Universidade Federal de Minas Gerais

Escritora e professora da UFMG lança amanhã 'O livro de minha mãe'

13 de abril de 2015

Maria José de Queiroz, professora aposentada da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, lança nesta terça-feira, 14 de março, O livro de minha mãe (Topbooks). Ela narra lembranças reunidas após a morte da mãe, em 2009. O lançamento será a partir das 18 horas, na livraria Quixote (Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi, Belo Horizonte).

Na apresentação da obra, a também professora da Fale/UFMG Lyslei Nascimento observa: “Inscrita na longa tradição de escritores que, no luto, tentam explicar a grande falta que é a morte da mãe, Maria José de Queiroz faz ecoar os fragmentos de Diário do luto, de Roland Barthes, em que o escritor trata de “uma dor absurda, impossível de contornar”.

Definida por Pedro Nava como “artesã da palavra”, Maria José publicou ensaios como A literatura e o gozo impuro da comida (1994), Os males da ausência ou A literatura do exílio (1998) e Em nome da pobreza (2006). Ganhou prêmios como Jabuti (CBL), Othon Lynch Bezerra de Mello (Academia Mineira de Letras) e Pandiá Calógeras (Governo de Minas Gerais).

Doutora em letras pela UFMG, Maria José de Queiroz foi professora visitante da Indiana University (EUA), Bonn Universitat e Koln Universitat (Alemanha) e professora associada da Université de Paris-Sorbonne, entre outras instituições. Colabora com diversos periódicos, brasileiros e estrangeiros.

O livro de minha mãetem 252 páginas e preço de capa de R$ 44,90.

Informações podem ser obtidas pelo telefone 3227-3077.

Assessoria de imprensa da Editora UFMG – (31) 3409-3888.

Últimos Releases

Grupo realiza feira de adoção de gatos na UFMG

UFMG promove evento sobre educação a distância e software livre

Centro Cultural UFMG realiza lançamento do livro de Rodrigo Vivas