.

DEFESA DE TESE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA UFMG – NÍVEA ALVES DE ALMEIDA

No dia 29 de Março de 2021 aconteceu a defesa de tese da discente Nívea Alves de Almeida do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica da UFMG.

O objetivo da tese foi analisar as ações de estímulo e fortalecimento em universidades federais de Minas Gerais na década de 2010–2020.

Sua pesquisa

A  pesquisa do Doutorado teve como objetivo conhecer as experiências das Universidades Federais de Minas Gerais nas ações de estímulo e fortalecimento da Inovação e do Empreendedorismo durante o período de 2010 a 2020, visando constituir linhas balizadoras para orientação de planos institucionais de desenvolvimento nas Universidades. Para isso, foi adotado como estratégia metodológica a pesquisa qualitativa de cariz exploratória e descritiva, através de estudo de caso múltiplo pela aplicação de questionários e pesquisa documental.

Contribuições acadêmicas

Os resultados do trabalho permitem a construção a partir das categorias de análise do estudo (ações de Inovação e Empreendedorismo presentes no contexto das Universidades; ações relativas ao cumprimento da missão da Universidade; ações e experiências relativas aos reflexos da Lei de Inovação Tecnológica e diretrizes para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)) e de parâmetros estratégicos acompanhados de sugestões para aplicação em PDIs, permitindo às lideranças melhorar as capacidades interpretativa e explicativa daqueles que estudam e praticam a Inovação e o Empreendedorismo nas empresas públicas.

Aprendizados durante o doutorado

A Aluna relata que o seu orientador Professor Allan Claudius foi peça chave e essencial para a conquista em relação a sua tese. Ele teve muita paciência, esteve sempre presente e, quando o desânimo ou o desespero batiam, vinham dele as palavras de incentivo para eu continuar. Além dele, tem outras pessoas para agradecer. Injusto seria lista-las todas aqui, mas uma pessoa que eu não posso esquecer é a Eni, nossa querida secretária, colega, servidora, amiga e colaboradora em todos os momentos importantes dessa trajetória

À toda comunidade do programa

Deixo a mesma mensagem que escrevi na epígrafe da minha tese: “É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota. ”