Universidade Federal de Minas Gerais

A Estação do Conhecimento

A Rádio UFMG Educativa é uma parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Você pode ouvir a programação através da frequência 104,5FM em Belo Horizonte, Contagem e outras cidades da Grande BH. Ouça a programação em tempo real.

Siga o twitter da UFMG Educativa

CONFIRA.JPG


Fusão de ministérios da Ciência e Comunicações: Com a redução dos Ministérios de 32 para 23no governo interino de Temer, o Ministério da Ciência e Tecnologia se fundiu com o Ministério das Comunicações. Quais as consequências para o desenvolvimento da ciência e da pesquisa?

Ouça a entrevista com a Debora Foguel, professora titular do Instituto de Bioquímica Medica Leopoldo De Meis da UFRJ e integrante do Comitê Executivo da ABC.

A entrevista foi ao ar no dia 23-05-2016 no programa Conexões.

Primeiros atos de Temer como Presidente Interino: Um dos primeiros atos do Presidente Iinterino Michel Temer, que assumiu na quinta-feira, 12 de maio, após o afastamento da então Presidenta Dilma Rousseff pelo Senado, foi a redução no número de ministérios, de 32 para 23.

Ouça a entrevista com Marlise Matos, professora do Departamento de Ciência Política da UFMG.

A entrevista foi ao ar no dia 19-05-2016 no programa Conexões.

Educação no Governo Temer: O que acontecerá com a Educação no governo de Michel Temer? Os Ministérios da Educação e Cultura se fundiram em um só e Mendonça Filho do DEM será o novo Ministro da Educação e Cultura. Para falar com a gente sobre como fica a Educação no Governo Temer conversamos com o Coordenador do Projeto Pensar Educação Pensar o Brasil, Luciano Mendes.

Ouça a entrevista com Luciano Mendes, professor da Faculdade de Educação da UFMG e Coordenador do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil.

A entrevista foi ao ar no dia 16-05-2016 no programa Conexões.

Temer assume a Presidência posando de salvador da Pátria: Em mais um capítulo da história do impeachment de Dilma Rousseff, Temer assume a Presidência da República, anuncia o seu Ministério e discursa posando de salvador da Pátria Brasil. A Rádio UFMG Educativa traz mais um convidado para nos ajudar a entender o momento político vivido pelo país.

Ouça a entrevista com Juarez Guimarães, professor do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Direito da UFMG.

A entrevista foi ao ar no dia 13-05-2016 no programa Conexões.

Senado decide pelo afastamento de Dilma Rousseff: Em mais um capítulo da história do impeachment de Dilma Rousseff o Senado aprova o afastamento da presidenta, o que marca o início do processo. A Rádio UFMG Educativa traz mais um convidado para nos ajudar a entender o momento político vivido pelo país.

Ouça a entrevista com Rudá Ricci, cientista político ue analisa a decisão do Senado.

A entrevista foi ao ar no dia 12-05-2016 no programa Conexões.

Bola da vez, Senado vota impeachment de Dilma Rousseff: Sequência de entrevistas com especialistas em política traz mais um convidado para nos ajudar a entender o momento político vivido pelo país nos últimos dias. Votação que decide o destino da presidenta Dilma Rousseff acontece hoje no Senado.

Ouça a entrevista com Wagner Romão, professor de Ciência Política da Unicamp.

A entrevista foi ao ar no dia 11-05-2016 no programa Conexões.

Revogada a anulação do impeachment: Em meio às várias entrevistas que têm como objetivo tentar esclarecer o momento histórico de crise no Brasil. O presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão determinou a anulação das sessões da Câmara que aceitaram a admissibilidade do pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff realizadas entre os dias 15 e 17 de abril. Depois disso, Renan Calheiros, presidente do Senado, não reconhecendo o pedido, deu prosseguimento aos trabalhos na casa. Em seguida, o deputado Waldir Maranhão revogou essa anulação.

Ouça a entrevista com José Luiz Quadros, professor de Direito da UFMG e da PUC Minas.

A entrevista foi ao ar no dia 10-05-2016 no programa Conexões.

Repercussão do impeachment na mídia internacional: Em continuidade à série de entrevistas que são debatidos os temas ligados ao momento de crise política em que vive o Brasil, hoje conversaremos sobre a repercussão do impeachment na mídia internacional.

Ouça a entrevista com Sylvia Moretzsohn, professora de Jornalismo da Universidade Federal Fluminense.

A entrevista foi ao ar no dia 05-05-2016 no programa Conexões.

Metas fiscais:Em continuidade à série de entrevistas que são debatidos os temas ligados ao momento de crise política em que vive o Brasil, conversamos hoje com o professor do Departamento de Economia da UFMG, Claudio Gontijo que fala sobre as metas fiscais.

Ouça a entrevista com Claudio Gontijo, professor do Departamento de Economia da UFMG.

A entrevista foi ao ar no dia 04-05-2016 no programa Conexões.

Tribunal de Contas da União: Em continuidade à série de entrevistas que são debatidos os temas ligados ao momento de crise política em que vive o Brasil, conversamos hoje com o professor, advogado e mestre em Direito Administrativo pela UFMG, Felipe Mucci que fala sobre o Tribunal de Contas da União.

Ouça a entrevista com Felipe Mucci, professor, advogado e mestre em Direito Administrativo pela UFMG e professor de Direito Administrativo na UNA.

A entrevista foi ao ar no dia 03-05-2016 no programa Conexões.

Movimentos sociais: Quem é esse ator político que está na sociedade que são os movimentos sociais? Nessa semana 30 rodovias em todo Brasil foram bloqueadas por manifestantes das brigadas populares, movimentos de luta nos bairros e favelas, Comissão Pastoral da Terra, Movimento dos Trabalhadores sem Teto, Coletivo Rosa Zumbi, e outros movimentos em uma manifestação contra o impeachment.

Ouça a entrevista com Carlos Roberto Horta, professor do Departamento de Ciência Política da UFMG e coordenador do Núcleo de Estudos do Trabalho Humano.

A entrevista foi ao ar no dia 29-04-2016 no programa Conexões.

O discurso na política brasileira: Em continuidade à série de entrevistas que são debatidos os temas ligados ao momento de crise política em que vive o Brasil, conversamos hoje com o professor Associado da Faculdade de Letras da UFMG, Wander Emediato que fala sobre o discurso na política brasileira.

Ouça a entrevista com Wander Emediato, professor Associado da Faculdade de Letras da UFMG.

A entrevista foi ao ar no dia 28-04-2016 no programa Conexões.

Presidencialismo X Parlamentarismo: Série de entrevistas coloca em discussão as diferenças entre o sistema parlamentarista e o presidencialista. No Brasil em todos os momentos de crise a discussão em torno desse tema sempre volta à tona. Mas afinal, o que vem a ser o parlamentarismo? Qual a diferença entre o presidencialismo e o parlamentarismo?

Ouça a entrevista com Carlos Sávio Teixeira, professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense.

A entrevista foi ao ar no dia 27-04-2016 no programa Conexões.

Comissão Especial do Impeachment de Dilma no Senado: Continuando a série de entrevistas sobre o Impeachment da Presidenta Dilma Rousseff, hoje tratamos do papel da Comissão Especial do Senado que vai apreciar e resultado da Câmara além de avaliar a admissibilidade do processo.

Ouça a entrevista com Bruno de Almeida Oliveira, Doutor em Direito Constitucional e professor da PUC Minas fala sobre o tema.

A entrevista foi ao ar no dia 26-04-2016 no programa Conexões.

O Impeachment como instrumento de solução política: O Senado elege hoje a comissão especial com 21 senadores que devem emitir um parecer sobre o impeachment da Presidenta Dilma Rousseff. Como aqui no Conexões a gente continua comentando todo o processo e hoje a gente recebe o Professor Emérito a Faculdade de Direito da USP, Dalmo de Abreu Dalari.

Ouça a entrevista com Dalmo de Abreu Dalari, Professor Emérito a Faculdade de Direito da USP.

A entrevista foi ao ar no dia 25-04-2016 no programa Conexões.

Comportamento da mídia neste momento: O comportamento da mídia neste momento, de quando começou a serie no Conexões até o dia de hoje e analise dos discursos na votação.

Ouça a entrevista com Carlos Alberto de Carvalho, professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG.

A entrevista foi ao ar no dia 19-04-2016 no programa Conexões.

O dia seguinte após a votação do impeachment: Ontem acompanhamos durante todo o domingo a votação do pedido de impeachment de Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados e para comentar sobre a votação, o resultado e a questão da representatividade dos deputados conversamos agora com o professor Emérito e fundador do Departamento de Ciência Política da UFMG que completa 50 anos, Fábio Wanderley, para falar sobre o dia seguinte à votação.

Ouça a entrevista com Fábio Wanderley, professor Emérito e fundador do Departamento de Ciência Política da UFMG.

A entrevista foi ao ar no dia 18-04-2016 no programa Conexões.

O Impeachment de Dilma Rousseff: No dia da votação do parecer do processo de impedimento da presidenta debate entre Juarez Guimarães, professor de Ciência e Política da Fafich da UFMG, Artur Guerra, professor de Direito Constitucional das Faculdades Milton Campos e Newton Paiva e equipe da Rádio UFMG Educativa, Cleiber Pacífico, Gustavo Cunha e Michelle Bruck, avaliam o andamento do processo.

Ouça a entrevista parte I e parte II com Juarez Guimarães, professor de Ciência e Política da Fafich da UFMG, Artur Guerra, professor de Direito Constitucional das Faculdades Milton Campos e Newton Paiva.

Transmissão da votação foi ao ar no dia 17-04-2016.

Geral do Impeachment: Continuam, aqui no Conexões, as entrevistas que buscam esclarecimentos sobre a atual conjuntura política do Brasil. Hoje vamos falar com a professora do Departamento de Ciência Política da UFMG, Marjorie Marona, para analisar o processo de impeachment e seus possíveis desdobramentos.

Ouça a entrevista com Marjorie Marona, professora do Departamento de Ciência Política da UFMG.

A entrevista foi ao ar no dia 15-04-2016 no programa Conexões.

Reforma política no Brasil: "Os tumultuados anos 1990 no Brasil suscitaram novamente o debate em torno de uma profunda reforma política para livrar o sistema político brasileiro de certos fetiches contraproducentes e da corrupção política em geral (David Fleicher)."

Ouça a entrevista com David Fleicher, cientista político estadunidense naturalizado brasileiro e professor emérito de Ciência Política da UnB.

A entrevista foi ao ar no dia 14-04-2016 no programa Conexões.

Efeitos e responsabilidades da comunidade acadêmica em tempos de crise política: Acompanhando e analisando o atual momento da política brasileira, a reflexão de hoje é sobre os efeitos e as responsabilidades da comunidade acadêmica sobre a opinião pública em tempos de crise política.

Ouça a entrevista com Luciano Mendes, professor da Faculdade de Educação da UFMG, coordenador do projeto Pensar Educação, Pensar o Brasil e colaborador da Rádio UFMG Educativa.

A entrevista foi ao ar no dia 13-04-2016 no programa Conexões.

Processo de impeachment de Dilma: Série de entrevistas que dá sequência à discussão da crise política brasileira abre mais um capítulo discutindo o tema sobre a Comissão da Câmara ter aprovado o processo de impeachment de Dilma.

Ouça a entrevista com Marcelo Cattoni, professor de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da UFMG.

A entrevista foi ao ar no dia 12-04-2016 no programa Conexões.

Reforma Política: Série de entrevistas que dá sequência à discussão da crise política brasileira abre mais um capítulo discutindo o tema Reforma Política. Mas afinal, o que a reforma política? Como ela pode afetar a política brasileira?

Ouça a entrevista com Carlos Ranulfo, colunista e professor do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia e Ciência Humanas da UFMG.

A entrevista foi ao ar no dia 11-04-2016 no programa Conexões.

Feminismo: Continuamos dando sequência a entender a crise política sobre vários aspectos. Hoje vamos falar sobre feminismo, mulheres na política, misoginia e o machismo.

Ouça a entrevista com professora Marlise Matos, do Departamento de Ciências Políticas e coordenadora do núcleo de estudos e pesquisa sobre a mulher na UFMG.

Tempo: 15:48 min – Tamanho: 09,04 MB

A entrevista foi ao ar no dia 08-04-2016 no programa Conexões.

A crise política e a constitucionalidade no Brasil: Na última terça-feira, o STF determinou ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que desse andamento no impeachment do vice-presidente Michel Temer. Em contrapartida, partidos da oposição já articulam um pedido de eleições gerais em 2016 prevendo a falha do impeachment e já na busca de um plano B.

Ouça a entrevista com Emílio Peluso, mestre e doutor em Direito pela UFMG e professor de Direito Constitucional na UFMG.

A entrevista foi ao ar no dia 07-04-2016 no programa Conexões.

O que é o discurso do ódio? Hoje, o tema de debate no programa Conexões será O que é o discurso do ódio? Qual é o papel da mídia no atual cenário político.

Ouça a entrevista com Ricardo Fabrino, cientista político e professor do Departamento de Ciência Políticas da UFMG.

A entrevista foi ao ar no dia 05-04-2016 no programa Conexões.

O que vem a ser a corrupção?: O tema de reflexão do Conexões desde que começou o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff tem sido a questão política. Mas, afinal, O que vem a ser a corrupção?

Ouça a entrevista com o Juarez Guimarães, professor do Departamento de Ciência Política da UFMG.

A entrevista foi ao ar no dia 04-04-2016 no programa Conexões.

O que é a República: No programa de hoje falamos sobre o conceito de República, tanto quanto quem acusa e quanto quem defende.

Ouça a entrevista com o professor Elton, do Departamento de Filosofia da UFMG.

A entrevista foi ao ar no dia 01-04-2016 no programa Conexões.

Comportamento, polarização e concepção: No programa de hoje falamos de psicologia no atual momento de crise política do país, e buscamos entender os reais motivos da crise política vivida no Brasil no governo Dilma.

Ouça a entrevista com Fábio Bala, professor de psicanálise do Departamento de de Psicologia da UFMG.

A entrevista foi ao ar no dia 31-03-2016 no programa Conexões.

A complicada história dos vice-presidentes do Brasil: No atual momento de crise política do país, falamos de cidadania e buscamos entender a complicada história dos vice-presidentes do Brasil.

Ouça a entrevista com Regina Helena Alves, professora do Departamento de História da UFMG.

A entrevista foi ao ar no dia 30-03-2016 no programa Conexões.

Sistema jurídico brasileiro: Dando sequência à programação de entrevistas dedicadas a analisar o atual momento político do Brasil, hoje vamos entender o sistema jurídico.

Ouça a entrevista com Thomas Bustamante, professor da Faculdade de Direito da UFMG.

A entrevista foi ao ar no dia 29-03-2016 no programa Conexões.

Crise econômica no Brasil: Dando sequência à programação de entrevistas dedicadas a analisar o atual momento político do Brasil, a crise econômica enfrentada pelo país tem sido assunto de destaque na mídia e motivo da insatisfação de muitos brasileiros.

Ouça a entrevista com William de Sá, professor docente associado do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG.

A entrevista foi ao ar no dia 28-03-2016 no programa Conexões.

O Impeachment da presidente Dilma Rousseff: E ainda hoje, o Conexões dá sequência à programação de entrevistas dedicadas a analisar o atual momento político do Brasil, quando teve início nesta segunda-feira a primeira reunião da comissão que analisa o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

Ouça a entrevista com Manoel Santos, professor do Departamento de Ciência Política da UFMG, que fala sobre o momento político político brasileiro.

A entrevista foi ao ar no dia 24-03-2016 no programa Conexões.

O Impeachment: Em entrevista concedida a Cleiber Pacífico e Luíza Glória no programa Conexões, Carlos Vasconcelos Rocha, professor do Departamento de Ciência Política da PUC Minas fala sobre o atual momento político do Brasil, quando nesta segunda-feira, teve início a primeira reunião da comissão que analisa o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

Ouça a entrevista com Carlos Vasconcelos Rocha, professor do Departamento de Ciência Política da PUC Minas.

A entrevista foi ao ar no dia 23-03-2016 no programa Conexões.

O Papel da mídia no contexto político do Brasil: O Conexões inaugura hoje uma série de entrevistas, que tem como objetivo analisar sobre diferentes aspectos o momento político que o Brasil se encontra. Hoje conversaremos sobre o papel da mídia no contexto político do Brasil.

Ouça a entrevista com Carlos Alberto de Carvalho, professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG.

A entrevista foi ao ar no dia 21-03-2016 no programa Conexões.

Às margens do Velho Chico – Lembranças de um rio cheio: Cantigas, lendas, jagunços, histórias de pescador e lembranças de quando o Rio São Francisco estava cheio são contadas por cerca de 30 moradores de cidades ribeirinhas. A situação atual do Velho Chico ativa as recordações, e eles falam sobre as mudanças em seu cotidiano. A narrativa é entrelaçada por citações de Riobaldo Tatarana, protagonista de Grande sertão: veredas, obra de Guimarães Rosa. A produção é de Carolina Resende, que também colheu os depoimentos durante cobertura do projeto Cinema no Rio São Francisco e contou com colaboração de Elay Augusto. Às Margens... tem direção de Danielle Pinto, sob supervisão de Cleiber Pacífico. Ouça e confira!

OUÇA A PROGRAMAÇÃO EM TEMPO REAL

Programas

Dom Casmurro

Universo Literário

Conexões

Expresso 104,5

Noite Ilustrada

Programas Especiais

Com a palavra...

Reportagens da produção

Séries e reportagens especiais


Jornalismo

Jornal UFMG

Colunistas do Jornal

UFMG Notícias

Reportagens e séries especiais

Seu estágio


Entre em contato

Conheça a rádio

Grade de Programação

Prêmios

Envie uma mensagem