.

DEFESA DE TESE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA UFMG – ULISSES BARROS DE ABREU MAIA

No dia 30 de novembro de 2020 aconteceu a defesa de tese do discente Ulisses Barros de Abreu Maia do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica da UFMG.

O objetivo da tese foi entender as práticas criativas de microcervejarias premiadas de Minas Gerais.

Sua pesquisa

Foi realizada uma pesquisa qualitativa e fenomenológica buscando entender as práticas criativas de microcervejarias premiadas de Minas Gerais. Com o uso de técnicas recentes da antropologia cognitiva situada e da etnografia, Ulisses buscou compreender como ocorriam as práticas, e levantar quais fatores para que as demais empresas pudessem aprimorar a criatividade rumo à inovação.

Contribuições acadêmica e corporativa

O trabalho teve uma contribuição maior na prática profissional micro cervejeira mas, como contribuição acadêmica, levantou um framework sobre práticas criativas, relacionou novos contextos de aplicação de conceitos, como o da Themata de Holton, analisou o contexto sociocultural da inovação cervejeira e trouxe uma análise crítica, demonstrando como se dá a construção social de um estilo cervejeiro.

Aprendizados durante o programa

Ulisses relata que seu aprendizado foi em dominar novas técnicas de pesquisa qualitativa e o contato multidisciplinar realizando disciplinas em mais de 7 departamentos da UFMG, inclusive nas dependências da UEMG. Essa pluralidade de olhares e o contato com diversos professores e alunos de várias áreas sempre é enriquecedor.

 

Agradecimentos

Ao orientador, colegas e professores do programa PPGIT

Obrigado ao Professor Carlos Tagliati pela compreensão e ajuda nos momentos mais difíceis. E aos demais professores e colegas, obrigado pela troca de saberes e amizade.

Ulisses Barros de Abreu Maia

Discente do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica – UFMG