.

Terceira Defesa de Tese do Programa de Inovação Tecnológica da UFMG – Título: “Novo arranjo para Inovação nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT): Ambiente Temático Catalisador de Inovação (ATCI) e a experiência da UFMG.”

No dia 21 de outubro de 2020 aconteceu a defesa de tese da discente Juliana Corrêa Crepalde Medeiros do Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica da UFMG.

Juliana relatou que logo quando saiu o edital de seleção do programa de doutorado em inovação tecnológica, enxergou uma oportunidade para continuar a sua formação acadêmica. Dessa maneira, ela ingressou na primeira turma, no segundo semestre de 2016.

Durante a trajetória do Doutorado ela teve oportunidade de conhecer diferentes áreas, através das disciplinas cursadas na economia, química, administração, o que foi muito relevante para ampliar conhecimentos, consequentemente aplicados em sua pesquisa. Para além das disciplinas, Juliana relata que teve muito apoio do corpo docente, e também do discente, sempre abertos para discutirem o seu projeto e contribuírem com suas experiências e diferentes visões.

Sua pesquisa

De maneira mais ampla, a pesquisa está relacionada ao tema da contribuição das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), ao Sistema Nacional de Inovação (SNI).

O objetivo da tese foi propor e testar um novo modelo teórico para ambientes promotores de inovação, que contemplam a participação de ICTs. O ambiente foi denominado ambiente temático catalisador de inovação (ATCI).

A proposta do ATCI é aplicar de maneira abrangente e estruturante competências das ICTs em capital intelectual, tecnologias e infraestruturas de pesquisa, aproveitando áreas de excelência das ICTs, em dado setor tecnológico, para avançar resultados de inovação no Brasil.

O modelo teórico foi testado na UFMG em dois estudos de caso, um ATCI formado pelo Laboratório de Ensaios de Combustíveis- LEC e a CODEMGE, na área de combustíveis de aviação, e outro entre o INCT-Midas e CIT SENAI MG, na área de tecnologias ambientais.

Além disso, foi feito um mapeamento sobre as ações na UFMG que fortalecem seu ecossistema empreendedor, inserido no conceito de universidade empreendedora.

Contribuições acadêmicas

A pesquisa buscou avançar na discussão de arranjos híbridos que possam alavancar resultados de inovação no Brasil, e também sobre como deve ser formada uma rede integrada de ações em Ciência, Tecnologia e Inovação, dentro das ICTs , para fortalecer seu papel no SNI.

Ainda existe uma lacuna para discussão desses ambientes promotores de inovação de natureza híbrida, notadamente porque a possibilidade de ampliar suas formatações, envolvendo ICTs públicas, ocorreu no Brasil muito recentemente, a partir do Marco Legal de Inovação promulgado em 2016.

Aprendizados durante o doutorado

Juliana relata que foram muitos aprendizados, sendo que o mais importante pra ela foi aprender a diferença entre a lógica da pesquisa acadêmica e a prática profissional.

Juliana atua no Núcleo de Inovação Tecnológica da UFMG há vários anos, e teve a oportunidade de aprender bastante nesta trajetória. Mas apesar desse conhecimento obtido na CTIT ter sido importante para realizar seu Doutorado, a pesquisa acadêmica tem uma abordagem muito diferente, exigindo rigor científico, razão pela qual ela teve que aprender a fazer esta distinção. Além disso, foi um desafio transitar por diferentes áreas do conhecimento, pois ela é formada em Direito e orientador é da área da Química e sua coorientadora da Economia, mas ela acredita que todo esse contexto desafiador foi o que permitiu cumprir a proposta do trabalho.

Enfim, ela aproveita para deixar alguns agradecimentos para os seus orientadores, para o coordenador do curso e seus colegas.

Aos orientadores

Eu tenho uma enorme admiração pelos dois, Prof. Rubén Sinisterra e Profa. Márcia Rapini, tanto como profissionais, quanto como pessoas.

Acredito que não deva ter sido fácil me orientar, devo ter trazido desafios para os dois, e sou muito grata pela paciência que tiveram comigo… aprendi com a orientação, não somente sob a perspectiva acadêmica, mas a me forçar a ser cada vez mais uma profissional comprometida e aberta para aprender e compartilhar.

Ao coordenador do curso

Tenho que enaltecer sua incansável defesa e esforço para a criação do Programa, assim como de diversos outros professores da UFMG que se esforçaram tanto para constituí-lo, como para agora mantê-lo com excelência. Sabemos que iniciativas para formação com abordagem multidisciplinar ainda são recentes no Brasil, e por isso a importância de a UFMG ser reconhecida pela iniciativa de fomentar a discussão acadêmica envolvendo diferentes áreas do conhecimento, em temas tão relevantes para o nosso País.

Aos colegas

Foi uma imensa alegria conhecer e aprender com vocês, desejos a todos muito sucesso e perseverança, sei o que significa ter a coragem e a entrega necessária para fazer uma pesquisa enfrentando os desafios da multidisciplinaridade, que permeia a maioria dos projetos que estão sendo desenvolvidos. Espero de verdade que tenham uma trajetória brilhante pelo Programa!

Juliana Corrêa Crepalde Medeiros

Discente do Programa de Doutorado em Inovação Tecnológica – UFMG

Turma Agosto/2016 a Julho/2020

Entrevista realizada pelos os discentes Giovani Santos e Jéssica Caetano (Comissão do site)