Universidade Federal de Minas Gerais

UFMG abre inscrições para seminários que discutem juventude e formação de professores

08 de outubro de 2015

A UFMG realiza, nos dias 20 e 21 de outubro, dois seminários, abertos ao público, que discutirão temas relacionados aos jovens brasileiros e formação continuada de professores. Os interessados devem se inscrever no site da Pró-reitoria de Extensão, organizadora dos eventos (www.ufmg.br/proex). As atividades integram a programação da Semana do Servidor da UFMG, que será realizada entre os dias 19 a 23 de outubro, nos campi Pampulha, Saúde e Montes Claros, Escola de Arquitetura e Faculdade de Direito.

No dia 20 de outubro, o seminário Territórios da Juventude, terá a participação de Jaílson de Souza e Silva, criador e atual diretor do Observatório de Favelas, do Rio de Janeiro, de jovens estudantes indígenas e de bolsistas de ações de extensão. O evento será realizado a partir das 18h30, no auditório A104 do CAD 2, campus Pampulha.

Segundo a pró-reitora adjunta de Extensão, Claudia Mayorga, o objetivo do seminário é debater questões que a juventude tem vivenciado no contemporâneo. “Buscamos aprofundar a posição de que a universidade é sociedade, que os sujeitos de contextos diversos produzem saberes e conhecimentos distintos, mas que podem e devem estar em conexão”.

Organizado pela Rede Juventude UFMG, Proex e Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. A Rede reúne acadêmicos de diversos projetos e programas de extensão preocupados com as questões da juventude no campo do direito, educação, saúde, cultura, trabalho e comunicação. A atividade tem parceria do Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom) via Rádio UFMG Educativa.

No dia 21 de outubro, o seminário Redes de Formação Continuada: diálogos UFMG e Sociedade terá a participação da secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo e da professora da Faculdade de Educação da UFMG, Maria Isabel Antunes Rocha, coordenadora do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada dos Profissionais da Educação Básica (COMFOR) UFMG. O evento terá início às 8h30, no auditório A104 do CAD2.

Nesse evento, os docentes vão partilhar atividades de formação continuada desenvolvidas junto a profissionais da educação, da saúde, do direito, mas também junto a gestores, movimentos sociais e comunitários. Segundo Claudia Mayorga, “pretendemos discutir questões conceituais, metodológicas e políticas que envolvem a formação continuada na UFMG e a partir disso, fortalecer, em conjunto com a comunidade acadêmica e também com cursistas, uma política de formação continuada que de fato tenha impacto na sociedade”, explicou.

Últimos Releases

Grupo realiza feira de adoção de gatos na UFMG

UFMG promove evento sobre educação a distância e software livre

Centro Cultural UFMG realiza lançamento do livro de Rodrigo Vivas