.

DEFESA DE TESE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA UFMG – JOÃO LEANDRO CÁSSIO DE OLIVEIRA

No dia 18 de dezembro de 2020 aconteceu a defesa de tese do discente João Leandro Cássio de Oliveira do Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica da UFMG.

O objetivo da tese foi sobre a valoração de tecnologias no contexto da relação universidade e empresa.

Sua pesquisa

Sua pesquisa focou na valoração de tecnologias no contexto da relação universidade e empresa. A universidade é uma das entidades responsáveis pelo desenvolvimento de tecnologias, principalmente por meio de suas pesquisas. As empresas, por sua vez, buscam cooperação com estas entidades para o desenvolvimento tecnológico. Neste processo, a valoração de tecnologias se torna muito importante, pois contribui, de forma significativa, para a efetivação da transferência de tecnologia.

Contribuições acadêmicas

Inicialmente, a Valoração de Tecnologias é um processo complexo que envolve análises multidisciplinares. No Brasil, os Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) são os agentes responsáveis pela gestão da Propriedade Intelectual (PI) dos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT), assim como por proporcionar a transferências dessas PI.

Conforme diagnosticado por algumas entidades, como o FORTEC, e pela própria tese, os NIT brasileiros têm muita dificuldade em valorar tecnologias, e é neste contexto que entra a contribuição da pesquisa (Termômetro de Valoração de Tecnologias-TVT), pois ela auxilia as análises e facilita a valoração das tecnologias. Ainda como fator de contribuição científica, a tese possui um amplo “estado da arte” sobre a valoração e ainda demonstra a capacidade dos NIT em valorar tecnologias, algo ainda raro na nossa literatura.

Aprendizados durante o doutorado

João relata que o PPGIT lhe trouxe possibilidades diversas. “Além do conhecimento e aprofundamento científico, tive contato com pessoas que sempre admirei e tantas outras que tive o prazer de conhecer”, relata João. Além disso, ele aprendeu muito sobre a importância das relações humanas, principalmente em ouvir mais.

Aos orientadores e colegas do PPGIT

Aos meus orientadores, Prof. Dr. Francisco Horácio Pereira de Oliveira e Prof. Dr. Irineu Afonso Frey, deixo meu forte sentimento de agradecimento pela parceria, paciência e, principalmente, pelas ótimas contribuições ao trabalho. Aos colegas deixo meu forte abraço e os agradeço pelos ótimos momentos de convivência durante este período tão enriquecedor em minha vida.

João Leandro Cássio de Oliveira

Discente do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica – UFMG