Universidade Federal de Minas Gerais

Festival de Inverno da UFMG prossegue até sábado com shows e atividades gratuitas

22 de julho de 2015

Quarta-feira - 22 de julho

Bárbara Biscaro e Fernando Bresolin apresentam o espetáculo de música e teatro “Récita – tudo aquilo que chama a atenção, atrai e prende o olhar”, às 17h30, na Escola de Belas Artes da UFMG, no campus Pampulha. O show combina voz e violino na execução de canções de Kurt Weill e Bertolt Brecht.

Mais tarde, às 21h, no Conservatório da UFMG, é a vez de Rufo Herrera apresentar o “Concerto Bandoneón”. O compositor e bandoneonista argentino, radicado no Brasil, apresenta um programa com transcrições de obras de J.S. Bach, composições de sua autoria e versões próprias da obra de Astor Piazzolla para Bandoneón solo.

Quinta-feira - 23 de julho

A programação começa com a instalação artística de Telma Fernandes, feita com luz e desenvolvida durante uma das oficinas do Festival de Inverno. A instalação pode ser visitada a partir das 18h, no Teatro Universitário, no campus Pampulha.

Às 19h acontece o espetáculo teatral “Eles também falam de amor”, no prédio do Teatro, também no campus Pampulha. O espetáculo aborda o universo da artista popular Efigênia Rolim, que transformou o papel de bala em matéria-prima para suas obras e para sua filosofia de sustentabilidade.

Já às 21h, no gramado da Reitoria, no campus Pampulha, acontece o show musical com o grupo Berimbrown. A apresentação “Lamparina” traz a tradição das comunidades quilombolas de Minas Gerais.

Sexta-feira - 24 de julho

Às 18h30, Tiago Tereza apresenta o espetáculo “Roxo”, um show que está entre um musical, o cinema e a performance. Pensado para ocorrer junto ao por do sol, “Roxo” irá trazer canções ao vivo, performance e projeções. O espetáculo acontece no Bosque da Música.

Às 19h, no mesmo local, o grupo CEGeME apresenta o espetáculo “ApropriAção”, que traz música e projeções de vídeo para interagir com a plateia e explorar os diferentes aspectos da percepção humana.

Às 20h o compositor, arranjador e multi-instrumentista brasileiro Hermeto Pascoal se apresenta no gramado da Reitoria. Hermeto toca acordeão, flauta, piano, saxofone, trompete, bombardino, escaleta, violão e diversos outros instrumentos musicais.

Sábado - 25 de julho

No dia de encerramento do Festival de Inverno o campus Pampulha recebe uma série de eventos. O primeiro é voltado especialmente para as crianças: às 16h, o grupo Serelepe apresenta o “Locotoco”, um show de música e teatro inspirado em canções e brincadeiras tradicionais de diferentes regiões do Brasil e da América Latina. O Serelepe toca instrumentos musicais variados, como tambores, patangome, violão, viola caipira e cuatro. A apresentação acontece na Praça de Serviços.

Às 17h é a vez do Grupo de Maracatu Famiguê apresentar o show “Os Tambores do Rosário e o Baque Virado”. O Famiguê presta uma homenagem às tradições de matriz afro-brasileira, dentre elas os congados mineiros e maracatus de baque virado pernambucanos. A apresentação acontece próximo à Reitoria.

O grande encerramento fica por conta do Grupo Galpão, com o espetáculo teatral “Os Gigantes da Montanha”. A peça narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila mágica, povoada por fantasmas e governada pelo Mago Cotrone. Uma curiosidade: o Grupo Galpão surgiu a partir de uma oficina do próprio Festival de Inverno da UFMG, em 1982. Na época, o festival era realizado em Diamantina.

Aulas e oficinas

Até a sexta-feira, dia 24 de julho, a Praça da Liberdade, Praça de Santa Tereza e Parque Municipal recebem as aulas abertas do Festival. Cada aula aberta é um encontro temático com participação livre para qualquer pessoa. As aulas abertas vão da pintura à dança, teatro e música, dentre outros. A programação completa das aulas abertas está disponível aqui: https://www.ufmg.br/festivaldeinverno/aulas-abertas/

Já no campus Pampulha acontecem as oficinas. São 11 oficinas ao todo, com temas que vão da dança ao cinema, esculturas, literatura, música e até mesmo o futebol. As inscrições para as oficinas se encerraram no dia 18 de julho.

O Festival de Inverno vai até o dia 25 de julho. A programação completa está no site https://www.ufmg.br/festivaldeinverno/

Serviço:
Festival de Inverno da UFMG
Data: de 17 a 25 de julho
Locais: campus Pampulha, Praça da Liberdade, Parque Municipal, Praça de Santa Tereza
Outras informações: https://www.ufmg.br/festivaldeinverno/ e (31) 3409-6410

Bruno Fonseca
Assessor de Imprensa do Festival de Inverno da UFMG
(31) 7515-2322 e (31) 3409-4189

Últimos Releases

Grupo realiza feira de adoção de gatos na UFMG

UFMG promove evento sobre educação a distância e software livre