Universidade Federal de Minas Gerais

Heloísa Starling e Lilia Schwarcz abordam 'biografia do Brasil' em aula inaugural na UFMG

01 de setembro de 2015

Agência de Notícias UFMG

As professoras Heloísa Starling, do Departamento de História da UFMG, e Lilia Schwarcz, do Departamento de Antropologia da USP, vão ministrar aula inaugural, na próxima quinta-feira, 3 de setembro, às 14h, no auditório Sônia Viegas da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich). Elas vão apresentar a comunicação Brasil: uma aula.

A aula foi concebida com base no livro Brasil: uma biografia, lançado em maio pelas pesquisadoras (https://www.ufmg.br/boletim/bol1903/5.shtml). Com acesso a documentação iconográfica e textual inédita, elas sustentam que a fundação escravocrata brasileira é o fator que dificulta, ainda hoje, a plena conquista de nossa democracia.

Heloísa Starling explica que, na aula, ela e Lilia percorrem a história do Brasil partindo de dois eixos: de um lado, “a escravidão e o racismo”; de outro, “a luta pela liberdade, a democracia e a república”. As autoras denominam tais eixos de “permanências na mudança”.

Trata-se da mesma apresentação que as pesquisadoras fizeram, em julho, com grande sucesso, em mesa-bônus da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) (http://oglobo.globo.com/cultura/livros/aula-de-lilia-schwarcz-heloisa-starling-sobre-brasil-aplaudida-de-pe-em-paraty-16656123) .

Diálogo com outros autores


“As autoras propõem uma nova (e pouco convencional) história do Brasil. Elas debruçam-se não somente sobre a ‘grande história’, mas também sobre o cotidiano, a expressão artística e a cultura, as minorias, os ciclos econômicos e os conflitos sociais (muitas vezes subvertendo as datas e eventos consagrados pela tradição)”, analisa o diretor da Fafich, Fernando Filgueiras.

O professor destaca, ainda, o caráter intertextual da obra que as autoras escreveram sobre o Brasil. “No fundo da cena, elas mantêm diálogo constante com aqueles que antes se lançaram na difícil empreitada de tentar interpretar ou, pelo menos, entender o Brasil.”

Últimos Releases

Grupo realiza feira de adoção de gatos na UFMG

UFMG promove evento sobre educação a distância e software livre

Centro Cultural UFMG realiza lançamento do livro de Rodrigo Vivas

Abertas inscrições para mestrado e doutorado em Sociologia da UFMG

UFMG realiza mesa redonda sobre acessibilidade nos meios de comunicação

Centro Cultural UFMG apresenta “Um solo autoral” com Jéssica Nunes

Domingo no campus UFMG terá teatro, dança de salão, brincadeiras recreativas e sessões de contação de história

Professor da UFMG fala sobre a ‘nova barbárie’ em ciclo de conferências

Centro Cultural UFMG exibe filmes clássicos em setembro

Seminário de Economia Mineira da UFMG reúne mais de 700 participantes em Diamantina a partir de amanhã