a escola em questão influenciou positivamente a chance de aprovação de seus estudantes. Por outro lado, se o ponto representativo da escola estiver claramente abaixo da curva em vermelho, significa dizer que a escola em questão influenciou negativamente a chance de aprovação de seus estudantes. Ou seja, o estudante provavelmente teria uma chance maior se estudasse em outra escola da região.
Certamente não é adequado representar na figura os pontos representativos de todas as escolas que inscreveram pelo menos 100 estudantes no vestibular UFMG 2003. Elas são mais de uma centena. Para ilustrar o trabalho, foram representadas na figura 6 escolas, indicadas por pontos em verde e denominadas de E1, E2, E3, E4, E5 e E6. A escola E6, escola privada, atende estudantes de classe alta. O valor médio do FSE de seus estudantes é de 8,7 em um máximo possível de 10. Estudantes com essa característica tiveram mais de 14% de chance de aprovação (a comparação é sempre com a curva em vermelho). No entanto os alunos da escola E6 têm apenas 7,7% de chance de aprovação. Ou seja, a escola E6 influenciou negativamente a chance de aprovação de seus estudantes no vestibular 2003. Por outro lado, a escola E1, escola técnica municipal do interior do estado, tem um alunado típico das classes sociais mais empobrecidas. O FSE médio de seus estudantes é de 1,2. Estudantes com tal característica tiveram 3,7% de chance de aprovação. Mas, os estudantes da escola E1 tiveram 6% de chance de aprovação. Ou seja, embora os estudantes da escola E6 tenham tido maior chance de aprovação que os da escola E1 (7,7% contra 6,0%), esta última contribuiu mais que a primeira para a aprovação de seus estudantes no vestibular UFMG 2003.
Considere-se agora a situação das escolas E2 e E5. A primeira é uma escola estadual localizada em um bairro pobre de Belo Horizonte; a segunda, uma escola privada da capital, atendendo a estudantes de elevado poder aquisitivo. Os estudantes da escola E5 tiveram maiores chances de aprovação que os da escola E2. Mas, a contribuição das duas escolas para o sucesso de seus alunos no vestibular 2003 foi similar. Em ambos os casos, o percentual de aprovação foi praticamente aquele esperado, tendo em vista a condição socioeconômica média dos alunos das duas escolas. Ou seja, eles provavelmente teriam essa mesma chance de aprovação se tivessem estudado em outra escola na mesma região de sua casa.
Um último exemplo ilustrado na figura é o das escolas E3 e E4. A primeira delas, uma escola federal, cujo perfil médio de seus estudantes é de classe média baixa. A segunda, uma escola privada confessional, da zona sul de Belo Horizonte, cujos estudantes são da classe média alta. Ambas revelaram uma excelente contribuição para o sucesso de seus alunos no vestibular 2003. Nas duas, o percentual de aprovação observado foi muito acima do esperado para os estudantes com perfil socioeconômico similar ao de seus alunos.
Em geral, observou-se que os grupos de escolas de ensino médio que contribuíram muito para a aprovação de seus alunos no vestibular de 2003 foram as federais, as confessionais e as escolas técnicas. Para avaliar a contribuição das escolas médias para o sucesso de seus alunos no vestibular UFMG 2003, criou-se uma escala com cinco posições, conforme a tabela 1. Os resultados encontrados para cada escola estão mostrados na tabela 2, em anexo. A súmula desses resultados indica que 40% das escolas consideradas tiveram desempenho abaixo do esperado, 37%, dentro do esperado, 11%, acima do esperado, 7%, muito acima do esperado, e 5% muito abaixo do esperado.
Tabela 1 – critérios para a escala de desempenho das escolas no vestibular UFMG 2003
desempenho |
Classificação |
mais que 75% superior ao esperado |
muito acima do esperado - MACESP |
de 25% a 75% superior ao esperado |
acima do esperado – ACESP |
até 25% acima ou abaixo do esperado |
esperado – ESP |
de 25% a 75% inferior ao esperado |
abaixo do esperado – ABESP |
mais que 75% inferior ao esperado |
muito abaixo do esperado - MABESP |
Tabela 2 – Escolas de ensino médio e vestibular UFMG 2003
Escola |
FSE |
aprovação real/% |
aprovação esperada/% |
diferença/% |
classificação |
Colégio Técnico UFMG |
3,7 |
24,1 |
5,8 |
+ 315 |
MACESP |
CEFET BH |
2,5 |
18,1 |
4,7 |
+ 283 |
MACESP |
Colégio Militar de Belo Horizonte |
5,4 |
24,4 |
7,9 |
+ 208 |
MACESP |
Colégio Santo Antônio |
7,9 |
33,5 |
12,5 |
+ 167 |
MACESP |
Colégio Loyola |
8,9 |
34,6 |
14,8 |
+ 133 |
MACESP |
Colégio Universitário de Viçosa |
5,4 |
18,2 |
7,9 |
+ 131 |
MACESP |
Colégio Santo Agostinho |
7,7 |
25,7 |
12,0 |
+ 114 |
MACESP |
Escola Técnica de Formação Gerencial |
6,1 |
17,8 |
9,1 |
+ 96 |
MACESP |
Colégio Santa Maria |
6,8 |
20,0 |
10,3 |
+ 95 |
MACESP |
|
|
|
|
|
|
Colégio João Herculino (Sete Lagoas) |
5,4 |
13,5 |
7,9 |
+71 |
ACESP |
Colégio Padre Eustáquio |
4,7 |
11,3 |
7,0 |
+62 |
ACESP |
Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas |
1,2 |
6,0 |
3,7 |
+ 60 |
ACESP |
Escola Técnica de Divinópolis |
5,9 |
13,1 |
8,7 |
+51 |
ACESP |
Colégio São Bento |
7,1 |
16,1 |
10,7 |
+51 |
ACESP |
IEC - Unidade Centec (Contagem) |
1,2 |
5,2 |
3,7 |
+41 |
ACESP |
Colégio Sta. Marcelina |
6,7 |
14,2 |
10,1 |
+ 40 |
ACESP |
Colégio Santo Agostinho (Contagem) |
6,3 |
12,6 |
9,3 |
+36 |
ACESP |
Colégio Marista Dom Silvério |
8,3 |
18,1 |
13,5 |
+34 |
ACESP |
Escola Estadual Fernando Otávio (Pará de Minas) |
3,2 |
7,0 |
5,4 |
+31 |
ACESP |
Colégio Técnico de Contagem |
3,0 |
6,8 |
5,2 |
+31 |
ACESP |
Colégio São Francisco Xavier (Ipatinga) |
6,9 |
13,5 |
10,4 |
+30 |
ACESP |
Colégio São Mguel Arcanjo |
5,9 |
11,0 |
8,6 |
+27 |
ACESP |
Instituto Itapoã |
5,5 |
10,3 |
8,1 |
+26 |
ACESP |
|
|
|
|
||
Colégio Santa Dorotéia |
8,5 |
16,9 |
13,8 |
+22 |
ESP |
Escola Estadual Augusto de Lima (Nova Lima) |
2,4 |
5,3 |
4,7 |
+15 |
ESP |
Colégio Municipal Marconi |
3,4 |
6,3 |
5,5 |
+14 |
ESP |
Colégio Pio XII |
6,8 |
11,4 |
10,3 |
+11 |
ESP |
Colégio Imaculada Conceição |
7,1 |
11,8 |
10,7 |
+10 |
ESP |
Colégio Batista Mineiro |
6,0 |
9,6 |
8,9 |
+8 |
ESP |
Centro Educacional Mineiro |
5,7 |
8,9 |
8,4 |
+7 |
ESP |
Colégio Nossa Sra. de Nazaré (Lafaiete) |
6,1 |
9,5 |
9,0 |
+6 |
ESP |
Escola Municipal Paulo Mendes Campos |
3,0 |
5,4 |
5,1 |
+5 |
ESP |
Colégio Magnum Agostiniano |
7,5 |
12,0 |
11,5 |
+4 |
ESP |
Colégio Técnico de Cel. Fabriciano |
4,8 |
7,2 |
7,1 |
+2 |
ESP |
Colégio Pitágoras BH |
7.8 |
11,7 |
12,1 |
-4 |
ESP |
Escola Estadual Sagrada Família |
2,8 |
4,8 |
5,0 |
-4 |
ESP |
Escola Estadual Padre Menezes (Lagoa Santa) |
2,4 |
4,5 |
4,7 |
-4 |
ESP |
Escola Municipal Luiz Gatti |
2,0 |
4,1 |
4,3 |
-5 |
ESP |
Colégio Márcio Paulino (Sete Lagoas) |
6,6 |
9,0 |
9,8 |
-8 |
ESP |
Escola Municipal Dom Orione |
2,4 |
4,2 |
4,6 |
-8 |
ESP |
Escola Estadual Prof. Hilton Rocha |
2,3 |
4,1 |
4,6 |
-10 |
ESP |
Escola Estadual Djanira Rodrigues de Oliveira |
1,9 |
3,8 |
4,2 |
-10 |
ESP |
Colégio Arnaldo |
6,0 |
7,9 |
8,8 |
-11 |
ESP |
Colégio Imaco |
2,0 |
3,8 |
4,3 |
-11 |
ESP |
Colégio Frei Orlando |
5,4 |
7,1 |
8,0 |
-11 |
ESP |
Escola Estadual Dep. Ilacir Pereira Lima |
2,5 |
4,1 |
4,7 |
-12 |
ESP |
Escola Municipal Governador Carlos Lacerda |
2,9 |
4,3 |
5,1 |
-14 |
ESP |
Escola Estadual Governador Milton Campos |
3,1 |
4,5 |
5,3 |
-14 |
ESP |
Escola Municipal Geraldo Teixeira da Costa |
2,3 |
3,9 |
4,5 |
-15 |
ESP |
Colégio Ibituruna (Governador Valadares) |
6,6 |
8,3 |
9,8 |
-15 |
ESP |
Colégio Polimig |
3,2 |
4,4 |
5,3 |
-16 |
ESP |
Escola Municipal Mestre Ataíde |
2,2 |
3,6 |
4,4 |
-18 |
ESP |
Escola Municipal Santos Dumont |
2,4 |
3,8 |
4,6 |
-18 |
ESP |
Escola Técnica Federal de Ouro Preto |
2,9 |
4,2 |
5,1 |
-18 |
ESP |
Escola Estadual Tec. Ind. Prof. Fontes |
2,0 |
3,5 |
4,3 |
-19 |
ESP |
Escola Estadual Mestre Zea Amâncio (Itabira) |
2,8 |
4,0 |
5,0 |
-19 |
ESP |
Escola Est. Pedro Alcântara Nogueira (Rib. Neves) |
2,2 |
3,6 |
4,4 |
-19 |
ESP |
Instituto de Educação de Minas Gerais |
2,7 |
3,9 |
4,9 |
-20 |
ESP |
Colégio Roma |
5,1 |
5,9 |
7,5 |
-21 |
ESP |
Colégio Promove I |
7,2 |
8,7 |
11,0 |
-21 |
ESP |
Escola Estadual Ordem e Progresso |
2,8 |
3,9 |
5,0 |
-22 |
ESP |
Colégio Soma |
6,4 |
7,2 |
9,5 |
-24 |
ESP |
|
|
|
|
||
Instituto Presbiteriano Gammon (Lavras) |
7,0 |
8,0 |
10,7 |
-25 |
ABESP |
Escola Est. Prof. Domingos Ornelas (Sta. Luzia) |
2,3 |
3,4 |
4,6 |
-25 |
ABESP |
Esc. Est. Maurílio de Jesus Peixoto (Sete Lagoas) |
2,6 |
3,6 |
4,8 |
-26 |
ABESP |
Escola Estadual Pedro II |
2,8 |
3,7 |
5,0 |
-26 |
ABESP |
Colégio Militar da PMMG |
3,5 |
4,1 |
5,6 |
-27 |
ABESP |
Colégio Equipe (Viçosa) |
6,3 |
6,9 |
9,4 |
-27 |
ABESP |
Escola Estadual Santos Dumont |
2,5 |
3,5 |
4,7 |
-27 |
ABESP |
Colégio Modelo |
6,5 |
6,9 |
9,7 |
-28 |
ABESP |
Escola Estadual Três Poderes |
2,8 |
3,5 |
4,9 |
-29 |
ABESP |
Esc. Est. Dona Antônia Valadares (Divinópolis) |
2,9 |
3,6 |
5,1 |
-29 |
ABESP |
Escola Estadual Professor Morais |
2,8 |
3,5 |
5,0 |
-30 |
ABESP |
Instituto Educacional Mayrink Vieira (Ipatinga) |
5,9 |
6,1 |
8,8 |
-30 |
ABESP |
Escola Municipal Professor Tabajara Pedroso |
1,8 |
2,9 |
4,2 |
-30 |
ABESP |
CESU - Maria Vieira Barbosa |
2,6 |
3,3 |
4,8 |
-32 |
ABESP |
Colégio Anchieta |
5,1 |
4,8 |
7,5 |
-35 |
ABESP |
Escola Municipal Arthur Versiani Velloso |
3,8 |
3,8 |
5,9 |
-35 |
ABESP |
Escola Estadual Professor Leopoldo De Miranda |
3,6 |
3,7 |
5,8 |
-36 |
ABESP |
Colégio Municipal de Belo Horizonte |
2,6 |
3,1 |
4,8 |
-36 |
ABESP |
Escola Estadual Alfredo Sá (Teófilo Otoni) |
3,5 |
3,5 |
5,6 |
-37 |
ABESP |
Escola Estadual Helena Guerra (Contagem) |
1,9 |
2,7 |
4,2 |
-37 |
ABESP |
Escola Estadual Maria Luiza Miranda Bastos |
2,9 |
3,2 |
5,1 |
-37 |
ABESP |
Escola Municipal Prof. Lourenço De Oliveira |
3,3 |
3,4 |
5,5 |
-37 |
ABESP |
Colégio Roberto Carneiro (Divinópolis) |
6,9 |
6,3 |
10,4 |
-40 |
ABESP |
CIPCON (Governador Valadares) |
6,2 |
5,3 |
9,1 |
-42 |
ABESP |
Colégio Máximus |
5,9 |
4,9 |
8,7 |
-44 |
ABESP |
Escola Estadual Machado de Assis (Vespasiano) |
2,5 |
2,5 |
4,7 |
-46 |
ABESP |
Colégio Edna Roriz |
8,7 |
7,7 |
14,4 |
-47 |
ABESP |
Colégio Pedro II |
4,7 |
3,6 |
7,0 |
-49 |
ABESP |
Escola Est. Raul Teixeira Sobrinho (Sta Luzia) |
2,1 |
2,2 |
4,4 |
-49 |
ABESP |
Escola Estadual Maurício Murgel |
2,6 |
2,4 |
4,8 |
-49 |
ABESP |
Escola Estadual Odilon Bherens |
2,1 |
2,2 |
4,4 |
-49 |
ABESP |
Colégio Brasileiro |
2,4 |
2,3 |
4,6 |
-50 |
ABESP |
Colégio Pioneiro (Montes Claros) |
5,8 |
4,3 |
8,6 |
-50 |
ABESP |
Colégio Nossa Sra. das Dores |
6,4 |
4,4 |
9,5 |
-54 |
ABESP |
Esc. Est. Imaculada Conceição (P. Leopoldo) |
2,4 |
2,0 |
4,6 |
-56 |
ABESP |
Escola Estadual Nossa Sra. do Carmo (Betim) |
2,7 |
2,1 |
4,9 |
-58 |
ABESP |
Colégio Cotemig |
4,3 |
2,7 |
6,5 |
-58 |
ABESP |
Escola Estadual Prof. Francisco Brant |
2,3 |
1,9 |
4,6 |
-59 |
ABESP |
Escola Estadual Prof. Caetano Azeredo |
2,7 |
2,0 |
4,9 |
-60 |
ABESP |
Escola Estadual Maestro Villa Lobos |
3,3 |
2,2 |
5,5 |
-60 |
ABESP |
Escola Estadual Celso Machado |
2,0 |
1,7 |
4,3 |
-60 |
ABESP |
Colégio Kennedy (João Monlevade) |
4,9 |
2,9 |
7,2 |
-60 |
ABESP |
Escola Estadual Madre Carmelita |
2,4 |
1,8 |
4,6 |
-61 |
ABESP |
Escola Estadual Prof. Alisson Pereira Guimarães |
2,6 |
1,9 |
4,8 |
-61 |
ABESP |
Colégio João Paulo II (Pouso Alegre) |
6,4 |
3,6 |
9,5 |
-62 |
ABESP |
Escola Estadual Paschoal Comanducci |
1,6 |
1,5 |
4,0 |
-63 |
ABESP |
Colégio Palomar Aprova |
3,9 |
2,1 |
6,0 |
-65 |
ABESP |
Escola Estadual Carlos Drumond De Andrade |
1,9 |
1,4 |
4,2 |
-66 |
ABESP |
CESU - Clemente De Faria (Contagem) |
2,2 |
1,5 |
4,5 |
-67 |
ABESP |
Esc. Est. Prof. Zoroastro Vianna Passos (Sabará) |
2,1 |
1,4 |
4,4 |
-68 |
ABESP |
Colégio Dom Cabral |
4,9 |
2,0 |
7,3 |
-73 |
ABESP |
|
|
|
|
||
Escola Estadual Olegário Maciel |
2,1 |
0,8 |
4,4 |
-81 |
MABESP |
Escola Estadual Profa. Maria Amélia Guimarães |
2,3 |
0,8 |
4,5 |
-83 |
MABESP |
Colégio Abgar Renault |
3,5 |
0,9 |
5,6 |
-84 |
MABESP |
Escola Estadual Des. Rodrigues Campos |
2,0 |
0,6 |
4,3 |
-85 |
MABESP |
Escola Municipal Hilda Rabello Matta |
1,4 |
0,0 |
3,8 |
-100 |
MABESP |
Colégio Rui Barbosa |
3,0 |
0,0 |
5,2 |
-100 |
MABESP |
Escola Salesiana |
5,2 |
0,0 |
7,7 |
-100 |
MABESP |
UFMG online