Universidade Federal de Minas Gerais

Miracy Gustin, da Faculdade de Direito da UFMG, vence Prêmio Jabuti com livro sobre direitos de pessoas em situação de rua

23 de novembro de 2015

Agência de Notícias UFMG


A professora Miracy Gustin, da Faculdade de Direito da UFMG, é vencedora do Prêmio Jabuti 2015, na categoria Direito. Ela compõe a equipe de organizadores do livro Direitos fundamentais das pessoas em situação de rua (Editora D’Plácido), lançado em 2014. E é a pesquisadora homenageada pela publicação.

Iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais, a obra foi organizada também por Ada Pellegrini Grinover, Gregório Assagra, Paulo Cesar Vicente de Lima e Rodrigo Iennaco. Considerado único no gênero, o livro aborda a temática por aspectos variados. A publicação tem o objetivo de afirmar os direitos fundamentais dos cidadãos em situação de rua e pôr em pauta, segundo os organizadores, a necessidade urgente de esforços de toda a sociedade pela melhoria da qualidade de vida e pela inclusão social de tais cidadãos.

Um dos trabalhos publicados foi escrito pela Equipe Pop de Rua do Programa Polos de Cidadania (http://polosdecidadania.com.br/), vinculado à Faculdade de Direito, e problematiza as violações de direitos praticadas nas ações de gestão do espaço público em Belo Horizonte envolvendo a população em situação de rua.

Os capítulos são assinados por pesquisadores e profissionais envolvidos com ação direta sobre o tema. “Posso dizer que é um prêmio justo, porque reconhece um trabalho intenso e muito importante em benefício da população de rua de Belo Horizonte e região metropolitana”, afirma Miracy Gustin, que está aposentada mas integra o corpo docente permanente da pós-graduação em Direito da UFMG. Ela também leciona na pós da Universidade de Itaúna, que também está envolvida na iniciativa da publicação.

A professora Miracy Gustin é, ao lado do professor Menelick de Carvalho Netto, fundadora do Programa Polos de Cidadania, que completa 20 anos em 2015. Atualmente, ela coordena o Programa Cidade e Alteridade – Convivência Multicultural e Justiça Urbana (http://cidadeealteridade.blogspot.com.br/), da Faculdade de Direito.

Doutora em Filosofia do Direito pela UFMG, com pós-doutorado em Metodologia do Ensino e da Pesquisa pela Universidade de Barcelona, Miracy Gustin é membro do Conselho Estadual de Educação e da Comissão de Altos Estudos de Direitos Humanos do Ministério da Justiça. Atua principalmente nos temas cidadania, direitos humanos, direito à cidade, inclusão e democracia.

Saiba mais sobre a edição deste ano do Prêmio Jabuti (http://premiojabuti.com.br/vencedores-2015/direito-3/).

Assessoria de comunicação do Programa Polos de Cidadania da Faculdade de Direito da UFMG (31) 3409-8676

Últimos Releases

Grupo realiza feira de adoção de gatos na UFMG

UFMG promove evento sobre educação a distância e software livre

Centro Cultural UFMG realiza lançamento do livro de Rodrigo Vivas

Abertas inscrições para mestrado e doutorado em Sociologia da UFMG

UFMG realiza mesa redonda sobre acessibilidade nos meios de comunicação

Centro Cultural UFMG apresenta “Um solo autoral” com Jéssica Nunes

Domingo no campus UFMG terá teatro, dança de salão, brincadeiras recreativas e sessões de contação de história

Professor da UFMG fala sobre a ‘nova barbárie’ em ciclo de conferências

Centro Cultural UFMG exibe filmes clássicos em setembro

Seminário de Economia Mineira da UFMG reúne mais de 700 participantes em Diamantina a partir de amanhã