Universidade Federal de Minas Gerais

Inscrições para o 47º Festival de Inverno da UFMG vão até 18 de julho

02 de julho de 2015

Boletim UFMG

Estão abertas até 18 de julho as inscrições para o 47º Festival de Inverno da UFMG, que podem ser feitas no site do evento (www.ufmg.br/festivaldeinverno), onde a programação também está disponível. O Festival acontece de 17 a 25 de julho em Belo Horizonte.

Um dos destaques desta edição são as aulas abertas, eventos gratuitos e sem limite de inscrições. As aulas serão ministradas por importantes nomes da cultura e da educação brasileiras, dentre eles o músico Maurício Tizumba, a artista Dudude Herrmann, a profesora da Escola de Belas-Artes da UFMG, Mariana Lima Muniz, e o Doutor em educação da Universidade Federal do Rio Grande (UFRN) do Norte, José Sávio Oliveira de Araújo.

Outra novidade desta edição são os Fóruns de diálogo, encontros em que debatedores da academia e de fora dela vão discutir temas pertinentes ao próprio trânsito de saberes entre a Universidade e as cidades. Serão cinco fóruns, todos no Conservatório UFMG.

A programação inclui ainda oficinas que abordam desde o cinema (Um cinema da diversidade estética e narrativa, com Joel Zito Araújo) até manifestações da cultura afro-brasileira (Cantando e reinando com as tradições dos Arturos, com Jorge Antonio dos Santos) e projetos especiais sobre a relação entre arte e cidade. Um dos destaques dessa vertente será a palestra-show do músico e ensaísta José Miguel Wisnik.

“O conhecimento em arte produzido na Universidade precisa dialogar com aquele gerado fora. Daí a importância dessa programação. Existe uma fissura entre o que se faz no âmbito acadêmico e fora da Universidade em termos de arte, e o Festival de Inverno, por sua própria natureza e história, tem a potencialidade de colaborar para o fomento desse vínculo”, afirma a professora Mônica Medeiros Ribeiro, da Escola de Belas-Artes e coordenadora do Festival.

Também da EBA, outro coordenador do Festival, professor Ernani Maletta, ressalta o caráter utópico que motivou a escolha dessa diretriz conceitual: a plenitude da interseção cidade-universidade. “É claro que esse é um horizonte inalcançável, mas, como toda utopia, serve para direcionar nossas ações”, ­explica Malleta. Para ele, mais do que o caráter prático, importa o aspecto simbólico dessa contraocupação: “Queremos refletir sobre o espaço simbólico que a universidade ocupa na cidade, o espaço simbólico que a arte ocupa na nossa vida e o espaço simbólico que ocupamos na vida do outro”, teoriza.

Fóruns

Na segunda-feira, dia 20/7, o debate será realizado às 17h com o tema ‘Arte, sociedade e juventude’. Já na terça, dia 21, às 18h, tem vez o fórum ‘O espaço da Universidade na cidade’ e ‘O espaço da cidade na Universidade. Na quarta, às 18h, dia 22, o debate terá como mote ‘Os múltiplos espaços da luz’. Na quinta, dia 23, às 18h, o assunto será ‘O espaço das políticas públicas’.

O último fórum será realizado na sexta-feira, dia 24, com o tema ‘Formato de festivais’. No encontro, o diretor adjunto de Ação Cultural, Fernando Mencarelli, provocará o ator, diretor e professor de teatro Marcelo Bones e os professores da EBA Ernani Maletta e Fabrício Fernandino a discutir os possíveis caminhos que se abrem aos festivais. Fechando a programação do dia, às 20h, o gramado da Reitoria recebe show de Hermeto Pascoal e Grupo.

No sábado, dia 25, o gramado da Reitoria será palco, às 19h, de apresentação do Grupo Galpão. A trupe encerra a programação do evento com a encenação de Os gigantes da montanha, peça de Pirandello em que se discute o valor da arte e a sua capacidade de comunicação com o mundo moderno.

Apresentações artísticas

A programação, disponível no site do Festival (www.ufmg.br/festivaldeinverno) inclui apresentações artísticas como Aula-espetáculo do ator Antonio Nóbrega, show de Hermeto Paschoal, exposição de Yara Tupynambá e o espetáculo coreográfico da Mimulus Cia de Dança estão entre as atrações. Outro destaque será a realização de mais uma edição do Domingo no campus.

Assessoria de imprensa do Festival de Inverno UFMG – Bruno Fonseca – 7515-2322 – imprensafestivaldeinvernoufmg@gmail.com

Últimos Releases

Grupo realiza feira de adoção de gatos na UFMG

UFMG promove evento sobre educação a distância e software livre