.

DEFESA DE TESE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA UFMG – DJEIMELLA FERREIRA DE SOUZA

No dia 12 de Agosto de 2021 aconteceu a defesa de tese da discente Djeimella Ferreira de Souza do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica da UFMG.

O Objetivo da tese foi realizar um estudo da participação do Estado de Minas Gerais no Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel, por meio da comercialização do óleo de Macaúba pelos agricultores familiares residentes de Montes Claros e cidades adjacentes para indústria processadora de óleo.

Contribuição acadêmica

A contribuição teórica do estudo, evidência a partir do caso empírico que a política de biodiesel praticada atualmente no Brasil, se faz necessário delimitar diretrizes na participação da agricultura familiar com propósito de criar mecanismos dentro do mercado para o fortalecimento das relações sociais entre os atores do arranjo produtivo do biodiesel em Montes Claros – MG que vão além da garantia de preço mínimo.

Aprendizados durante o doutorado

Em relação ao aprendizado durante o doutorado,  a aluna destaca a visão holística que obteve sobre a inovação, principalmente a parte técnica da patente. Para uma profissional da gestão esse é um grande diferencial.

 

Agradecimentos

Para o Prof. Rubén Sinisterra obrigada por tudo que fez por mim. A ti sou grata por acreditar no meu potencial e além disso me permitir vivenciar a experiência de estar dentro de um laboratório de encapsulamento molecular e biomateriais e entender a dinâmica de um ambiente de criação de novos possíveis produtos.

Agradeço aos professores que tive a oportunidade de ter contato como Professor Rochel Lago, Márcia Rapini, Francisco Horácio, Francisco Lima e entre outros que tiveram participação na minha formação como doutora.

Aos amigos que conquistei ao longo dessa jornada: Isabela Canhas, Marina Domingos, Victor Bistritzki, Alexa Magalhães, Eni Rocha, Luíza Pinheiro, Anna Flávia Pereira, Carla Godinho e Karla Liboreiro obrigada pelos momentos compartilhados.

 

 Djeimella Ferreira de Souza

Discente do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica – UFMG