Universidade Federal de Minas Gerais

Projeto desenvolvido por estudantes da Engenharia Civil da UFMG ganha prêmio em feira internacional da construção

02 de julho de 2015

Agência de Notícias UFMG

O projeto Regulariza PBH, desenvolvido por estudantes da Escola de Engenharia da UFMG, ganhou o primeiro lugar no concurso Mãos à Obra, promovido pela Fiemg e pelo Sebrae. Trata-se de ferramenta que utiliza tecnologias de modelagem de informação da construção (BIM) para verificação automática de critérios para aprovação de projetos de regularização de edificações junto à Prefeitura de Belo Horizonte.

Os desenvolvedores do software – Bárbara Flister, Bruno Cesarino, Bruno Botelho, Carolina Machado, Gabriel Couto, Guilherme Thomaz e Karina Rassi – esperam que a ferramenta auxilie a agilizar os processos de análise de projetos de edificações pela Prefeitura de Belo Horizonte. Eles foram orientados pelo professor José Ricardo Queiroz Franco.

Ainda de acordo com os alunos de Engenharia Civil, o projeto é inovador e prevê possibilidades diversas de implementação, seja como aplicativo comercial, como projeto de pesquisa ou mesmo como uma ferramenta personalizada para escritórios. Os próximos passos incluem o desenvolvimento de um protótipo.

O prêmio foi concedido pelos Sistemas Fiemg e Sebrae durante o evento Minascon, Feira Internacional da Construção, realizada no Expominas, no final de junho.

Últimos Releases

Grupo realiza feira de adoção de gatos na UFMG

UFMG promove evento sobre educação a distância e software livre

Centro Cultural UFMG realiza lançamento do livro de Rodrigo Vivas