Universidade Federal de Minas Gerais

Estudantes estrangeiros são recebidos na UFMG com programação especial

22 de julho de 2016

A UFMG promove, de 26 e 28 de julho, a Semana de Orientação do Estudante Internacional com a participação de mais de 100 estudantes de países da África, Américas e Europa vindos por meio de acordos bilaterais firmados entre a UFMG e instituições estrangeiras. A programação terá palestras, oficina de dança, visitas a pontos turísticos, ao Museu de História Natural e à Estação Ecológica da UFMG. Também participam da Semana discentes e servidores da UFMG que fazem parte do Programa de Apadrinhamento da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG. Os padrinhos e madrinhas acompanham e prestam apoio aos estudantes ao longo do semestre.

Na terça-feira, dia 26 de julho, todas as atividades serão na Escola de Engenharia da UFMG – sala de seminários 1012, com programação que vai das 9 às 12h e das 14 às 17h. Após o credenciamento, às 9 horas, acontecerá a cerimônia de abertura com a presença diretora adjunta de Relações Internacionais da UFMG Míriam Jorge e participação de pró-reitorias.

Das 9h45 às 10h25, a professora Míriam Jorge fará a palestra Começar vida nova: as culturas acadêmicas da UFMG. Das 10h45 às 11h25, Yara Miranda, mestranda em Estudos Linguísticos (Poslin/UFMG) fará palestra sobre Português como Língua Adicional na UFMG: uma nova língua, inúmeras possibilidades.

Das 11h25 às 12h o estudante internacional da Colômbia vinculado ao Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação, Juan Carlos Pereira Salgado e a mestranda em Performance na UFMG, Renata Mendes, farão uma apresentação musical.

Das 14 às 14h50 a professora Márcia Maria Lousada (IGC/UFMG), coordenadora do Programa Bem-Vindo, fará a palestra Múltiplos olhares sobre Belo Horizonte, em espanhol, na sala 1010 da Escola de Engenharia. Simultaneamente, na sala 1012, ocorrerá a apresentação em português da palestra Olhares Periféricos: Mapa da Resistência da Juventude Negra de Belo Horizonte e Região Metropolitana. A palestra será apresentada pelos integrantes do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Conexões de Saberes UFMG e alunos da Fafich, Tayane Lino, doutoranda em Psicologia Social, Ricardo Dias de Castro, mestrando em Psicologia e Juliana Gonçalves Tolentino, graduanda em Ciências Sociais.

Das 14h50 às 15h40 as sessões simultâneas serão retomadas com a apresentação das mesmas palestras, que serão ministradas em português e inglês, respectivamente.

Das 16 às 16h30, Stephania Aleixo de Paula e Silva, secretária municipal adjunta de Relações Internacionais da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e Sandra Martins Farias, coordenadora do Programa Municipal de Voluntariado Internacional da Secretaria Municipal Adjunta de Relações Internacionais da PBH farão a palestra A Internacionalização de Belo Horizonte e o Programa Municipal de Voluntariado Internacional, que abordará a experiência de diversos estrangeiros que participam de projetos promovidos pela Prefeitura de Belo Horizonte. A palestra será feita em português na Escola de Engenharia na sala 1012.

Das 16h30 às 17h haverá uma Oficina de Danças Brasileiras apresentada pelo estudante de graduação em História (Fafich/UFMG) André Amaral, na Escola de Engenharia, hall do Bloco III.

Passeios

Na quarta-feira, 27 de julho, os alunos poderão escolher entre duas atividades que ocorrem das 8 às 12h.

Às 8h, do hall da Reitoria, sairá o grupo que fará o passeio por Belo Horizonte, com paradas no Complexo Cultural da Praça da Estação e no Mirante das Mangabeiras. Outro grupo de estudantes irá se encontrar na portaria do Museu de História Natural e Jardim Botânico – Rua Gustavo da Silveira, 1035, para uma visita guiada sob a orientação da Equipe da DRI/UFMG.

Das 14 às 14h30 haverá duas apresentações: a palestra Orientação sobre documentação e serviços oferecidos pela UFMG, que será ministrada em português pela equipe do Setor de Acolhimento da DRI, Elaine Parreiras, Michelle Gontijo e Patrícia Freire e a palestra Cheguei na UFMG, e agora? Registro acadêmico, matrícula, notas e documentos, que será ministrada em inglês por Pollyanna Santos e Gabriela Reis do Setor de Mobilidade em Redes da DRI.

Das 14h30 às 15h as mesmas palestras serão apresentadas em inglês e português, respectivamente.

Às 15h10 haverá o deslocamento dos estudantes, de ônibus interno ou a pé até a Estação Ecológica da UFMG onde, das 15h30 às 17h30, Yara Miranda, mestranda em Estudos Linguísticos (Poslin/UFMG) fará a palestra Será que...? Conhecendo o Brasil, o mundo e suas diversas histórias.

Quinta-feira, 28 de julho, haverá novo passeio pela cidade a partir de 8 horas, saindo do hall da Reitoria, com roteiro pelo Mirante do Mangabeiras e Complexo Cultural da Praça da Estação. A visita guiada pelo Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, com partida às 8 horas da portaria do Museu. A visita ao Conjunto Arquitetônico da Pampulha será realizado.

Na parte da tarde, das 14h às 17h os interessados em cursar a disciplina de Português Língua Adicional (PLA) irão fazer o teste de nivelamento coordenado pela professora Yara Miranda, no auditório 1007 da Faculdade de Letras da UFMG.

Últimos Releases

Grupo realiza feira de adoção de gatos na UFMG

UFMG promove evento sobre educação a distância e software livre

Centro Cultural UFMG realiza lançamento do livro de Rodrigo Vivas