Universidade Federal de Minas Gerais

Programação de shows e atividades gratuitas do Festival de Inverno da UFMG vai até sábado

21 de julho de 2015

Durante esta semana, a 47ª edição do Festival de Inverno da UFMG oferece uma série de shows e programações gratuitas.

Até a sexta-feira (24), a Praça da Liberdade, Praça de Santa Tereza e Parque Municipal recebem as aulas abertas do Festival. Cada aula aberta é um encontro temático com participação livre para qualquer pessoa. As aulas abertas vão da pintura à dança, teatro e música, dentre outros. A programação completa das aulas abertas está disponível aqui: https://www.ufmg.br/festivaldeinverno/aulas-abertas/

Já no campus Pampulha acontecem as oficinas. São 11 oficinas ao todo, com temas que vão da dança ao cinema, esculturas, literatura, música e até mesmo o futebol. As inscrições para as oficinas se encerraram no dia 18 de julho.

Programação de shows e eventos

Terça-feira - 21 de julho

No Conservatório da UFMG, às 17h, a professora da Escola de Belas Artes da UFMG, Mariana Muniz, lança o livro “Improvisação como Espetáculo”. Christine Greiner, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), irá lançar o “Arte e Cognição - Corpomídia, Comunicação, Política”. Fabrício Fernandino, João Antônio de Paula, Maria Andrés Ribeiro e Moema Queiroz relançam o livro "Acervo Artístico da UFMG", publicação que mapeou todo acervo artístico da UFMG. Além disso, serão lançados os “Catálogos do Festival de Inverno” de edições passadas de quando o evento era realizado em Diamantina.

Ainda na terça-feira o violonista pernambucano Antonio Nóbrega realiza o espetáculo “Da quadrinha ao galope beira mar” no auditório da Reitoria, no campus Pampulha, às 21h. Além de cantar e tocar, Nóbrega irá apresentar o modo como foram se desenvolvendo as inúmeras formas e gêneros da poesia popular brasileira. A narrativa abrange um arco de tempo que vai desde o nascimento da nossa familiar quadrinha – Idade Média, Portugal – à criação de um gênero poético sofisticado como o Galope à beira-mar – século XIX, nordeste do Brasil. Tudo isso mesclado a cantos, danças e até a momentos interativos em que o público é convidado a participar cantando, palmeando ou mesmo dançando.

Quarta-feira - 22 de julho

Bárbara Biscaro e Fernando Bresolin apresentam o espetáculo de música e teatro “Récita – tudo aquilo que chama a atenção, atrai e prende o olhar”, às 17h30, na Escola de Belas Artes da UFMG, no campus Pampulha. O show combina voz e violino na execução de canções de Kurt Weill e Bertolt Brecht.

Mais tarde, às 21h, no Conservatório da UFMG, é a vez de Rufo Herrera apresentar o “Concerto Bandoneón”. O compositor e bandoneonista argentino, radicado no Brasil, apresenta um programa com transcrições de obras de J.S. Bach, composições de sua autoria e versões próprias da obra de Astor Piazzolla para Bandoneón solo.

Quinta-feira - 23 de julho

Na quinta-feira a programação começa com a instalação artística de Telma Fernandes, feita com luz e desenvolvida durante uma das oficinas do Festival de Inverno. A instalação pode ser visitada a partir das 18h, no Teatro Universitário, no campus Pampulha.

Às 19h, acontece o espetáculo teatral “Eles também falam de amor”, no prédio do Teatro, também no campus Pampulha. O espetáculo aborda o universo da artista popular Efigênia Rolim, que transformou o papel de bala em matéria-prima para suas obras e para sua filosofia de sustentabilidade.

Já às 21h, no gramado da Reitoria, no campus Pampulha, acontece o show musical com o grupo Berimbrown. A apresentação “Lamparina” traz a tradição das comunidades quilombolas de Minas Gerais.

Sexta-feira - 24 de julho

A sexta-feira traz uma série de atividades no campus Pampulha. Às 18h30, Tiago Tereza apresenta o espetáculo “Roxo”, um show que está entre um musical, o cinema e a performance. Pensado para ocorrer junto ao por do sol, “Roxo” irá trazer canções ao vivo, performance e projeções. O espetáculo acontece no Bosque da Música.

Às 19h, no mesmo local, o grupo CEGeME apresenta o espetáculo “ApropriAção”, que traz música e projeções de vídeo para interagir com a plateia e explorar os diferentes aspectos da percepção humana.

Às 20h o compositor, arranjador e multi-instrumentista brasileiro Hermeto Pascoal se apresenta no gramado da Reitoria. Hermeto toca acordeão, flauta, piano, saxofone, trompete, bombardino, escaleta, violão e diversos outros instrumentos musicais.

Sábado - 25 de julho

No dia de encerramento do Festival de Inverno o campus Pampulha recebe uma série de eventos. O primeiro é voltado especialmente para as crianças: às 16h, o grupo Serelepe apresenta o “Locotoco”, um show de música e teatro inspirado em canções e brincadeiras tradicionais de diferentes regiões do Brasil e da América Latina. O Serelepe toca instrumentos musicais variados, como tambores, patangome, violão, viola caipira e cuatro. A apresentação acontece na Praça de Serviços.

Às 17h, é a vez do Grupo de Maracatu Famiguê apresentar o show “Os Tambores do Rosário e o Baque Virado”. O Famiguê presta uma homenagem às tradições de matriz afro-brasileira, dentre elas os congados mineiros e maracatus de baque virado pernambucanos. A apresentação acontece próximo à Reitoria.

O grande encerramento fica por conta do Grupo Galpão, com o espetáculo teatral “Os Gigantes da Montanha”. A peça narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila mágica, povoada por fantasmas e governada pelo Mago Cotrone. Uma curiosidade: o Grupo Galpão surgiu a partir de uma oficina do próprio Festival de Inverno da UFMG, em 1982. Na época, o festival era realizado em Diamantina.

O Festival de Inverno vai até o dia 25 de julho. A programação completa está no site https://www.ufmg.br/festivaldeinverno/

Serviço:
Festival de Inverno da UFMG
Data: de 17 a 25 de julho
Locais: campus Pampulha, Praça da Liberdade, Parque Municipal, Praça de Santa Tereza
Outras informações: https://www.ufmg.br/festivaldeinverno/ e (31) 3409-6410

Bruno Fonseca
Assessor de Imprensa do Festival de Inverno da UFMG
(31) 7515-2322 e (31) 3409-4189

Últimos Releases

Grupo realiza feira de adoção de gatos na UFMG

UFMG promove evento sobre educação a distância e software livre

Centro Cultural UFMG realiza lançamento do livro de Rodrigo Vivas

Abertas inscrições para mestrado e doutorado em Sociologia da UFMG

UFMG realiza mesa redonda sobre acessibilidade nos meios de comunicação

Centro Cultural UFMG apresenta “Um solo autoral” com Jéssica Nunes

Domingo no campus UFMG terá teatro, dança de salão, brincadeiras recreativas e sessões de contação de história

Professor da UFMG fala sobre a ‘nova barbárie’ em ciclo de conferências

Centro Cultural UFMG exibe filmes clássicos em setembro

Seminário de Economia Mineira da UFMG reúne mais de 700 participantes em Diamantina a partir de amanhã