.

DEFESA DE TESE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA UFMG – CARLA SOARES GODINHO

No dia 16 de dezembro de 2020 aconteceu a defesa de tese da discente Carla Soares Godinho do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica da UFMG. O objetivo da tese foi identificar os obstáculos para a comercialização e valorização aos produtos da Cooperativa Grande Sertão (CGS), dificultando o desenvolvimento e a manutenção econômica e social estável para as famílias componentes da cooperativa.

A sua trajetória durante o programa foi satisfatória, dando possibilidades de cursar disciplinas teóricas e práticas. Além disso, participou de organização de eventos, palestras, oficinas, estágio docente, estágio na organização pesquisada, trabalhos de campo, entrevistas e várias outras experiências que ajudaram muito na sua formação acadêmica.

Sua pesquisa

A pesquisa teve como foco central o funcionamento interno da agricultura familiar com base em um projeto específico de exploração do óleo de buriti. Assim, foi discutido as perspectivas da cooperativa em alavancar suas atividades no mercado, considerando o fato de a composição familiar determinar a variação de trabalho e consumo necessários para garantir a sobrevivência da família, sob o ponto de vista do grande teórico Chayanov.

Num segundo momento, analisou-se o desenvolvimento da fábrica de óleos da CGS. Foi verificada a experiência negativa do projeto do biodiesel, o qual fracassou por motivos técnicos e desencontros de expectativas entre agricultores e a Petrobras. Constatou-se a falha de planejamento sob a ótica de unidade familiar no referido projeto. Assim, de modo a reaproveitar a fábrica de óleos já instalada na CGS, o projeto de extração do óleo do buriti foi proposto. O desenvolvimento da cadeia do óleo do buriti, por meio da CGS, foi fator fundamental para a permanência da cooperativa na região. Essa cadeia de óleo com suas particularidades locais, conhecimentos tradicionais, bem como a presença de conhecimento tácito no processo de obtenção de raspas de buriti, beneficiou algumas comunidades, o que levou a novos projetos e perspectivas para a cooperativa crescer e inovar, mesmo com dificuldades encontradas, tais como a “falta de interesse e organização”, segundo os cooperados. Categorias-chaves foram evidenciadas no presente estudo, e, por meio dessas categorias, que dão conta da realidade estudada, um modelo de inovação adequado à CGS foi sugerido, o qual se baseia na estratégia de indicação geográfica do conhecimento tradicional.

Contribuições acadêmicas

O presente trabalho contribui para a literatura e o planejamento de outras cooperativas agrícolas ao mostrar que, para cooperativas agrícolas estabelecerem metas de produtividade, são necessárias análises de metas de cada família de agricultor cooperado individualmente. As metas dos diretores executivos da cooperativa não necessariamente serão as mesmas dos agricultores cooperados. Tal análise é fundamental para, assim, haver uma definição efetiva de metas de produtividade e desenvolvimento.

Aprendizados durante o doutorado

Carla relata que conseguiu ampliar consideravelmente os seus conhecimentos sobre como utilizar ferramentas, tanto para criar e realizar uma inovação, quanto para a gestão de inovação.

 

Agradecimentos

 

Ao orientador, ao grupo de pesquisa Vale e aos amigos

 

Agradeço ao Prof. Carlos Alberto Tagliati pela paciência, pelo cuidado e pelas orientações. Ao grupo de Pesquisa Vale Inovar, amigos João Francisco, João Leandro e Ulisses Barros, que sempre me motivaram às publicações e ao crescimento acadêmico.

 

 

 

Carla Soares Godinho

Discente do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica – UFMG