UFMG Educativa nas Eleições 2012

Rádio UFMG Educativa na cobertura das Eleições 2012. Confira reportagens e séries especiais sobre o pleito eleitoral para escolher prefeitos e vereadores em todo o pais.

Eleições 2012 – 29/10 A: O segundo turno em Minas Gerais foi disputado em quatro cidades: Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, Juiz de Fora, na zona da mata, Montes Claros, no norte de Minas e Uberaba, no Triângulo Mineiro. Em Contagem, o candidato Carlin Moura, do PCdoB, saiu vitorioso ao conquistar duzentos e cinco mil, quatrocentos e quarenta e seis votos. Durval Ângelo, do PT, obteve pouco mais de cento e seis mil votos, o que não foi suficiente para derrotar o comunista. Ouça reportagem de Soraya Fideles.

Eleições 2012 – 29/10 B: Em Juiz de Fora, Bruno Siqueira, do PMDB, foi eleito com 57,16% dos votos, contra 42,84% de Margarida Salomão, do PT. Em Montes Claros, Ruy Muniz, do PRB, foi eleito prefeito com 56,15% dos votos, contra 43,85%, de Paulo Guedes, do PT. Em Uberaba, Paulo Piau, do PMDB, foi eleito com 51,36% contra 48,64% de Antônio Lerin, do PSB. O Partido dos Trabalhadores perdeu em todas as três cidades mineiras em que disputou segundo turno. Para o professor do departamento de Ciência Política da UFMG, Carlos Ranulfo, isso reflete a força das lideranças tucanas no estado, principalmente do senador Aécio Neves. Ouça reportagem de Vinicius Luiz.

Eleições 2012 – 29/10 C: PT e PSDB são os partidos que mais elegeram prefeitos nos cinqüenta municípios brasileiros em que houve segundo turno das eleições. Os petistas saíram vitoriosos na maior cidade do país, São Paulo, que há uma década era administrada pelo PSDB. Venceram também em mais sete cidades do país, sendo duas capitais: João Pessoa, na Paraíba, e Rio Branco, no Acre. Os resultados das eleições 2012 são o coluna de política do professor do Departamento de Ciência Política da UFMG, Carlos Ranulfo. Ouça reportagem de Vinicius Luiz.


Eleições 2012 – 26/10: No próximo domingo, mais de um milhão de eleitores retornam às urnas eleitorais para o segundo turno das eleições em quatro cidades de Minas Gerais. Atenção especial aos locais de votação e justificativa eleitoral. Ouça a reportagem de Soraya Fidelis.

Eleições 2012 – 25/10: Mais de um milhão de eleitores retornam às urnas eleitorais para o segundo turno das eleições em quatro cidades de Minas Gerais. No programa Palavra de Prefeito, o candidato do petista da coligação Contagem segue em frente, Durval Ângelo, fala sobre suas propostas para a prefeitura de Contagem. Ouça a reportagem de Soraya Fidelis.

Eleições 2012 – 24/10: Mais de um milhão de eleitores retornam às urnas eleitorais para o segundo turno das eleições em quatro cidades de Minas Gerais. No programa Palavra de Prefeito, o candidato do PC do B, Carlin Moura, fala sobre suas propostas para a prefeitura de Contagem. Ouça a reportagem de Gabriela Costa

Eleições 2012 – 22/10: Prazo para denúncias de propaganda eleitoral irregular termina neste sábado. Pesquisas eleitorais apontam a preferência dos eleitores em Minas e em todo o país. Ouça a reportagem de Gabriela Costa e Vinícius Luiz.

Eleições 2012 – 19/10: As zonas eleitorais de diversas cidades brasileiras se preparam para o segundo turno de votação das eleições para a prefeitura da cidade. Pesquisas eleitorais apontam a preferência dos eleitores em todo o país. Ouça a reportagem de Gabriela Costa e Vinícius Luiz.

Eleições 2012 – 15/10: Além de Contagem, Uberaba e Juiz de Fora, o eleitor de Montes Claros, volta ás urnas para escolher no próximo dia 28 o novo prefeito da cidade do norte de Minas que teve uma disputa apertada no primeiro turno. Ouça reportagem de Soraya Fideles.

Eleições 2012 – 11/10: Depois do único petista que contou com a presença do ex-presidente Lula em Belo Horizonte no primeiro turno, Patrus Ananias, agora três candidatos do PT em Minas Gerais esperam contar com a presença do cabo eleitoral para garantir a vitória no segundo turno. Além de São Paulo, uma das prioridades de Lula é garantir a vitória em Juiz de Fora. Ouça reportagem de Soraya Fideles.

Eleições 2012 – 10/10:: Pela primeira vez na história, o eleitor de Uberaba, no Triângulo Mineiro, vai escolher em segundo turno o prefeito da cidade do Triângulo Mineiro. A disputa no próximo dia 28 está entre o deputado federal Paulo Piau do PMDB e deputado estadual Antônio Lêrin do PSB. Ouça reportagem de Soraya Fideles.

Eleições 2012 – 09/10: Em mais de 600 cidades brasileiras que já elegeram seus novos prefeitos, as mulheres vão comandar a prefeitura a partir de 2013. Elas representam quase 12 % dos 5 mil 463 prefeitos já eleitos no Brasil segundo dados do TSE. O número é recorde no Brasil. Minas Gerais lidera a lista de municípios sob o comando feminino. Ouça reportagem de Soraya Fideles.

Eleições 2012 – 08/10 A : Em Belo Horizonte, o atual prefeito, Marcio Lacerda, do PSB, garantiu mais quatro anos a frente da Prefeitura da capital mineira. Com 52,69 por cento dos votos, o socialista venceu ainda em primeiro turno o principal concorrente, Patrus Ananias, do PT, que obteve 40,89 por cento dos votos dos belo-horizontinos. Com o fim do pleito, ficou claro que a partir de agora, PT e PSB vão caminhar em lados opostos nos próximos anos. Ouça reportagem de Larissa Rodrigues.

Eleições 2012 – 08/10 B : Além de escolher o prefeito da capital, os eleitores de Belo Horizonte também elegeram os novos vereadores. São 41 representantes do legislativo municipal. Apesar da renovação recórde, com 22 novatos na Câmara Municipal, 19 vereadores foram reeleitos. Com a nova composição, o segundo mandato de Márcio Lacerda deve enfrentar uma Câmara mais oposicionista. Ouça reportagem de Soraya Fideles.

Eleições 2012 – 08/10 C : Em Contagem, na região metropolitana, a disputa ocorre entre Carlin Moura do PC do B e Durval Ângelo do PT. O início do segundo turno na cidade é marcado por reuniões dos candidatos com os coordenadores de campanha para definir as estratégias para o segundo turno. Ouça reportagem de Luiz Felipe Nunes.

Eleições 2012 – 08/10 D : Em Betim, na Região Metropolitana de BH, o novo prefeito é Carlaile Pedrosa, do PSDB, que obteve vitória com 68,09 por cento dos votos! Resultado no primeiro turno era esperado, já que pesquisas de intenção de voto indicavam ampla vantagem para o candidato tucano. Carlaile Pedrosa foi um dos fundadores da CDL, Câmara dos Dirigentes Lojistas. Foi ainda secretário estadual de Esportes, na década de 90. Ouça reportagem de Fernanda Sabino.

Eleições 2012 – 08/10 E : : Nosso colunista de política, professor do Departamento de Ciência Política da UFMG, Carlos Ranulfo, analisa resultados que ele considera decisivos para o cenário nacional, em três capitais: as eleições em BH, São Paulo e Recife. Ouça reportagem de Fernanda Sábio.


EDIÇÃO ESPECIAL ELEIÇÕES 2012 – 07/10 - 20H50


Edição especial das Eleições 2012: A cidade de Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, terá segundo turno entre o candidato Carlin Moura (PC do B), e Durval Ângelo (PT). Com 94% das urnas apuradas, o representante do PC do B teve 37,87% dos votos válidos, contra 30,91%, de Durval. Ouça reportagem de Paula Alkmim.

Edição especial das Eleições 2012: Marcio Lacerda (PSB) foi eleito em Belo Horizonte com 100% das urnas apuradas. Quem acompanhou o discurso da vitória do candidato foi a repórter Larissa Rodrigues. Ouça.

Edição especial das Eleições 2012: Confira o resumo das principais ocorrências eleitorais nesse domingo de eleições municipais na reportagem de Soraya Fidelis. Ouça.

Edição especial das Eleições 2012: Pleito em Belo Horizonte poderia antecipar cenário das eleições de 2014. Confira a matéria com a repórter Vanessa Bugre. Ouça.

Edição especial das Eleições 2012: Nosso colunista de política, Carlos Ranulfo, faz um balanço sobre o resultado das eleições 2012. Ouça entrevista concedia à jornalista Júlia Guimarães.

Edição especial das Eleições 2012: Apesar da derrota, PT avalia como positiva a campanha em BH e já declara oposição. Ouça reportagem de Gabriela Terenzi.

Edição especial das Eleições 2012: Após vitória nas urnas Marcio Lacerda (PSB), diz esperar “oposição ética”, em Belo Horizonte. Ouça reportagem de Larissa Rodrigues.


EDIÇÃO ESPECIAL ELEIÇÕES 2012 – 07/10 – 12H30

Edição especial das Eleições 2012: Acompanhe a votação dos candidatos à prefeitura de Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ouça reportagem de Gabriela Costa.

Edição especial das Eleições 2012: O Instituto São Rafael, no Barro Preto, região central de Belo Horizonte, oferece maior apoio aos eleitores com deficiência visual na capital mineira. Ouça reportagem de Larissa Flores.

Edição especial das Eleições 2012: Reportagem da Rádio UFMG Educativa flagra bares que desrespeitam a lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas entre as seis da manhã e às oito da noite no dia das eleições. Ouça reportagem de Larissa Flores.

Edição especial das Eleições 2012: Acompanhe como foi a votação de Marcio Larceda, do PSB, e dos seus principais padrinhos políticos. Ouça reportagem de Laura Marques.

Edição especial das Eleições 2012: Acompanhe como foi a votação de Patrus Aninas, do PT, e dos seus principais padrinhos políticos. Ouça reportagem de Luiz Felipe Nunes.

Edição especial das Eleições 2012: Ainda em Neves, a polícia continua a investigar a morte de um funcionário da campanha de Gláucia Brandão, do PSDB, durante panfletagem na tarde de ontem. Ouça reportagem de Mariana Gonçalves.

Edição especial das Eleições 2012: Apesar de aparecer com 70% das intenções de voto nas últimas pesquisas na cidade de Betim, o candidato do PSDB, Carlaile Pedrosa, prefere não falar em vitória antes da divulgação dos resultados da votação de hoje. Ouça reportagem de Ramon Bessa.

Eleições 2012 - 05/10 A : Mais troca de farpas na corrida eleitoral pela prefeitura de Belo Horizonte. A base aliada de Márcio Lacerda do PSB minimiza vídeo em que vice do socialista acusa caráter eleitoreiro de obra e denuncia boicote petista à expansão do metrô. Campanha de Patrus Ananias do PT afirma que sondagens de metrô na Praça Sete não passa de marketing eleitoreiro. Ouça reportagem de Luis Felipe Nunes.

Eleições 2012 - 05/10 B: Alfredo Flister, do PHS, Marcio Lacerda, do PSB, Maria da Consolação do PSOL e Patrus Ananias, do PT, se enfrentaram ontem no último debate antes das eleições municipais deste domingo. Ouça reportagem Larissa Rodrigues.

Eleições 2012 – 04/10 A: A quatro dias das eleições municipais, disputa à Prefeitura de BH se nacionaliza com troca de farpas entre a Presidenta Dilma Rousseff e o senador tucano Aécio Neves, principais padrinhos políticos dos candidatos Patrus Ananias, do PT; e Marcio Lacerda, do PSB. Na noite de ontem, a Presidenta participou de comício na Praça da Febem, no Barreiro de Cima, a favor de Patrus e fez duras críticas a Aécio. A resposta do ex-governador de Minas veio logo em seguida, em uma carta encaminhada à imprensa. Ouça reportagem de Larissa Rodrigues.

Eleições 2012 – 04/10 B: Tribunal Regional Eleitoral implantou hoje um estande na Rodoviária de Belo Horizonte para facilitar a justificativa eleitoral. Os eleitores vão poder consultar o número do título e receber o formulário preenchido com os próprios dados. Ouça reportagem de Gabriela Terenzi.

Eleições 2012 – 03/10 A: Depois de passar por São Paulo para alavancar a candidatura do petista Fernando Haddad, a presidenta Dilma Roussef chega hoje a Belo Horizonte. A quatro dias das eleições, ela faz um comício no final da tarde na região do Barreiro para impulsionar na reta final a candidatura de Patrus Ananias do PT. A vinda e o apoio da presidenta fazem parte do debate realizado ontem na TV Alterosa que foi acompanhado pela repórter Soraya Fideles, que traz os detalhes. Ouça.

Eleições 2012 – 03/10 B: E nesta reta final de campanha, um vídeo com grande repercussão na internet esquenta o confronto entre os principais candidatos à prefeitura de BH. Ouça reportagem de Júlia Guimarães.

Eleições 2012 – 02/10: Apesar da campanha eleitoral já estar na reta final, clima foi morno no terceiro debate na televisão, com a presença de QUATRO dos SETE candidatos que disputam a prefeitura de Belo Horizonte. Na noite desta segunda-feira, Marcio Lacerda, do PSB, Patrus Ananias, do PT, Maria da Consolação, do PSOL e Alfredo Flister, do PHS participaram da sabatina na Rede Record. Ouça reportagem de Larissa Rodrigues.

Eleições 2012 - 28/09 A: Toda sexta-feira é dia da nossa coluna de política, assinada pelo professor do Departamento de Ciência Política da UFMG, Carlos Ranulfo. Hoje, nosso colunista analisou os dados da pesquisa Datafolha e os possíveis rumos do pleito de outubro em Belo Horizonte. Ouça entrevista concedia à jornalista Julia Guimarães.

Eleições 2012 - 28/09 b: Ao invés de pintar bigodes, dentes pretos e chifrinhos nas fotos dos candidatos que concorrem às eleições municipais, o movimento “Cavalete Parade” traz uma proposta diferente, este sábado para Belo Horizonte. Todos os materiais de campanha que estão em locais irregulares, causando poluição visual, vão sofrer intervenções artísticas. Ouça reportagem de Larissa Rodrigues.

Eleições 2012 - 27/09: O que será que os internautas andam falando nas redes sociais sobre os candidatos à Prefeitura de BH? E em outras treze capitais do País? A menos de duas semanas das eleições ainda dá tempo de conferir. Quem quiser saber pode acessar o site Observatório das Eleições, desenvolvido pela UFMG. Ouça reportagem de Laura Marques.

Eleições 2012 - 26/09: Candidatos à prefeitura de Belo Horizonte participam neste momento de um debate na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, promovido pelos Diretórios Acadêmicos. Ouça reportagem de Soraya Fideles.

Eleições 2012 - 25/09: Quase dois mil e quinhentos presos provisórios e jovens em conflito com a lei vão votar em Minas Gerais. Esse novo nicho eleitoral obriga os políticos a repensar políticas públicas para essa parcela da população. Ouça reportagem de Soraya Fideles.

Eleições 2012 - 24/09 A:: Até sexta-feira, cartórios eleitorais de Belo Horizonte fazem o procedimento de inserção de dados e lacração das urnas eletrônicas, que vão ser utilizadas na capital nas eleições de sete de outubro. A operação começou nesta manhã e foi marcada pela ausência de representantes de partidos políticos, que poderiam acompanhar o procedimento. O repórter Emílio Pio estava no Centro de Apoio do TRE e traz os detalhes ao vivo. Ouça reportagem de Emílio Pio.

Eleições 2012 - 24/09 B: A duas semanas das eleições, os dois principais candidatos à prefeitura de Belo Horizonte lançaram seus programas de governo. Patrus Ananias, do PT, lançou seu plano no ultimo sábado na Praça Duque de Caixas, no Bairro Santa Tereza, Região Leste da capital e Marcio Lacerda, do PSDB, na ultima sexta-feira no Teatro Icbeu, no Centro da capital. Ouça reportagem de Soraya Fideles.

Eleições 2012 - 21/09: Na reta final de campanha, os dois principais candidatos á prefeitura de Belo Horizonte lançam seus planos de governo. Neste momento o candidato Marcio Lacerda do PSB apresenta suas propostas no centro da capital. Ouça Soraya Fideles.

Eleições 2012 - 20/09: Contra o caixa dois, o TRE de Minas gerais realizou na manhã de hoje um encontro com doadores e fornecedores de campanhas para conscientizá-los sobre a importância da transparência na prestação de contas à justiça eleitoral. Ouça reportagem de Soraya Fideles.

Eleições 2012 12/09: A 25 dias das eleições, a nacionalização da campanha na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte trouxe de volta nesta quarta-feira o senador Aécio Neves do PSDB ao programa eleitoral do seu afilhado, Márcio Lacerda da Coligação BH segue em Frente. Já a presidenta Dilma Roussef estreou no início da semana na propaganda do candidato Patrus Ananias da Coligação Frente BH Popular. Sua imagem passou a ser uma das principais peças da campanha petista. Ouça reportagem de Soraya Fideles.

Eleições 2012 -10/09: Falta menos de um mês para mais de 140 milhões de brasileiros irem às urnas eleger não apenas prefeitos e vices, mas também 57.432 vereadores. Minas Gerais é o segundo estado com maior número de candidatos que concorrem a mais de oito mil vagas. Mas o que faz um parlamentar no legislativo municipal? Este é o tema que abre a primeira de cinco reportagens da série especial “Pra que serve o vereador?”. Ouça reportagem de Larissa Rodrigues e edição de Soraya Fideles.

Eleições 2012 - 04/09: Em ano eleitoral, o Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas promove hoje e amanhã o Seminário Ética e Corrupção: dilemas contemporâneos. Hoje, às sete horas da noite, uma mesa-redonda vai discutir Ética, Cotidiano e Corrupção. Mas como esses temas se manifestam no cotidiano das pessoas? Ouça reportagem de Vanessa Bugre.

Eleições 2012 - 03/09: A aparição de padrinhos políticos esquenta o cenário da disputa pela prefeitura de Belo Horizonte. Em sua primeira aparição pública para a campanha municipal de 2012, o ex-presidente ataca os rivais do seu afillhado, Patrus Ananias. Em defesa do candidato Márcio Lacerda, o senador tucano Aécio Neves usa o mensalão para rebater o petista. Ouça reportagem de Vanessa Bugre.

Eleições 2012 - 31/08 A: Evento que discute o legado social da Copa do Mundo e da Copa das Confederações para Belo Horizonte reúne candidatos à prefeitura da capital. O objetivo é estimular os concorrentes a garantir investimentos sociais para a área, garantindo, por exemplo, acesso da população ao esporte, transparência nos gastos públicos e ações de desenvolvimento sustentável. Ouça reportagem de Soraya Fideles.

Eleições 2012 - 31/08 B: Hoje às 19h o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz seu primeiro comício de campanha neste ano. Ele vai subir ao palanque em apoio a Patrus Ananias, candidato petista a prefeitura de Belo Horizonte. Mas se Patrus conta com apoio de Lula e também da presidenta Dilma Rousseff, o atual prefeito de BH e candidato à reeleição Marcio Lacerda, do PSB, tem ao seu lado o senador Aécio Neves e o atual governador Antonio Anastasia, ambos do PSDB. Mas será que o apadrinhamento influencia e decisão do eleitor? Ouça reportagem de Vanessa Bugre.

Eleições 2012 - 21/08: A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começou nesta manhã em todo pais. E sem prestígio entre os eleitores. Ouça reportagem de Soraya Fideles

Eleições 2012 -20-08: Começa nesta terça-feira o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral em todo o país. Até o dia 4 de outubro, os candidatos a prefeito e vereador vão ter uma hora por dia no rádio e uma hora por dia na televisão, dividida em dois blocos de meia hora cada, para tentar conquistar os eleitores. Em Belo Horizonte, a propaganda gratuita vai influenciar a escolha dos belohorizontinos na disputa pela prefeitura. Ouça reportagem de Soraya Fideles.

Eleições 2012 - 17-08: Vereadores ligados à Coligação “BH Segue em Frente”, do atual prefeito Márcio Lacerda, protocolaram no Ministério Público Eleitoral nesta manhã, uma ação contra a coligação “Frente BH Popular” de Patrus Ananias, do PT. A denúncia é de improbidade administrativa. Ouça reportagem de Soraya Fideles.

Eleições 2012 - 09/08: Já estão definidos o tempo e a ordem dos candidatos no horário eleitoral gratuito no Rádio e na Televisão. A veiculação começa no dia 21 de agosto. O sorteio foi feito na noite dessa quarta-feira em uma audiência pública no Tribunal Regional Eleitoral. Enquanto Patrus Ananias, do PT, vai ser o primeiro a ser visto e ouvido na TV e no Rádio, Márcio Lacerda, do PSB, vai ter mais tempo de propaganda. Ouça Larissa Rodrigues.

Eleições 2012 - 08/08: A partir do dia 21 de agosto, eleitores de Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, vão poder assistir pela primeira vez na TV a propaganda eleitoral de seus candidatos à prefeitura da cidade. Ouça reportagem de Vanessa Bugre e Larissa Rodrigues.

Eleições 2012 - 06/08: Começou nesta manhã o treinamento dos mesários que vão atuar nas eleições municipais em Belo Horizonte. Objetivo é tranqüilizar os participantes sobre problemas que podem ser resolvidos no dia mesmo das eleições. Ouça reportagem de Larissa Rodrigues.

Eleições - 2012 - 03/08: Em clima cordial, quatro candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte fizeram o primeiro debate para as eleições deste ano. Márcio Lacerda, do PSB, Patrus Ananias, do PT, Maria da Consolação, do PSOL, e Alfredo Flister, do PHS estiveram presentes na discussão realizada nesta quinta-feira, pela TV Band Minas, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas. Ouça reportagem de Larissa Rodrigues.

Eleições 2012 - 27/07: Se a internet pode oferecer armadilhas para usuários, ela também garante facilidades. Cada vez mais políticos procuram formas alternativas para chegar ao eleitor e uma delas é a internet, seja em blogs, twitter ou facebook. Muitas das vezes, os sites de relacionamento são usados pelos candidatos que têm menos visibilidade no ramo político e pouco dinheiro para ser gasto em campanha eleitoral. Ouça reportagem de Larrisa Rodrigues e Vanessa Bugre.

Eleitoral 2012 - 26/07: A maior parte dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador em Minas Gerais tem entre 45 e 59 anos. Segundo relatório divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral, há candidatos com idades que variam entre 17 e 95 anos. Mas a idade do candidato influencia na hora do voto? Ouça reportagem de Larissa Rodrigues.

Eleições 2012 - 25/07: Belo Horizonte é a cidade de Minas Gerais com mais denúncias contra candidatos às eleições deste ano. A principal acusação dos eleitores é a de propaganda irregular e fora do período permitido, principalmente as realizadas pela internet. Até o momento, o Tribunal Regional Eleitoral já aplicou mais de 50 mil reais em multas. Ouça reportagem de Larissa Rodrigues e Vanessa Bugre.

Eleições 2012 - 24/07: O número de mulheres que se candidataram a algum cargo nas eleições deste ano praticamente dobrou de 2008 para 2012. Esse aumento acompanha uma resolução baixada pela Justiça Eleitoral em dezembro de 2011, que obriga legendas a cumprirem uma cota mínima de 30 por centro para o sexo minoritário nas chapas. Para especialistas, no caso específico de Minas Gerais, o aumento da participação da mulher nas eleições municipal está ligada à influência de figuras femininas na política nacional, como a presidenta Dilma. Ouça reportagem de Vanessa Bugre.

Eleições 2012 - 20/07: 15 dias após o término para registros dos candidatos, o PSD, Partido Social Democrático, entrou com um pedido no Tribunal Regional Eleitoral solicitando a impugnação da candidatura do petista Patrus Ananias. Ouça reportagem de Júlia Guimarães.

Eleições 2012 - 19/07 A: Começa hoje o recesso parlamentar na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Enquanto alguns deputados têm 12 dias para o descanso, outros devem voltar aos trabalhos só em outubro, com o final das campanhas eleitorais. É que 16 deputados estaduais são candidatos a prefeito ou vice em cidades mineiras. Ouça reportagem de Mariana Gonçalves.

Eleições 2012 - 19/07 B: Na Câmara Municipal de BH, onde os vereadores estão em recesso há quase 20 dias, o segundo semestre também promete ser bastante morno, com algumas votações importantes ficando para depois do encerramento da campanha eleitoral. Ouça reportagem de Lorena Mendonça.

Eleições 2012 - 18/07: R$ 60 milhões e 700 mil . Essa é a estimativa do Tribunal Regional Eleitoral para os gastos dos sete candidatos à prefeitura de Belo Horizonte. Número que coloca BH como a quinta capital brasileira com campanha mais cara para o executivo municipal. Somente um candidato, o prefeito Márcio Lacerda, do PSB, deve gastar mais que todos os outros concorrentes juntos na campanha eleitoral. A briga pela cadeira de prefeito deve custar 21% a mais que no pleito de 2008, quando a previsão de gastos chegou a R$ 50 milhões. Ouça reportagem de Vanessa Bugre.

Eleições 2012 - 17/09: De R$30 mil a R$1,5 milhões. Essa é a estimativa do Tribunal Regional Eleitoral de Minas para os gastos com campanha dos candidatos à vereadores em Belo Horizonte. Só para se ter uma ideia, a média dos valores das dez maiores previsões de gasto para a campanha a vereador em BH é 280% maior do que a média das dez maiores despesas efetuadas no pleito de 2008. Ouça reportagem de Vanessa Bugre.

Eleições 2012 - 16/07: Mesmo após o fim da data para o registro dos partidos para as eleições municipais, 5 de julho, tem partido que ainda não tem um futuro definido nas eleições de Belo Horizonte. É que o caso do PSD, Partido Social Democrático. Na ultima sexta-feira, parte do PSD da capital mineira entrou com pedido junto ao TRE, Tribunal Regional Eleitoral, para sair da chapa do petista Patrus Ananias. O pedido de impugnação da coligação com PT é para garantir o apoio do partido à reeleição do Prefeito Marcio Lacerda, do PSB. Ouça reportagem de Vanessa Bugre.

Eleições 2012 - 10/07 A: Em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, apenas dois candidatos à Prefeitura já constam no sistema de registro de candidaturas na Justiça Eleitoral, apesar de quatro candidatos estarem na disputa. A expectativa, no entanto, mais uma vez, é por uma disputa polarizada entre petistas, partido da atual prefeita, Maria do Carmo Lara, que tenta reeleição; e tucanos, legenda do deputado federal Carlaile Pedrosa do PSDB. Ouça reportagem de Vanessa Bugre e Larissa Flores.

Eleições 2012 - 09/07 : O conflito entre o PT e o PSB, motivo de grandes reviravoltas no cenário político na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte, que marcou o início do processo eleitoral na capital mineira, não causou reflexos em Contagem, na região metropolitana. Após a data limite para registro de candidatura, pelo menos 4 candidatos estão na disputa pela prefeitura da cidade. Ouça reportagem de Vanessa Bugre e Mariana Gonçalves.

Eleições 2012 - 06/07 A: Em Belo Horizonte, o Tribunal Regional Eleitoral registrou até o momento, 7 candidatos à prefeitura. Apesar do número de candidatos, os embates devem girar em torno mesmo é dos candidatos Lacerda, do PSB, e Patrus, do PT, que concentram o maior número de legendas aliadas. Os dois devem protagonizar a disputa municipal, repetindo o duelo mais tradicional da política brasileira: entre PSDB e PT. Ouça reportagem de Mariana Gonçalves.

Eleições 2012 - 06/07 B: Do lado do candidato à reeleição Márcio Lacerda, do PSB, inicialmente, a aliança vai contar com 18 partidos políticos. Incluindo o PV, do candidato à vice-prefeitura, Délio Malheiros, e o PSDB, do Senador Aécio Neves. Ouça reportagem de Vanessa Bugre.

Eleições 2012 - 06/07 C: O cenário das eleições à Prefeitura e à Câmara de Belo Horizonte finalmente se definiu ontem com o registro das candidaturas, depois de um período de muitas reviravoltas nas negociações por alianças para disputar o pleito. A aliança que sustentava a gestão municipal atual sofreu um racha e agora PSB e PT lançam candidaturas próprias à prefeitura. O professor do Departamento de Ciência Política da UFMG, Carlos Ranulfo, faz uma análise sobre o assunto. Ouça entrevista concedia à jornalista Fernanda Sabino.

Eleições 2012 - 06/07 D: Está dada a largada para a propaganda eleitoral. A partir de hoje, Justiça Eleitoral autoriza candidatos às eleições municipais a fazer comícios, usar carros de som, distribuir panfletos e santinhos para atrair eleitores. Mas, a distribuição de materiais impressos acaba se transformando em uma estratégia que suja as cidades, entope bueiros e atrapalha a vida da população. Para evitar tanta sujeira, o TRE Minas e movimentos da sociedade civil estão lançando campanhas para orientar candidatos sobre a preservação de ruas mais limpas. Ouça reportagem de Luciano Vieira e Julia Guimarães.

Eleições 2012 - 05/07 A: Termina hoje prazo para registro de candidatura de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que concorrem às eleições municipais de outubro. Em Belo Horizonte, com cenário político de reviravolta, legendas ainda correm contra o tempo para definir como entram na campanha municipal. Ouça reportagem de Vanessa Bugre e Luis Felipe Nunes.

Eleições 2012 - 05/07 B: Eleitores que vão atuar como mesários em Minas Gerais nas eleições 2012 vão receber treinamento para atender pessoas com dificuldade de acessibilidade. O TRE vai disponibilizar até o fim do mês cartilhas com dicas de como ajudar os eleitores com alguma deficiência na hora do voto. Ouça reportagem de Lorena Mendonça.

Eleições 2012 - 04/07 A: Mais um capítulo da novela envolvendo a corrida à Prefeitura de Belo Horizonte. Por unanimidade, a executiva nacional do PT decidiu indicar o ex-ministro de Combate à Fome Patrus Ananias para concorrer ao executivo municipal. Vice-prefeito Roberto Carvalho, que chegou a registrar candidatura no Tribunal Regional Eleitoral, se reúne hoje com presidente do partido para decidir seu futuro nas eleições 2012. Ouça reportagem de Vanessa Bugre.

Eleições 2012 - 04/07 B: O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e líderes partidários descartaram nesta terça-feira a votação de uma Proposta de Emenda à Constituição que institua o amplo voto aberto no Congresso. Enquanto isso, aqui em Belo Horizonte, vereadores aprovaram ontem, em segundo turno, a proposta que acaba com o voto secreto em qualquer tipo de votação no plenário. Ouça reportagem de Larissa Rodrigues.

Eleições 2012 - 03/07A: Partido dos Trabalhadores deve decidir hoje qual candidato enfrenta o atual prefeito de BH Márcio Lacerda nas eleições municipais de outubro. Os rumos do partido seguem indefinidos, mesmo depois do vice-prefeito Roberto Carvalho ter registrado candidatura no Tribunal Regional Eleitoral. Ele foi lançado pela executiva municipal como candidato do PT na convenção realizada no último final de semana, mas enquanto isso, a executiva estadual já traça mudança e pretende lançar o ex-ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, para a vaga. Ouça reportagem de Larissa Rodrigues e Lorena Mendonça.

Eleições 2012 - 03/07 B: Indefinição na corrida à Câmara Municipal. Legendas têm até esta quinta-feira para definir coligações e lançar candidaturas. Batalha pelo legislativo ficou ainda mais quente após rompimento entre PT e PSB, que levou partido dos trabalhadores a optar por candidato próprio na disputa pela Prefeitura. Ouça reportagem de Vanessa Bugre e Amélia Gomes.

Eleições 2012 - 02/07 A: A campanha municipal começa pra valer na próxima sexta-feira e o cenário da disputa pela prefeitura de Belo Horizonte sofreu uma reviravolta neste final de semana. A cinco dias para registro oficial das candidaturas e com atas ainda abertas, as convenções dos principais partidos realizadas no ultimo sábado na capital mineira traz como novidade o rompimento do PT com o PSB. Ouça reportagem de Vanessa Bugre.

Eleições 2012 - 02/07 B: Em meio ao racha na corrida eleitoral pela prefeitura de Belo Horizonte, o prefeito Márcio Lacerda do PSB está confirmado como candidato à reeleição. A confirmação veio algumas horas antes do PT ter decidido pelo rompimento da aliança com os socialistas. A notícia da ruptura chegou aos ouvidos dos tucanos no momento em que o PSDB também realizava a sua convenção para confirmar apoio a Lacerda. Ouça reportagem de Soraya Fideles.

Eleições 2012 - 25/06: A cinco dias do prazo final para partidos escolherem em convenções seus candidatos a prefeito e vereador, mais legendas estiveram reunidas neste final de semana. Maria da Consolação do PSOL é a primeira mulher que está oficialmente na disputa pela prefeitura. Délio malheiros é o candidato do pv, que ainda pode receber apoio do democratas e do PDT. Ouça reportagem de Larissa Rodrigues.

Eleições 2012 - 18/06: O PTB lançou o deputado federal Eros Biondini para candidato a prefeitura de Belo Horizonte. O Partido Trabalhista Brasileiro coligou com o PSC, Partido Social Cristão que indicou o também deputado federal Stefano Aguiar para concorrer à vice-prefeitura. As duas legendas realizaram convenções ontem na capital mineira. Ouça> reportagem de Soraya Fideles.

Eleições 2012 - 11/06: Depois de meses de debates e embates, o PT de Belo Horizonte escolheu o deputado federal Minguel Correa Junior para ser o vice do prefeito Márcio Lacerda, na chapa do PSB. Na disputa em segundo turno na eleição interna do diretório municipal, Miguel obteve 266 votos contra 179 de Luiz Fortini do total de 445 delegados inscritos. Luiz Fortini era representante do grupo do vice-prefeito, Roberto Carvalho, que rompeu com Lacerda. Soraya Fideles.

Eleições 2012 - 07/06: Em ano de pleito, a economia dos municípios é um ingrediente político importante na definição do voto? Em entrevista concedida a jornalista Soraya Fideles, o economista da PUC Minas, Alexandre Queiroz, mestre da Fundação João Pinheiro, revela como fatores econômicos podem ou não influenciar o eleitor na hora de escolher seus candidatos. Ouça entrevista concedia à jornalista Soraya Fideles.

Eleições 2012 - 06/06: No último dia para deixar cargos no Executivo, candidatos petistas a vice do prefeito Márcio Lacerda deixam governo e vão para disputa na plenária da legenda que vai ser realizada neste domingo. Nesta quarta-feira, termina o prazo para que agentes públicos que vão se candidatar a prefeito e a vice nas eleições municipais de outubro peçam exoneração ou afastamento de seus cargos. Ouça reportagem de Soraya Fideles.

Eleições 2012 - 04/06 : Uma sessão solene na Assembléia de Minas abre hoje á noite às comemorações do aniversário do Tribunal Regional Eleitoral do Estado. Prestes a completar 80 anos, a Justiça Eleitoral mineira recebe a primeira homenagem do legislativo. Ouça reportagem de Soraya Fideles.

Eleições 2012 - 01/06 A : O núcleo de jornalismo da Rádio UFMG Educativa começa a cobrir a partir de hoje no Jornal UFMG as eleições municipais 2012.
E este ano, nas eleições municipais, mais de 138 milhões de eleitores brasileiros vão às urnas, mas o número exato só vai ser divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral no mês que vem. De qualquer forma, o primeiro turno do pleito já está marcado para 07 de outubro e vai mobilizar brasileiros nas 566 cidades do país. Daqui a menos de dez dias, começa o prazo para que as legendas escolham seus candidatos nas convenções partidárias que se encerram em 30 de junho. Ouça reportagem de Soraya Fideles.

Eleições 2012 - 01/06 B: Na próxima semana, cada coluna vai ser dedicada à discussão sobre os principais desafios dos novos gestores municipais na política, na educação, na área de meio ambiente e nas questões que envolvem toda a região metropolitana. Vamos dar a largada dessas análises hoje, com nosso colunista, professor do Departamento de Ciência Política da UFMG, Carlos Ranulfo. Nesta sexta-feira, ele aponta cenários possíveis para a disputa no Executivo, que vão se definir mesmo depois do lançamento das candidaturas oficiais. Ouça entrevista concedia à jornalista Fernanda Sabino.

Eleições - 01/06 C: No dia sete de outubro, os eleitores vão às urnas para eleger prefeitos e vereadores. Para garantir que os cidadãos possam exercer esse direito, tem gente que troca o domingo de clube e futebol pelo trabalho nos colégios eleitorais. São os mesários voluntários. O TRE - Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais está cadastrando interessados. Ouça reportagem de Luiz Felipe Nunes.

OUÇA A PROGRAMAÇÃO EM TEMPO REAL


Programas

Série 2014: 50 anos do golpe de 64

Meio Dia e 20 no Campus - O tempo da bola na UFMG Educativa

Universo Literário

Conexões

Expresso 104,5

Noite Ilustrada

Programas Especiais

Reportagens da produção


Jornalismo

Jornal UFMG

Palavra de Reitor (2º turno)

Colunistas do Jornal

UFMG Notícias

Esportes/Futebol

Copa do Mundo

Copa das Confederações

Reportagens e séries especiais

Seu estágio

Vestibular UFMG 2013

UFMG Educativa nas Eleições 2012

Mostra Virtual das Profissões


Entre em contato

Conheça a rádio

Grade de Programação

Prêmios

Envie uma mensagem