Universidade Federal de Minas Gerais

Com conversa e jogos lúdicos, ‘Balaio de Sinhá’ resgata memórias afetivas no 10º Festival de Verão da UFMG

22 de janeiro de 2016

Associados a uma boa conversa, jogos lúdicos, brincadeiras e cantigas são recursos que estimulam o resgate de memórias afetivas. Esse é o objetivo da oficina Balaio de Sinhá, que será ministrada no dia 3 de fevereiro, durante o Festival de Verão, no Centro Cultural UFMG. As inscrições para esta e para as demais oficinas do evento podem ser efetuadas na página da Fundep em http://bit.ly/20iQarc

A produtora cultural do grupo, Patrícia Lacerda, explica a dinâmica da atividade. “De um balaio são retirados objetos, como luminária, peteca ou peão. Eles despertam recordações e impressões variadas entre os participantes. Isso tudo se junta a músicas, brincadeiras e reflexões, formando o ‘balaio’”, descreve Patrícia.

A oficina, que acontece na Galeria Aretuza Moura, de 15h às 17h, conta com 40 vagas e não demanda pré-requisitos. A classificação etária é de 12 anos.

Formado por 24 mulheres do bairro Alto Vera Cruz, com idade entre 53 e 94 anos, o grupo Meninas de Sinhá foi idealizado por Valdete da Silva Cordeiro no fim da década de 1980, com o objetivo de melhorar a autoestima de suas vizinhas. Desde então, as Meninas de Sinhá estimulam vivências culturais que ajudam a transformar o cotidiano da comunidade.

Inscrições

O 10º Festival de Verão da UFMG acontece em Belo Horizonte, de 31 de janeiro a 4 de fevereiro, com o tema Tempo e memória. As inscrições podem ser realizadas, de acordo com a disponibilidade de vagas, até a data de início das atividades através site da Fundep (www.fundep.ufmg.br) ou pessoalmente, no posto de atendimento da fundação, na Praça de Serviços do campus Pampulha, com taxa de R$ 20,00 para cada oficina.

Promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), o evento conta com 15 oficinas, além de uma programação gratuita, com ciclo de palestras e apresentações culturais, disponível em www.ufmg.br/festivaldeverao/

A temática Tempo e memória relaciona-se tanto com os 10 anos de realização do evento, comemorados nesta edição, quanto com os conceitos de tempo e memória de uma maneira mais ampla, conectando-os a vários campos de conhecimento, desde a neurociência à arte.

Programação gratuita

A programação cultural, gratuita e disponível no site do Festival www.ufmg.br/festivaldeverao/, inclui apresentações artísticas como o espetáculo Papéis do Inferno, do Teatro Universitário e Coletivo Dezessete, show do grupo Meninas de Sinhá, apresentação de Kanatyo e Siwê Pataxó em Cantos para Alfabetizar, concerto do Coral de Trombones e Tubas da UFMG e a exposição Visualidades e Memória.

Abrindo o evento, em 31 de janeiro às 19h30, Mamour Ba e Conexão African Beat apresentam o show Ritmos Tribais, executando ritmos que deram origem ao blues, ao jazz e ao pop, marcados pela pulsação dos tambores da música africana, passando por diversos países deste continente, especialmente o Senegal, terra natal de Mamour Ba.

Em 4 de fevereiro, a partir de 18h30, no encerramento do festival, a festa fica por conta do bloco Magnólia Brass Band, com a proposta de trazer a tradição dos cortejos de jazz de New Orleans, com as composições de Louis Armstrong, Duke Ellington e Dizzy Gillespie, em releituras carnavalescas.

Também parte da programação gratuita, o ciclo de palestras ocorre de segunda à quarta-feira, de 10h às 12h no Conservatório UFMG. Em 1/02, segunda-feira, os assuntos abordados serão ‘O tempo na visão da física’ e ‘O envelhecimento e o tempo’. Na terça, dia 2, os temas serão ‘Tempo e memória’ e ‘O que é o tempo e algumas incursões na memória’. Já na quarta, 3, ‘Música e Tempo no Reinado do Rosário’ e ‘Imagens e coreografias do tempo espiralar’, fecham o ciclo.

Assessoria de imprensa do Festival de Verão UFMG – Amanda Almeida
(31) 98520-2001 – culturaufmg@gmail.com

Últimos Releases

Grupo realiza feira de adoção de gatos na UFMG

UFMG promove evento sobre educação a distância e software livre

Centro Cultural UFMG realiza lançamento do livro de Rodrigo Vivas

Abertas inscrições para mestrado e doutorado em Sociologia da UFMG

UFMG realiza mesa redonda sobre acessibilidade nos meios de comunicação

Centro Cultural UFMG apresenta “Um solo autoral” com Jéssica Nunes

Domingo no campus UFMG terá teatro, dança de salão, brincadeiras recreativas e sessões de contação de história

Professor da UFMG fala sobre a ‘nova barbárie’ em ciclo de conferências

Centro Cultural UFMG exibe filmes clássicos em setembro

Seminário de Economia Mineira da UFMG reúne mais de 700 participantes em Diamantina a partir de amanhã